Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por belem 10 Out 2007 às 20:38.

1. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Exacto.
    Alguns membros aqui do forum verificaram até que as diferenças entre os termómetros de carro e as medidas por uma estação são mesmo muito pequenas.
    Claro que deve variar de carro para carro a exactidão dos dados, mas foi o que se verificou em concreto.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Isso foi registado em que parte de Évora? Centro ou arredores?
    Num vale, numa encosta ou num monte?
    Desculpa as perguntas é que realmente parece-me um valor um tanto elevado para Évora.

3. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Inverness, Escocia
    Parece CLARO e EVIDENTE que muitos sítios no Alentejo registaram 47ºC de máxima no dia 31 Julho ou 1 Agosto de 2003. A Amareleja chegou aos 48ºC.
    É muito provável que algum local tenha chegado aos 49 ou 50ºC, devido à variabilidade natural dos locais.

Eu estava nesse dia precisamente na encosta norte do vale do Tejo no interior, e chegou-se aos tórridos 47ºC num termómetro de pessoal que lá organizava uma astrofesta. Sem dúvida que nalguns locais do Vale do Guadiana deve ter chegado aos 48 ou 49ºC. Aliás nessa noite, os termómetros à meia-noite marcavam 39º! Achei impossível tanto calor!

E se supormos que antigamente ninguém ligava muito a estas coisas e havia poucas estações, então é muito provável que nalgum ano a barreira dos 50ºC já tenha sido batida em Portugal. E há que realçar que há muito poucas observações feitas no Vale da Morte, no Sahara, no Atacama, nas montanhas da Antartida, nos cumes do Evereste. Portanto não me espanta que já tenhámos tido 60ºC ou -95ºC no planeta (em décadas recentes).

4. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra

Estavas em que zona do Tejo interior?
    A encosta norte é uma região vasta...

5. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Guadiana com EMAs localizadas no mapa:[/B]
    [​IMG][/QUOTE]

Moura tem uma média geral de 26,1 para o mês mais quente e contudo a sua «posição» em relação aos locais mais quentes, parece a de um local fresco, mesmo com os seus 34,8 de média de máxima para o mês mais quente.

6. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    [/QUOTE]

Se estamos a falar destes gráficos, lamento mas acho isso impossível!!
    Como se pode "ousar" dizer que não há erro nem aproximações, apenas "marginal", se estamos a dar valores a todos os pontos basicamente?

7. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Hum?
    Margem de erro marginal significa que há algum erro de aproximação, embora pequeno. Contudo é uma questão pertinente que poderás pôr aos autores desse trabalho.

8. rozzo

rozzo
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2006
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Eu não sei como eles fizeram exactamente..
    Mas imagino que tenham pegado em informação clmatológica do máximo de estações possíveis, cruzado essaa informação, para criar um mapa.. Logo aí há interpolações, algumas grosseiras.. E depois para melhorar, claro usam algoritmos com a altitude concerteza, há formas mais ou menos certas e sofisticadas!
    E eu não tou a dizer que é um mau trabalho, antes pelo contrário! Está muito bom.. Mas um produto assim, precisa de muita cautela na sua interpretação, e acho "ambicioso" e "perigoso" tirar grandes conclusões de locais através de um mapa assim...

9. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Indicam, certamente, quais os locais com maior probabilidade de serem mais quentes.
    Atenção que os valores indicados são a média das máximas dos 3 meses mais quentes e não a média da máxima do mês mais quente.
    A minha postura para já, como deves ter lido, é algo reservada. O fundamental mesmo é registar dados.
    Estes mapas, apenas ajudam-nos na metodologia e não a apresentar já os resultados.

10. irpsit

irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Inverness, Escocia
    Eu acho que devíamos montar umas estações nas zonas mais quentes ali do Alentejo, vale do Tejo, Guadiana e Douro.
    Acredito que este ano vai trazer outra vaga de calor daquelas, e portanto, é só montar algo lá e vermos uma ou outra a bater a Amareleja.
    Ora eu não tenho muita experiência com estes sítios, mas são os meus palpites

Então, Alentejo: Serpa, Moura e Monsaraz, Elvas, Alandroal e Redondo, Estremoz e Campo Maior, Barrancos.
    Serra de São Mamede: Marvão, Portalegre...
    Vale do Tejo: Nisa, Mação (onde estive no dia 31/7/03 e registei 47º) e Gavião, Fratel, Vila Velha do Rodão
    Vale do Douro: Barragem da Valeira, Fôz-Coa, Barragem do Pocinho (tb é mto quente lá), S. João Pesqueira e Riodades, Torre Moncorvo, Barca dálva (onde me falam frequentemente do calor abrasador de verão, precisamente na fronteira)

De notar que Riodades fica num vale num dos afluentes que vai desaguar a norte no Douro. Ou seja, esta disposição do rio sul-norte pode ser que ajude. Então, a zona junto ao Pocinho, Barca dalva e Foz Coa, seriam tb das mais quentes, até porque o vale do rio Côa encontra-se paralelo ao de Riodades, mas mais a leste. Então o parque das gravuras nao pode ter um termómetro de máximas?

Quantos de nós sabemos que às vezes basta mudar uns 100 metros o termómetro e pronto, logo 1 ou 2º de diferença!
    Lá por Amareleja ter tido 48º, num deserto de estações metereológicas, nao quer dizer que não tem havido uns 50º!

11. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Sim, se por esta altura a estação da Amareleja já registou 40.9ºC, acho que na passada sexta-feira, porque é que não se pedem ter registado temperaturas mais altas em Julho ou Agosto.

É bem possível!

É a minha opinião!

12. Chingula

Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    16 Abr 2009
    Local:
    Lisboa
    Amareleja registou o valor máximo da temperatura de 41,1 ºC em 12 de Junho (na passada Sexta-feira)...possivelmente o valor da temperatura do ar mais elevado deste mês...
    A comparação de valores só é possível se as condições forem identicas...concerteza que já se atingiram valores da temperatura do ar superiores a 50º C em Portugal Continental...mas nas condições do abrigo meteorológico - como é recomendado pela Organização Meteorológica Mundial, não creio...pois é necessário a conjugação de uma série de factores e para ser registado esse valor (50ºC) em abrigo meteorológico qual não seria o valor da temperatura do ar ao Sol?...e mais próximo do solo, eventualmente rochoso ou de asfalto????
    Chamo a atenção que, na Zona da Terra Quente em Trás-os-Montes, nomeadamenta na região de Pinhão...também se atingem valores elevados da temperatura do ar...não é só no Alentejo.
    Cumpts

13. Rtrinda

Rtrinda
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    31 Mar 2009
    Local:
    Pinhal de Frades
    Sim é possível já ter feito 50 graus em Portugal em condições muito excepcionais, alias e baseio esta minha informação única exclusivamente no facto de a temperatura mais elevada registada em Portugal Continental ter sido como todos sabemos de 47,4 Graus na localidade de Amareleja DISTRITO DE BEJA á data de 01/08/2003 mesmo considerando que uma temperatura acima dos 42,43 graus mesmo na região mais quente do Pais no Distrito de Beja so surgir muito raramente talvez de 10 em 10 anos, considero em teoria que nesse mesmo dia de Agosto de 2003 em certas zonas do Vale do Guadiana se possam ter atingindo de facto os 50 graus, mas para todos os efeitos estamos a falar de uma situação climática muito excepcional e rara.
    Agora o que eu duvido e não acredito mesmo de todo é que se atingiam temperaturas de 50 graus ou algo que se pareça em Trás-os-Montes mesmo sendo na chamada Terra Quente e não me baseio apenas numa questão de fé de acreditar ou deixar de acreditar baseio-me em factos e nos valores normativos da região que nunca registaram valores que se aproximam sequer dos tais 50 graus, por isso como não vi não li e não se consegue provar não acredito que em tempo algum se atingem temperaturas a sombra em Trás-Montes de 50 Graus e afirmo que em Portugal a única zona onde isso possa por ventura acontecer mesmo que não haja provas palpáveis reais de uma temperatura de 50 graus e no DISTRITO DE BEJA nomeadamente no Vale do Guadiana e na região raiana de Amareleja e Barrancos.

Relativo ao afirmarem que a temperatura mais elevada registada no CONTINENTE EUROPEU verificou-se numa latitude superior há de Roma ou de Atenas nomeadamente na região de Trás-os-Montes no século passado pois bem pelo que li aqui nada prova que isso de facto tenha acontecido pelas fontes que consultei muito menos, mas eu tenho uma teoria para esse tal acontecimento eu também em dias de muito calor o termómetro do meu carro marca 44,45 graus quando a temperatura em Lisboa e em Setúbal é de 36,37 graus e julgo que é um pouco por ai concerteza algum estrangeiro inglês trouxe um termómetro qualquer numa expedição qualquer ao verão continental seco de Trás-os-Montes e por algum motivo marcou essa tal temperatura de 52 graus e disse olha afinal em Portugal faz 52 graus no Verão(EM LONDRES JÁ VI EU COMO OS MEUS OLHOS NO MÊS DE JULHO UM TERMOTRO DA CIDADE QUE MARCAVA 37 GRAUS –COM ISTO NÃO ESTOU A DIZER QUE EM LONDRES FAZEM 37 GRAUS POIS A MAXIMA DESSE DIA ERA DE 32 GRAUS), agora isso a mim não me diz nada como também não diz nada a comunidade cientifica e dados oficiais e pelo que consultei a temperatura mais elevada registada na Europa foi sem surpresas na cidade de Sevilha a 4 de Agosto de 1888 da tal barreira dos tais 50º graus

Fonte:

http://www.ncdc.noaa.gov/oa/climate/globalextremes.html

Quanto ao resto é pura especulação misturada com alguma fantasia daqui a pouco so falta dizer que Trás-os-Montes tem um clima Árido com temperaturas perto dos 50º graus e que a Costa Portuguesa é uma Costa Tropical cheia não de Pinheiros mas de Mangueiras e Coqueiros.

Cumprimentos

14. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra

Meu caro Rtinda.
    Como está?
    Ainda hoje cheguei do trabalho de campo e estive em alguns locais quentes de Portugal.
    Andei em Mértola, Alcoutim, Vila Real de Santo António, Alte, Monchique ( novamente bem quente de noite) a belíssima Fonte da Benémola ( autêntico oásis da paisagem algarvia), etc, vi muitos turistas e durante a noite experimentei sempre temperaturas bem elevadas ( em Alte deviam estar mais de 25 de mínima) assim como as máximas em Castro Marim e no barrocal algarvio andaram bem altas (perto de Alcoutim andámos à volta dos 40ºc de dia, com muita facilidade).
    Acho que viajar faz bem e ajuda-nos a entender muita coisa. É estando nos locais que se aprende.
    Em relação ao Alto Douro, aconselho-o vivamente a conhecer a região.
    Em Pinhão já se registaram 46ºc e não estamos a falar da região mais quente do local, nem de perto.

OK.

Dentro do DISTRITO DE BEJA há numerosos microclimas, já vi que já entendeu isso.
    Muito bem!:thumbsup:

Receio que a comunidade científica já não dá valor a esse recorde tal como o de Riodades, que até é o valor mais alto revindicado na Europa e foi registado no mesmo dia que o de Sevilha.

Segundo cientistas bastante bem cotados como Koppen-Geiger, Trás-os-Montes têm regiões com clima árido ( > 500mm anuais), nomeadamente no Vale do Côa e em Barca de Alva.

Quem é que disse que a costa portuguesa é assim?

15. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Sem querer entrar em polémica, acredito que a região do Pinhão, 20 km acima da Régua, ao longo do rio Douro, tem ou tinha capacidade para atingir temperaturas da ordem dos 50º. Refiro que tinha, porque desde que se construiu a barragem de Bagauste, perto de Régua, o rio traz um maior caudal na zona do Pinhão, o que pode contribuir para uma moderação do calor.

Seja como for, esta região, incrustada entre várias encostas sobranceiras ao Douro, concentra um bafo tórrido, o xisto das terras absorve e potencia o efeito calorífico, em alturas de vento leste, com céu limpo, alguém com coragem que faça uma medição rigorosa e depois falamos...;)

Partilhar esta Página