São regiões com microclimas bem distintos: Terra Fria- Zonas altas e planálticas, expostas aos ventos de Nordeste e Leste, que tanto podem ser muito frios no inverno, como muito quentes no verão. Esta é a zona da castanha, da noz, do mirtilo e do centeio. É onde é dito o provérbio popular « nove meses de inverno, três de inferno». Claro que é exagerado este provérbio, mas espelha o rigor da região. Terra Quente- Zonas baixas, abrigadas do vento, em que os solos xistosos absorvem o calor e irradiam-no para a atmosfera, fazendo com que a temperatura atinja valores «impensáveis» para esta região. Nesta zona os invernos são muito mais suaves do que nas zonas altas ( o Pinhão registou (1961-1990) no mês mais frio do ano ( Janeiro) 8 graus positivos de média ( dia e noite) e nem sequer é de perto o local mais quente do vale do Douro. Por vezes o Vale do Douro tem «dias de verão» em pleno inverno.Esta é a zona da amêndoa, do figo, do vinho doce.
Re: Terra Quente? Terra Fria? Acreditas mesmo nessas temperaturas superiores a 50ºC? São completamente impossiveis, só se forem ao sol... Por exemplo a temperatura mais alta registada num dos locais mais quente do planeta (Death Valley, California) foi de 53,9ºC. Essa é também a temperatura mais alta registada no planeta de forma fiável. É dificilíssimo ver temperaturas dessa ordem mesmo nos desertos do norte de África, imagina no vale do Douro. E se bem que de dia as máximas podem ser altas devido à baixa altitude e ao ser uma zona abrigada, isso proporciona ao mesmo tempo que as mínimas à noite sejam baixas devido à inversão térmica.
Re: Terra Quente? Terra Fria? Penso que, embora não tenha a certeza, oficialmente, a temperatura mais alta registada em todo o planeta foi algures na Líbia, por volta de 1990 e de 58,2 ºC. A temperatura registada em Death Valley é a 2ª temperatura mais alta alguma vez registada no mundo inteiro oficialmente e a média das máximas do mês de Julho é de 46 ºC, salvo erro, de modo que essas temperaturas a rondar os 50 ºC no SO interior dos E.U.A. e ainda por cima em Death Valley, são vulgares. Até sei que o Parque Natural de Death Valley (Vale da Morte, por alguma razão se chama) só abre até à Primavera para que ninguém morra durante a visita guiada.
Re: Terra Quente? Terra Fria? Mas segundo a wikipédia que cita uma página filandesa, essa temperatura da Líbia (57,7ºC) não foi registada de maneira fiável.
Re: Terra Quente? Terra Fria? Acredito perfeitamente que jamais são impossíveis. Ao sol no Vale do Douro atinge-se valores de 65 a 70 graus ou mais, nestas ocasiões. O Vale da Morte, como já disse o Daniel Vilão, tem médias de máximas de 46 (!) tem uma média de 38 a 39 graus para Julho ( isto entre mínima e máxima!), segundo a enciclopédia Petit Larousse e segundo o Instituto americano de Meteorologia. Isto é um local bem mais quente do que fazes ideia. O Vale do Douro tem todas as condições para ultrapassar os 50 graus o Vale do Tejo também ( no ponto que falei) e o Guadiana. Não vejo o que isto tem de estranho, quando as estações meteorológicas em Portugal estão espalhadas sem ter em conta os locais mais quentes e já registaram 47,4 na Amareleja.
Re: Terra Quente? Terra Fria? E esse local da Líbia tem uma média inferior no Verão, em relação às 3 zonas que falei. Os 58 graus são o registo que se tem, verdadeiro ou não, olhando para o Vale da Morte, percebe-se o potencial, que existe em certos sítios na Terra... Eu acredito que quase ou mesmo 60 graus reais já foram atingidos em algum lugar no mundo.
Re: Terra Quente? Terra Fria? O IM só reconhece os 47,3ºC da Amareleja em 01/08/2003 como a mais alta temperatura registada em Portugal, nunca sequer tinha ouvido falar de Riodades. A ser verdade esses valores, faria com que o vale do Douro fosse um dos locais mais quentes do planeta, a par com vários desertos espalhados pelo mundo. E sinceramente, custa-me a crer que no vale do Douro se registem temperaturas semelhantes às que se registam no vale da morte, onde a temperatura a 850 hPa é bem superior, a humidade é inferior, e fica localizado numa depressão com altitude de 86 m abaixo do nivel do mar. Sabes-me dizer algo mais sobre esses 50,5ºC de Riodades?
Re: Terra Quente? Terra Fria? Mas onde eu disse que o Vale do Douro e o Vale da Morte eram semelhantes? Deves ter feito confusão. Vou procurar notícias sobre esse registo em Riodades. Cumps
Re: Terra Quente? Terra Fria? http://www.dandantheweatherman.com/wortrivaug.html Ver no dia 4 de Agosto de 1881 «50,5°C le 04/08/1881 à Los Riodades (Portugal) +50,0°C le 04/08/1881 à Séville (Espagne)». Em forums.infoclimat.fr/
Re: Terra Quente? Terra Fria? Eu disse apenas que esses registos de que falas no vale do Douro se aproximam bastante do extremo absoluto do vale da morte, eu sei que o clima é completamente distinto. Eu não lhe dou muita fiabilidade a esse registo, a ser verdade. Até me custa a acreditar que houvesse uma estação meteorológica numa pequena aldeia em 1881. Talvez tenha sido medido por uma estação não padrão. O registo de Sevilha já foi desacreditado pelo INM de Espanha. Já agora, uma vista geral de Riodades:
Re: Terra Quente? Terra Fria? Mas pelos vistos esse recorde de Riodades é tido em conta: http://www.rjb.csic.es/pdfs/Anales_49(2)_245_264.pdf?PHPSESSID=58ea9fc35a3a96cfda4192314259f922
Re: Terra Quente? Terra Fria? Posso também mais tarde colocar aqui um trabalho publicado pelo INM ( no «antigo» site) que fala sobre os locais mais quentes de Portugal, e pela média, dá para perceber perfeitamente, que esses mais de 50 graus são bem prováveis no nosso país. Eu não sei quais são os máximos absolutos para o Vale da Morte. Mas sei que desde que tem estação meteorológica que já registou 56 ( +-, tou a dizer isto de cabeça). Sempre são alguns graus mais...
Re: Terra Quente? Terra Fria? Tive a ver esse link ( http://www.rjb.csic.es/pdfs/Anales_4...4192314259f922)a ler o estudo e tem também algumas falhas, embora esteja melhor do que muita coisa que por vezes se vê): Portugal continental não tem só um clima mediterrâneo do Tipo CsB mas também dp tipo CsA. Eu diria até que a maior parte do território está no CsA. Não sabia que daquelas estações meteorológicas ( todas em Portugal continental) houvesse alguma que chegasse a 19 de média anual ( pois dizia lá que os valores de estação para estação, oscilaram entre os 13 e os 19 de média anual). Tendo em conta que nenhuma delas fica nas zonas mais quentes do país, fiquei confuso... Nas zonas mais quentes de Portugal continental a média anual andará nos 20 ou mais ( pouco mais) será? Ainda está por saber.