Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
não existe nenhum registo Oficial que comprove que de facto em Portugal se tenham registado mais de 50º graus celsius

Afinal não sei porquê que os membros deste fórum andam aqui a perder tempo com as suas estações meteorológicas amadoras, afinal não servem para nada, só debitam dados falsos. Os únicos detentores da verdade são as estações do sempre fiel IM.

esses argumentos de que em cantos escondidos recalcados do Vale do Guadiana fazem 50º graus e que em recantos escondidos do Vale do Côa também 50ºgraus,enfim se formos entrar por ai perdemos na mesma porque digo-vos uma coisa no interior Espanhol faz seguramente muito mais calor que em Portugal

Afinal isto é um concurso para ver aonde faz mais calor, se em Portugal se em Espanha. Julgava que era para discutir se já tinham sido atingidos 50ºC em Portugal.

Para não falar na Grécia ou mesmo no Interior ceciliano onde também um Grego ou habitante da Cecília pode especular sobre valores desses???

mas digo-vos uma coisa calor como senti na Extremadura espanhola de Alemendralejo perto de Merida nunca senti em território europeu.

Com erros destes a tua credibilidade sobe a olhos vistos. :thumbsup:

não venho dizer que em Londres faça 36º graus ou em Munique 30º graus em Outubro.

Não?

já estive num mês de Julho em Londres onde os temometros marcavam lá 36º graus ou já estive em Munique em Outubro com 29º

Olha que coincidência, acabaste de dizer.
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
No meu entender esta questão dos 50º graus em Portugal acaba por pecar num sentido na realidade, não existe nenhum registo Oficial que comprove que de facto em Portugal se tenham registado mais de 50º graus celsius, .


Já todos sabemos disso, por isso não nos traz nada de novo.


depois esta discussão leva a uma enormidade de dados e informações especulativas que em determinados momentos poderão ser sem duvida exageradas em função de gostos e preferenciais pessoais..

Não. Aqui estimula-se um debate sério com informações e também com dados científicos para criar um desenvolvimento realista sobre este assunto.
Quem sabe pode dar origem a futuras investigações, desde que haja o interesse suficiente.



Sem querer por aqui a palavra de ninguém em causa, quer-se dizer quem conheça a região entre Barrancos -Amareleja sabe perfeitamente que se trata da região Habitada mais quente de Portugal e pelo vistos fala-se aqui dos 47º graus de Amareleja (maior temperatura registada em Portugal) como se trata-se de uma zona fresca….

Talvez você precise de conhecer a região de que está a falar antes de tomar esse tipo de conclusões. Mais no início deste tópico, esse assunto da Amareleja foi abordado e chegou-se à conclusão de que na região há zonas mais quentes não só a partir do conhecimento do relevo da zona como através de dados do próprio IM.


Lol e esses argumentos de que em cantos escondidos recalcados do Vale do Guadiana fazem 50º graus e que em recantos escondidos do Vale do Côa também 50ºgraus,.

Ninguém disse que faziam, apenas se disse que provavelmente faz.




enfim se formos entrar por ai perdemos na mesma porque digo-vos uma coisa no interior Espanhol faz seguramente muito mais calor que em Portugal e se me vir aqui um Sevilhano dizer-me que nos Montes entre Sevilha e Córdoba num canto escondido entre rochas fa, ou que um habitante da Extremadura espanhola me venha dizer que nos vales Aracena enfim ou que em Castilha la Mancha nos vales escondidos entre Toledo e Ciudad Real ou numa região escondida de Múrcia(regiões todas elas na mesma ou menor latitude de Portugal bem mais metidas no Interior onde o efeito da Continental é bem maior logo onde as amplitudes térmicas são bem maiores logo as probabilidades de temperaturas mais elevadas ser de facto maior que o Interior português) faça mais de 55º graus???.?

Devia ler melhor o que se tem escrito neste tópico para não se por com situações absurdas. E se quer que lhe diga as diferenças não devem ser assim tão grandes como pensa. É que além da continentalidade há outros factores como a altitude, a exposição, etc; que também devemos ter alguma consideração.



Para não falar na Grécia ou mesmo no Interior ceciliano onde também um Grego ou habitante da Cecília pode especular sobre valores desses???.

Pode especular à vontade, porque no interior da Grécia ou Sicília, há sobretudo é montanhas e só um leigo é que lhes iria dar ouvidos. Além de que não há a continentalidade aliada à baixa altitude que temos no interior da P. Ibérica, em alguns locais.
Os registos de máximas mais quentes na Grécia são mais junto à costa e não no interior como aqui.



Julgo que basearmos em meras suposições e relatos e experiências pessoais não oficiais é sempre um erro para avaliarmos um clima porque é sempre a palavra de um contra a outro, eu também posso vir dizer que em Santarém façam -7 graus negativos pois que nos Montes entre Alcanena e Santarém pois já vi no termómetro do meu carro essa temperatura lá registada, também posso dizer em em Palmela faz -5 graus negativos pois eu já vi isso no meu termómetro. .

Ninguém aqui quer se basear em suposições pessoais, apenas se quer estimular um debate sobre o assunto.



Julgo eu pessoalmente baseio-me em analises metereologicas oficiais credíveis e em zonas que sejam habitadas.?

Exacto é o que você faz e é a sua ideia de que os outros não são credíveis só porque não concorda com eles, então entenda que felizmente há pessoas diferentes de si que se preocupam em ser credíveis.



Agora todos nos de uma maneira ou de outra já presenciamos fenómenos extremados eu já estive em muitas zonas onde faz muito calor Interior da Beira Baixa por exemplo região de Castelo Branco já estive no interior alentejano entre Moura e Amareleja etc mas digo-vos uma coisa calor como senti na Extremadura espanhola de Alemendralejo perto de Merida nunca senti em território europeu.?

Eu também já tive na Andaluzia e na Extremadura espanhola no verão e acredito que hajam locais bastante quentes, mas a minha experiência pessoal foi diferente da sua, calhou-me um dia muito quente quando fui ao Guadiana. Claro que isto não me levou a fazer conclusões hilariantes como as que fez.



Mas se formos basearmos em dados subjectivos por exemplo por estranho que se pareça já estive num mês de Julho em Londres onde os temometros marcavam lá 36º graus ou já estive em Munique em Outubro com 29º graus e não venho dizer que em Londres faça 36º graus ou em Munique 30º graus em Outubro. Estes fenómenos são giros de se observar e comentarmos e partilharmos uns com os outros mas nunca podem servir como dados muito credíveis.?

Exacto, mas aqui ninguém andou a usar dados de termómetros do carro ou da rua para dizer que eles são oficiais.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Afinal não sei porquê que os membros deste fórum andam aqui a perder tempo com as suas estações meteorológicas amadoras, afinal não servem para nada, só debitam dados falsos. Os únicos detentores da verdade são as estações do sempre fiel IM.



Afinal isto é um concurso para ver aonde faz mais calor, se em Portugal se em Espanha. Julgava que era para discutir se já tinham sido atingidos 50ºC em Portugal.



Com erros destes a tua credibilidade sobe a olhos vistos. :thumbsup:



Não?



Olha que coincidência, acabaste de dizer.



Não vou entrar aqui em despiques pessoais nem em questões de credibilidade pois não estou a vender nada a ninguém , respeito a opinião dos outros, não pretendo impor a minha opinião a ninguém nem que ate respeitam a minha,apenas expus a minha opinião baseada em dados factuais e objectivos :
1º Não existe nenhum registo oficial de uma temperatura em Portugal continental superior a 50º graus;
2º Sim e em Espanha existe um maior potencial para se registarem temperaturas elevadas que em Portugal logo se aqui dizem que faz 50º graus no Vale do Guadiana eu pergunto e em recantos escondidos de Espanha(Merida,Aracena,Vales entre Sevilha-Cordobra,Vales da região de Castilha la Mancha) enfim ai o potencial é enorme,logo se faz 50º em Portugal nestas regiões faz quantos??? 54º??55º??? Daqui a pouco a península Ibérica é mais quente que o Death Valley ou o Medio Oriente... Nope desculpa lá não ir na Onda e ser um pouco desmancha prazeres mas estas analises no meu entender são sempre especulativas e com pouca validade cientifica...

Relativo á questão do Português e a palavra Sicília aceito perfeitamente a tua correcção pessoalmente odeio dar erros em português,mas se formos por ai a procura dos erros ortográficos dos Posts aqui publicados neste Forum ou em outro Forum qualquer não faríamos outra coisa e quase nenhum Post teria credibilidade pois estaria-se a privilegiar a forma e não o conteúdo... Pois este Forum tem como objectivo falar sobre Meteorologia e não ser um espaço de aprendizagem de português, mas obviamente é preferível escrever o melhor possível... quem nunca deu um erro de português força atirem a 1ª pedra...

Relativo as temperaturas que registei em Munique e em Londres é so um exemplo que não é por ter sentido visto com os meus olhos presenciado estes valores destas duas belíssimas cidades que me vou por a dizer que em Munique no Outono a temperatura pode chegar aos 29º graus e que em Londres quando davam uma temperatura Máxima de 32º graus nesse dia eu em no centro da cidade perto do Hyde Park vi o termómetro registar 36º graus a sombra... não me vou por a dizer que em Londres faz 36º graus no Verão... pois isto para dizer que é o que acho que se tenta fazer com esta questão dos 50º graus em Portugal... mas enfim esta é so a minha opinião...
Obviamente respeito bastante o trabalho e as estações meteorológicas mas amadoras aqui do pessoal do Forum mas eu pergunto em alguma delas alguém já verificou + de 50º graus em Portugal???

Cumps
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não vou entrar aqui em despiques pessoais nem em questões de credibilidade pois não estou a vender nada a ninguém , respeito a opinião dos outros, não pretendo impor a minha opinião a ninguém nem que ate respeitam a minha,apenas expus a minha opinião baseada em dados factuais e objectivos :
1º Não existe nenhum registo oficial de uma temperatura em Portugal continental superior a 50º graus;.

Claro que não existe, mas em vez de se pôr com mais offtopic devia era ler o título deste tópico antes de postar.
Agradeço que ao menos respeite isso.


2º Sim e em Espanha existe um maior potencial para se registarem temperaturas elevadas que em Portugal logo se aqui dizem que faz 50º graus no Vale do Guadiana eu pergunto e em recantos escondidos de Espanha(Merida,Aracena,Vales entre Sevilha-Cordobra,Vales da região de Castilha la Mancha) enfim ai o potencial é enorme,logo se faz 50º em Portugal nestas regiões faz quantos??? 54º??55º???.

Não sei quantos faz, talvez fosse uma boa altura para você nos elucidar porque essas regiões são assim tão mais quentes, do que por exemplo, o interior do Vale do Tejo, com dados tal como os que foram apresentados pelo IM.



Daqui a pouco a península Ibérica é mais quente que o Death Valley ou o Medio Oriente... Nope desculpa lá não ir na Onda e ser um pouco desmancha prazeres mas estas analises no meu entender são sempre especulativas e com pouca validade cientifica... .

Ninguém aqui está a comparar alhos com bugalhos, só você.





Relativo as temperaturas que registei em Munique e em Londres é so um exemplo que não é por ter sentido visto com os meus olhos presenciado estes valores destas duas belíssimas cidades que me vou por a dizer que em Munique no Outono a temperatura pode chegar aos 29º graus e que em Londres quando davam uma temperatura Máxima de 32º graus nesse dia eu em no centro da cidade perto do Hyde Park vi o termómetro registar 36º graus a sombra... .

Exacto e esses exemplos já foram dados pelo Rtinda, mais atrás neste tópico por isso esse assunto não nos traz nada de novo.



não me vou por a dizer que em Londres faz 36º graus no Verão... pois isto para dizer que é o que acho que se tenta fazer com esta questão dos 50º graus em Portugal... mas enfim esta é so a minha opinião... .

Não se preocupe com isso. Se é assunto que lhe faz confusão não é obrigado a postar. Já sabemos qual é a sua opinião há algum tempo.





Obviamente respeito bastante o trabalho e as estações meteorológicas mas amadoras aqui do pessoal do Forum mas eu pergunto em alguma delas alguém já verificou + de 50º graus em Portugal???.

Não e ninguém foi para um local verdadeiramente quente para fazer medições, assim como ninguém reinvidicou tal valor, simplesmente porque ainda ninguém o quis fazer.
Este tópico é bastante claro « Mais de 50ºc em Portugal» isto é, sim ou não, se você não tem nada de novo para dizer sobre este assunto, agradeço que não alongue o seu offtopic no tópico que eu criei.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal

Não. Aqui estimula-se um debate sério com informações e também com dados científicos para criar um desenvolvimento realista sobre este assunto.
Quem sabe pode dar origem a futuras investigações, desde que haja o interesse suficiente.
-Belem

Pois ai é que está pelo que li aqui como se diz no Ribatejo, a Laranja exprimida deu pouco sumo...ou seja esta questão aqui dos 50º graus aqui no Forum é interessante sim senhor... é pertinente sem duvida... mas os argumentos são pouco concretos específicos e mais subjectivos é mais do género diz que disse... ou eu tenho um amigo que sentiu que viu... enfim tudo exprimido do ponto de vista cientifico e factual é muito pouco como te disse os argumentos são mais a base da especulação e no campo da especulação pode-se dizer aquilo que se quiser a Imaginação acaba por ser o nosso limite... Mas sabes porque isso acontece?? Porque existe quase uma ausencia total de dados objectivos e concretos que comprovem os 50º graus em Portugal??? Porque é quase impossível de isso se verificar em Portugal... Nas cidades e localidades-Castelo Branco,Beja,Amareleja,Moura então é mesmo impossível nesses tais recantos quase impossível mas tenta ir para lá para o Vale do Guadiana ou para o Vale do Coa com uma estação meteorológica amadora e apresenta-me esses tais 50º graus a partir dai sim a coisa muda de figura... ate lá estamos apenas no domínio da especulação e das suposições com pouco fundamento cientifico... estamos no domínio dos termómetros do carro... já entendes porque te falei dos termómetros do carro certo???



Talvez você precise de conhecer a região de que está a falar antes de tomar esse tipo de conclusões. Mais no início deste tópico, esse assunto da Amareleja foi abordado e chegou-se à conclusão de que na região há zonas mais quentes não só a partir do conhecimento do relevo da zona como através de dados do próprio IM.
- Belem

Quem chegou á conclusão??? Baseado em quê??? evidencias??? o diz que disse??? o diz que viu????
Para mim e ate prova em contrario a zona habitável com Localidades mais quente de Portugal é sem duvida o eixo-Moura-Amareleja-Granja-Barrancos... em Portugal duvido que haja regiões mais quentes... a prova está nos dados e nos normativos climáticos...







Ninguém aqui quer se basear em suposições pessoais, apenas se quer estimular um debate sobre o assunto. -Belem

sim acho bem o debate... apesar do tema dos 50º graus conduzir irreversivelmente a suposições pessoais... sabes porquê??? porque não existem dados que comprovem tais valores... logo entra-se no campo do diz que disse...






Eu também já tive na Andaluzia e na Extremadura espanhola no verão e acredito que hajam locais bastante quentes, mas a minha experiência pessoal foi diferente da sua, calhou-me um dia muito quente quando fui ao Guadiana. Claro que isto não me levou a fazer conclusões hilariantes como as que fez.
-Belem

Lá esta são experiências foi por isso mesmo que te dei este exemplo cada um tem NNNs delas
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois ai é que está pelo que li aqui como se diz no Ribatejo, a Laranja exprimida deu pouco sumo...ou seja esta questão aqui dos 50º graus aqui no Forum é interessante sim senhor... é pertinente sem duvida... mas os argumentos são pouco concretos específicos e mais subjectivos é mais do género diz que disse... ou eu tenho um amigo que sentiu que viu... enfim tudo exprimido do ponto de vista cientifico e factual é muito pouco como te disse os argumentos são mais a base da especulação e no campo da especulação pode-se dizer aquilo que se quiser a Imaginação acaba por ser o nosso limite... Mas sabes porque isso acontece?? Porque existe quase uma ausencia total de dados objectivos e concretos que comprovem os 50º graus em Portugal??? Porque é quase impossível de isso se verificar em Portugal... Nas cidades e localidades-Castelo Branco,Beja,Amareleja,Moura então é mesmo impossível nesses tais recantos quase impossível mas tenta ir para lá para o Vale do Guadiana ou para o Vale do Coa com uma estação meteorológica amadora e apresenta-me esses tais 50º graus a partir dai sim a coisa muda de figura... ate lá estamos apenas no domínio da especulação e das suposições com pouco fundamento cientifico... estamos no domínio dos termómetros do carro... já entendes porque te falei dos termómetros do carro certo???


Para mim tudo isso é um assunto vazio, daí que se pretende identificar quais as zonas mais quentes para fazer os tão necessários registos.
Os 50ºc são avançados como uma POSSIBILIDADE não como uma certeza, porque valores próximos a 50ºc já foram registados em zonas menos quentes.



ate lá estamos apenas no domínio da especulação e das suposições com pouco fundamento cientifico...


É o caminho normal da ciência até chegar às verdades. Primeiro têm que vir as suposições só depois se chega à conclusão que se pode começar a fazer registos para ver se há algum fundo de verdade. Enfim isto é assunto vazio para o tema e já foi discutido aqui « ad nauseam»...




Quem chegou á conclusão??? Baseado em quê??? evidencias??? o diz que disse??? o diz que viu????

Vá ler o que se escreveu sobre o assunto em vez de se pôr com estes floreados desnecessários.




Para mim e ate prova em contrario a zona habitável com Localidades mais quente de Portugal é sem duvida o eixo-Moura-Amareleja-Granja-Barrancos... em Portugal duvido que haja regiões mais quentes... a prova está nos dados e nos normativos climáticos...


Você é que pelos vistos usa dados baseado em suposições.
Mais uma vez aconselho-o a ler sobre o assunto.
É óbvio que nessa região esses pontos urbanos não se fizeram nas zonas mais quentes, só quem não percebe nada sobre a zona é que diria tal coisa.









sim acho bem o debate... apesar do tema dos 50º graus conduzir irreversivelmente a suposições pessoais... sabes porquê??? porque não existem dados que comprovem tais valores... logo entra-se no campo do diz que disse...


Você é que não ajuda, certamente, porque aqui ninguém se está basear no disse que disse, para chegar à conclusão que fazem 50ºc, mas sim para iniciar a metodologia correcta para abordar este assunto e então mais tarde fazer os registos para verificar cientificamente o que existe de verdade nisso. Há algum mal nisso?




Lá esta são experiências foi por isso mesmo que te dei este exemplo cada um tem NNNs delas


Mas eu acho que sei dar o valor correcto a elas, porque como disse até acredito que hajam locais mais quentes que aquele.
Acho que fui realista, pois não falei em verdades absolutas apenas em experiências pessoais que têm o seu valor específico. Aqui ninguém quer fazer do «disse que disse» ciência, mas apenas averiguar sobre possíveis locais interessantes para fazer registos e depois então chegar a alguma conclusão.
Mais uma vez aconselho-o a ler o que se tem escrito neste tópico e a não alongar o seu offtopic.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não posso dizer que conheço perfeitamente os efeitos do calor do Verão no Alentejo, mas pelo menos o suficiente para tirar algumas conclusões nomeadamente na área da "raia alentejana" e claro, Mértola!

De uma coisa parece que estou certo, a nossa reacção a 40ºC em Lisboa é diferente da que sentimos por exemplo em Mértola e outros vales da bacia do Guadiana mais próximos da fronteira. Obviamente essa diferença marca-se pela muito baixa percentagem de humidade conjugada com uma muito forte radiação e por sua vez forte concentração de calor, factores que em Lisboa apresentam diferenças.

Em ambos os casos a humidade atmosférica estava baixíssima ( tanto para Lisboa como para aquela encosta perto de Mértola) e a sensação térmica seria aproximadamente a mesma se no vale do Guadiana, estivessem « só» 42ºc.
Mas a ideia que fiquei é que estavam realmente mais, o que não me parece tão invulgar assim.
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Mas já que você gosta tanto de valores oficiais, segunda a sua teoria Portugal será mais quente do que a vizinha Espanha, uma vez que a temperatura máxima oficial registada em Espanha foi de 47.2°C em Múrcia enquanto que em Portugal foi de 47.4 °C na Amareleja.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Re: Evento «Onda de calor» 23 a 31 Julho 2010

Valores de 26/07 a 01/08 em algumas zonas do Alentejo:

http://www.cotr.pt/sagra.asp

Não são das zonas mais quentes da região, mas já são dados interessantes.

Moura (Herdade dos Lameirões) esta muito bem situada para ser o mais quente da região. Oke: a uma altitude de 175 m esta 75 m por encima de Moura mas tambem esta 20-30 km mais ao interior e mais encaixada (Ficalho no sul) . Acho que não ha (muitos) lugares na região ou em Portugal mais baixas*encaixada*sul que a região ao leste de Moura.

Esta estação esta sempre ou quase mais calor que Badajoz e Sevilla. O mais quente no verão na Peninsula esta sempre esta estação ou Cordoba. Julho: Tmed das maximas: Cordoba 38,0 (96% baseado a 96% dos dados), Moura (H dos L.) 37,8 C, Sevilla 37,7 e Badajoz 37,3. Amaraleja? Não sei mas esta sempre muito perto aos valores do Herdade dos Lameirões.

Portanto, para mim, estas dados são muito interessante e sempre vi naquella estações agrometeorologicas.

Olha: tambem ha uma rede no Algarve. E ali tambem ha estações quentes e mais representativas que Faro (IM)...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Evento «Onda de calor» 23 a 31 Julho 2010

Moura (Herdade dos Lameirões) esta muito bem situada para ser o mais quente da região. Oke: a uma altitude de 175 m esta 75 m por encima de Moura mas tambem esta 20-30 km mais ao interior e mais encaixada (Ficalho no sul) .


A Herdade dos Lameirões está numa zona encaixada? O IM já apresentou um trabalho sobre as zonas mais quentes, seria interessante localizar essa Herdade lá e fazer um comparativo com as zonas mais quentes do Guadiana.


Acho que não ha (muitos) lugares na região ou em Portugal mais baixas*encaixada*sul que a região ao leste de Moura.

Pelo mapa das temperaturas médias máximas, ainda existem algumas regiões com condições para obter valores mais altos. Isto dentro do que já é conhecido, fora o que ainda é desconhecido.


Esta estação esta sempre ou quase mais calor que Badajoz e Sevilla. O mais quente no verão na Peninsula esta sempre esta estação ou Cordoba. Julho: Tmed das maximas: Cordoba 38,0 (96% baseado a 96% dos dados), Moura (H dos L.) 37,8 C, Sevilla 37,7 e Badajoz 37,3. Amaraleja? Não sei mas esta sempre muito perto aos valores do Herdade dos Lameirões..

Não sabia que a Herdade dos Lameirões tinha valores assim tão altos ( essa média é baseada em que anos ?), mas isso é um interessante indício de que as zonas mais quentes, são de facto locais muito «sui generis».

Portanto, para mim, estas dados são muito interessante e sempre vi naquella estações agrometeorologicas.

Olha: tambem ha uma rede no Algarve. E ali tambem ha estações quentes e mais representativas que Faro (IM)...

Sim, são dados interessantes e afinal até superam o esperado.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Evento «Onda de calor» 23 a 31 Julho 2010

Dia 23: 36.9ºC /
Dia 24: 40.8ºC / 14.6ºC
Dia 25: 41.3ºC / 14.8ºC
Dia 26: 41.3ºC / 16.6ºC
Dia 27: 42.0ºC / 19.5ºC
Dia 28: 42.0ºC / 19.1ºC
Dia 29: 41.5ºC / 19.1ºC
Dia 30: 39.1ºC / 18.3ºC
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Re: Evento «Onda de calor» 23 a 31 Julho 2010

A Herdade dos Lameirões está numa zona encaixada? O IM já apresentou um trabalho sobre as zonas mais quentes, seria interessante localizar essa Herdade lá e fazer um comparativo com as zonas mais quentes do Guadiana.
Pelo mapa das temperaturas médias máximas, ainda existem algumas regiões com condições para obter valores mais altos. Isto dentro do que já é conhecido, fora o que ainda é desconhecido.

Eu sei...e se me lembra isto correctamente, fui sempre (Tmediadas maximas do mes mais qeunte) 37,4 ou 37,5 em as lugares mais quentes no vale do Douro, Tejo e Guadiana/Ardila.

Não sabia que a Herdade dos Lameirões tinha valores assim tão altos ( essa média é baseada em que anos ?), mas isso é um interessante indício de que as zonas mais quentes, são de facto locais muito «sui generis».

Não não...Os dados são do Julho 2010. Mas em geral, não ha muito diferença entre H do L, Sevilla, Amareleja e Cordoba (baseado a minha experiencia de ver os dados cada ano desde 2003 mais ou menos).

A media das maximas em Badajoz e 34,x (34,8??), Sevilla 35,2 e Cordoba 36,x.
Herdade dos Lameirões entre 35 e 36 penso eu...Talvez o COTR pode dar nos os dados???

Sim, são dados interessantes e afinal até superam o esperado.

Sim e não. Esta região esta encaixada com Ficalho e Adiça no sul e oeste e mais que 100 km de terra entre estas estações e o mar. Otra coisa e que quando eu vi as imagens do satellite, e uma região muito seco. Menos agua no solo=custo menos energia pela evaporação= temos mais energia para atingir temparaturas mais elevadas...

Mas não estou certo. Acho que o região perto do ficalho mas ao sul desta pequena serra, no vale do Chança ( altitude) 140m tambem e interessante. Depende se a influencia dos ventos. Se eles estão mais do N, esta região pode ser mais quente (føhn?). Se a brisa do mar do sul atinga esta região as vezes, esta mais frio penso eu.

Outra coisa e o vale do Ardila, perto de Barrancos que esta mais no interior a uma altitude de 175 m. Moura, aos 90 m. Talvez.

Oke..not knowing this is nice also, we can speculate and I am everstill interested in installing a calibrated thermometer, just like I use here, in a sensorscreen and measure it. May on the ground of farmer??? If people would help, it would be nice.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Evento «Onda de calor» 23 a 31 Julho 2010

Eu sei...e se me lembra isto correctamente, fui sempre (Tmediadas maximas do mes mais qeunte) 37,4 ou 37,5 em as lugares mais quentes no vale do Douro, Tejo e Guadiana/Ardila..

Não, essa é a média dos 3 meses mais quentes, não a do mês mais quente. E não está muito certo qual o limite máximo exacto, uma vez que os pixeis por vezes aparecem sobrepostos...
Ainda faz bastante diferença, sobretudo, por causa de Junho.
Assim sendo, os valores do mês mais quente serão ainda mais altos.



Não não...Os dados são do Julho 2010. Mas em geral, não ha muito diferença entre H do L, Sevilla, Amareleja e Cordoba (baseado a minha experiencia de ver os dados cada ano desde 2003 mais ou menos)..

Só com os dados de 2010 é difícil de tomar alguma conclusão.
Sim, é possível que as máximas desses 3 pontos seja semelhante, mas acho que há vários locais em Portugal com mais potencial térmico que Amareleja.
A reputação da Amareleja vive do recorde de 2003 e de algum exagero publicitário que entretanto cresceu em torno desse local.



A media das maximas em Badajoz e 34,x (34,8??), Sevilla 35,2 e Cordoba 36,x.
Herdade dos Lameirões entre 35 e 36 penso eu...Talvez o COTR pode dar nos os dados???.

O COTR pode disponibilizar dados de alguns anos, mas ainda está longe de uma amostra climática ( com um período longo de anos de medições).
Apenas pode servir para dar uma ideia aproximada.




Sim e não. Esta região esta encaixada com Ficalho e Adiça no sul e oeste e mais que 100 km de terra entre estas estações e o mar. Otra coisa e que quando eu vi as imagens do satellite, e uma região muito seco. Menos agua no solo=custo menos energia pela evaporação= temos mais energia para atingir temparaturas mais elevadas....

Seria interessante posicionar a Herdade dos Lameirões em um mapa para comparar com as regiões mais quentes.
Para já, não me parece que fique nas zonas mais quentes, mas fica seguramente numa região quente.




Mas não estou certo. Acho que o região perto do ficalho mas ao sul desta pequena serra, no vale do Chança ( altitude) 140m tambem e interessante. Depende se a influencia dos ventos. Se eles estão mais do N, esta região pode ser mais quente (føhn?). Se a brisa do mar do sul atinga esta região as vezes, esta mais frio penso eu.
Outra coisa e o vale do Ardila, perto de Barrancos que esta mais no interior a uma altitude de 175 m. Moura, aos 90 m. Talvez.
Oke..not knowing this is nice also, we can speculate and I am everstill interested in installing a calibrated thermometer, just like I use here, in a sensorscreen and measure it. May on the ground of farmer??? If people would help, it would be nice.

Sim, há regiões muito interessantes e penso que há variados locais desconhecidos.
É impressionante a densidade e quantidade de estações meteorológicas em Espanha em locais deste género, comparativamente com Portugal, portanto qualquer avanço sério nesse sentido seria interessante.
Sim, acredito que é possível alguém autorizar a instalação de uma estação meteorológica na sua herdade ou quinta.
 

J.S.

Cumulus
Registo
26 Nov 2005
Mensagens
400
Local
Middelburg, Holanda
Re: Evento «Onda de calor» 23 a 31 Julho 2010

Não, essa é a média dos 3 meses mais quentes, não a do mês mais quente. E não está muito certo qual o limite máximo exacto, uma vez que os pixeis por vezes aparecem sobrepostos...
Ainda faz bastante diferença, sobretudo, por causa de Junho.
Assim sendo, os valores do mês mais quente serão ainda mais altos.


They can write all they like but this is nonsens. It really is. Look at Cordoba Aeropuerto, at 90 m height placed well inland. It has an average maximum temperature of 34,5 C (summer average). Now there may be places that are just a little warmer, but not much. This is supported by Amareleja. I don't know where that one finishes up but I would be quite surprised if this station, at 175 m would be warmer than Cordoba. I think it will be cooler, about 1 C or so although I never witnessed that the last years.
So let us go down 175 m. We then come to a place that is nowhere to be found in the Iberian peninsula more than 50-100 km from the coast. Unless it is still influenced by the sea. Add 1,75 C (suggesting in dry air you on average reach 1 C/100m). Now 1.75 C added is really an upper limit. You go from 34,5 + 1,75= 36,2C. Well below 37,4 C.

In all fairness: Cordoba sits near the sweetspot for high temperatures in Iberia. It could be eclipsed, but you need to be in the south (850 hPa temperatures being higher on average) and you need to be inlandand you need to be low. In Portugal this means in the places I pointed you to,possible directly in the valley south of Amareleja or just south of Ficalho. Those places are about as low and may be a bit better sheltered than Cordoba. 37,4 is ou of the question, even 37,4 as the average max for one month is out of the question.
BTW: in the book "o ritmo climatico e a paisagem) that I have here the go no higher than 35 C for the maximum temperature of the warmest month....This seems more logical than 37+, let alone 37+ as a daytime max average for the whole summer. This would mean Tmax C. of the warmest month of 39 C or so...Totally unrealistic.

Só com os dados de 2010 é difícil de tomar alguma conclusão.
Sim, é possível que as máximas desses 3 pontos seja semelhante, mas acho que há vários locais em Portugal com mais potencial térmico que Amareleja.
A reputação da Amareleja vive do recorde de 2003 e de algum exagero publicitário que entretanto cresceu em torno desse local.

Correct, but I wrote 2003-2010. Looked it up many times.


O COTR pode disponibilizar dados de alguns anos, mas ainda está longe de uma amostra climática ( com um período longo de anos de medições).
Apenas pode servir para dar uma ideia aproximada.

In itself, yes. But if you can compare to nearby who do have a long record you can get a very good indication. 10 years is enough to come close to 0,2 or 0,3 C of deviation from the real climatic average. If you know the deviations of the other,longer stations you know somehting about the deviations of the station with the shorter record. In The Netherlands this is done with many stations if they move them to a place nearby..


Seria interessante posicionar a Herdade dos Lameirões em um mapa para comparar com as regiões mais quentes.
Para já, não me parece que fique nas zonas mais quentes, mas fica seguramente numa região quente.

Oke, we can agree to disagree. Would like to know what area would be warmer and why...



Sim, há regiões muito interessantes e penso que há variados locais desconhecidos.
É impressionante a densidade e quantidade de estações meteorológicas em Espanha em locais deste género, comparativamente com Portugal, portanto qualquer avanço sério nesse sentido seria interessante.
Sim, acredito que é possível alguém autorizar a instalação de uma estação meteorológica na sua herdade ou quinta.

Oke. Who knows.