Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O JN a falar de 52 no Côa lool:

http://jn2.sapo.pt/ferias/Foz Coa.html

Assim como se nada fosse.
É caso para pôr no título mais de 51 em Portugal? LOOL.
(No gozo claro). :)
Este valor até é possível, mas depende da forma como foi medido.
Agora do que disse anteriormente, mantenho.
Dos 50 graus há:
Um registo em Portugal: 50,5.
Outro em Espanha: 50,0 ( não assumido por muitos espanhóis...)
Oficial ou não é o que há.
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Para mim, esse estudo espanhol não dá validade ao registo de Riodades. O importante seria saber a quem pertencia a estação e as condições em que se encontrava. Nunca o vi mencionado em qualquer estudo ou em qualquer texto do IM. Parece-me um caso de má protecção do termómetro da radiação solar, que no século XIX não devia ser muito incomum. Repara naquele valor de Sevilha de 51ºC, a 30/07/1876. A estação pertencia ao instituto espanhol que na altura se encarregava das medições oficiais, e hoje o própio INM põe em causa esse valor (nesta página).

O estudo que apresentei, com a questão de Riodades, fez referência clara a um local ( não sei onde,mas pode-se contactar os autores do trabalho) com média de 19 ( e é um estudo feito com dados).

Pois, mas esse mesmo estudo também faz referência a que a média anual mais baixa em Portugal é de 13ºC, o que é completamente falso.

A ser verdade, uma média anual de 19ºC só se for no interior do Algarve, e acho muito dificil pois os invernos são mais frios que na costa. Faro tem média anual de 17,2ºC.

A outra questão e talvez a decisiva: O próprio IM, publicou um trabalho no antigo site sobre os locais mais quentes de Portugal, em que fala das 3 regiões mais quentes, em que esses valores de 27-28 ºc , são ultrapassados.
Po exemplo, no caso do Tejo, junto ao Rosmaninhal a média para os meses , Junho, Julho, Agosto, foi de 37,4 (!!!). Isto feito num estudo de 1961-1990.
Para Julho não sei qual será o valor, por esses cálculos... Uns 39,40 de média de máxima?
Eu tenho esse estudo em outro computador, que está arranjar, depois a ver se não me esqueço de o pôr aqui, tal como no caso de Riodades.
Cumps

Isso, arranja lá esse estudo que estou ansioso por vê-lo. :)

Em zonas como Santarém, onde o Vale do Tejo ainda é mais encaixado, os Verões são mais quentes, mas a maior continentalidade faz com que os Invernos também sejam mais frios, logo, acaba por anular o efeito do grande calor de Verão na média anual de temperatura.

Exacto, não são só os verões que contam para a média anual. Em regra, os locais menos quentes no verão são também os menos frios no inverno. A Amareleja é muito mais quente que Sines no verão, mas também é bastante mais fria no inverno.

No Vale do Guadiana, as temperaturas para o mês mais frio do ano, andam em geral acima dos 10 ( até 12), porque é uma zona abrigada e embora com boa amplitude térmica, os valores diurnos são altos e dão boa média. As médias de julho não sei, mas andam decerto muito perto dos 28,29. A primavera e o outono tem tb valores mais altos do que os que estamos habituados, em um dia de sol como hoje aqui em Lisboa, não sei quantos graus estiveram mas supondo que foram 25, lá no vale do Guadiana, nas zonas mais quentes deve ter produzido valores facilmente acima dos 30... Isto claro que influencia a média, não é só, o valor mais baixo de média de Janeiro e valor de média mais alta em Julho.

As estações das quais disponho de dados e que estão mais perto do Guadiana são Campo Maior, Elvas e Mértola. No mês mais quente, a 1º tem média mensal de 25,2ºC, a 2º de 24,8ºC e a 3º de 25,0ºC, todas distantes de 28ºC ou 29ºC. Todas elas situam-se junto à fronteira longe do mar e a baixa altitude.

No inverno, nas zonas mais quentes do Douro e do Tejo andam à volta dos 10 ou mais. É compreensível , estes valores, pois são muito mais amenas do que os planaltos. A Torre de Moncorvo regista mais de 6, e está num ponto exposto e desprotegido. Pinhão regista 8 para o mês mais frio e também no entanto, não está na melhor posição para atingir valores tão altos como as zonas mais quentes e abrigadas do Douro.

Na Régua, a 65 m (ou seja, ao nível do mar), a média do mês mais frio é de 8,0ºC. Pinhão, a 130 m, tem 7,8ºC. Moncorvo, a 415 m, já desce para os 6,4ºC.

Perto de Alfândega da Fé, são muito prováveis, uns 30 de média para Julho. Máxima 40 (+-), mínima 20(+-).

Desculpa, mas aí já te passaste um pouco. Alfândega da Fé está situada mais ou menos a 540 m. Se Moncorvo a 415 m tem média no mês mais quente de 24,4ºC, é óbvio que Alfândega da Fé não vai ter essa média exorbitante de 30ºC. Aliás, a média das máximas no mês mais quente em Moncorvo é de 30,9ºC.

O barlavento algarvio, penso que tem valores de média anual em torno dos 18 a 19, porque é uma zona com invernos em torno de 12, 12,5 e verões em torno dos 25-26. Isto de média claro.
É a minha opinião.

A estação da praia da rocha, em Portimão, tem média anual de 16,9ºC. Distante ainda da barreira dos 20ºC.

Em Portugal continental queres tu dizer? Em Portugal insular não tenho dúvidas nenhumas que há locais com maior média.
Em relação a Portugal continental, tenho 90 % de certeza que existem locais mais quentes que esse, até porque Córdoba, não atinge valores tão altos como atingiria em vales encaixados, porque a sua posição geográfica, nem sequer é favorecida nesse aspecto ( zona aberta, a ventos de SW), apesar de estar a uma boa distância do mar.

Olha que a 1º e 3º estação que o Dan postou não são de Córdoba ou Badajoz mas sim de localidades situadas nas respectivas provincias (Hornachuelos e Olivença).

Um dia comentei isto com um prof, que trabalhou no IMN, e ele disse-me: que o problema é que as estações nem sempre favorecem estas coisas, pois não estão situadas nos locais mais quentes ( falo de Portugal, porque de outros países parece que é mais ao contrário).
E como li no trabalho do INM, em relação às 3 regiões mais quentes de Portugal continental, as pessoas simplesmente deixaram de habitar estas regiões devido ao calor exagerado.

Eu acho que é ao contrário, há muitas estações nas zonas mais quentes de Portugal, e muito poucas nas zonas mais frias, para não dizer nenhuma.

Achas mesmo que as pessoas abandonam as suas terras habitadas por razões climáticas? Eu acho que é por razões sócio-económicas.

Desculpa lá ter retalhado tanto o meu post.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Para mim, esse estudo espanhol não dá validade ao registo de Riodades. O importante seria saber a quem pertencia a estação e as condições em que se encontrava. Nunca o vi mencionado em qualquer estudo ou em qualquer texto do IM. Parece-me um caso de má protecção do termómetro da radiação solar, que no século XIX não devia ser muito incomum. Repara naquele valor de Sevilha de 51ºC, a 30/07/1876. A estação pertencia ao instituto espanhol que na altura se encarregava das medições oficiais, e hoje o própio INM põe em causa esse valor (nesta página).



Pois, mas esse mesmo estudo também faz referência a que a média anual mais baixa em Portugal é de 13ºC, o que é completamente falso.

A ser verdade, uma média anual de 19ºC só se for no interior do Algarve, e acho muito dificil pois os invernos são mais frios que na costa. Faro tem média anual de 17,2ºC.



Isso, arranja lá esse estudo que estou ansioso por vê-lo. :)



Exacto, não são só os verões que contam para a média anual. Em regra, os locais menos quentes no verão são também os menos frios no inverno. A Amareleja é muito mais quente que Sines no verão, mas também é bastante mais fria no inverno.



As estações das quais disponho de dados e que estão mais perto do Guadiana são Campo Maior, Elvas e Mértola. No mês mais quente, a 1º tem média mensal de 25,2ºC, a 2º de 24,8ºC e a 3º de 25,0ºC, todas distantes de 28ºC ou 29ºC. Todas elas situam-se junto à fronteira longe do mar e a baixa altitude.



Na Régua, a 65 m (ou seja, ao nível do mar), a média do mês mais frio é de 8,0ºC. Pinhão, a 130 m, tem 7,8ºC. Moncorvo, a 415 m, já desce para os 6,4ºC.



Desculpa, mas aí já te passaste um pouco. Alfândega da Fé está situada mais ou menos a 540 m. Se Moncorvo a 415 m tem média no mês mais quente de 24,4ºC, é óbvio que Alfândega da Fé não vai ter essa média exorbitante de 30ºC. Aliás, a média das máximas no mês mais quente em Moncorvo é de 30,9ºC.



A estação da praia da rocha, em Portimão, tem média anual de 16,9ºC. Distante ainda da barreira dos 20ºC.



Olha que a 1º e 3º estação que o Dan postou não são de Córdoba ou Badajoz mas sim de localidades situadas nas respectivas provincias (Hornachuelos e Olivença).



Eu acho que é ao contrário, há muitas estações nas zonas mais quentes de Portugal, e muito poucas nas zonas mais frias, para não dizer nenhuma.

Achas mesmo que as pessoas abandonam as suas terras habitadas por razões climáticas? Eu acho que é por razões sócio-económicas.

Desculpa lá ter retalhado tanto o meu post.


Entre as estações estudadas, pelo trabalho publicado pelos espanhóis, havia variações entre 13 e 19ºc. Não foi dito que a temperatura mais baixa de todo o país seria 13 e a máxima 19ºc.
O estudo espanhol creio que dá validade ao registo de Riodades, porque se refere a ele como o ponto mais quente da Península ( continente), creio que pelo valor máximo alcançado lá ( 50,5).Uma má protecção em relação à radiação solar daria valores muito mais elevados. A 45 graus à sombra foram registados 65 ao sol...
Os 19 de média anual como disse não creio que sejam possíveis na costa algarvia, a ser ( hipoteticamente) seria junto ao Guadiana. Creio que o Vale do Guadiana atinge maiores valores, no Alentejo.
Faro tem uma média (1930-1960) de 17,8ºc.
O estudo arranjo sim senhor, até pergunto, para apressar as coisas se alguém tem acesso ao site antigo? Seria mais directo.
Amareleja tem temperaturas de inverno mais próximas de Sines, do que no verão ( a diferença é muito maior).
Nenhuma das estações referidas por si, estão em situação de chegar a bons valores ( falo de Campo Maior, Mértola e Elvas), em relação às 3 regiões mais quentes de que falei. É caso para dizer, ao pé dessas, são um monte fresquinho. Até porque nenhuma fica num vale,como nos vales que falei.
Em relação aos valores amenos ( tendo em conta a localização interior e Nordeste) de Régua e Pinhão ou Torre de Moncorvo, indicia claramente que em vales virados para S ou SE, os valores serão claramente mais altos.
Pinhão tem os 25 de média para Julho, e tem estes valores estando onde está, nem sendo sequer considerado um dos pontos quentes durienses.
Em relação a Alfândega da Fé, nunca mencionei que era lá o local, mas que era perto do local, até porque há grandes desníveis de altitude na zona. A zona de Cerejais , conhece?
Em relação às localizações que o Dan, forneceu, acredito em microclimas, por isso é que me tenho dado ao trabalho de vir aqui responder, senão não andava aqui a perder tempo.
A estação da Praia da Rocha não me diz muito, pensava antes em outros locais... E nunca disse que na costa algarvia faziam 20 de média anual. Se ler o meu post verá.;)
Se houvesse mais estações nas zonas quentes de Portugal, eu decerto, nem precisava de vir aqui explicar estas coisas, pois já estaria exemplificado e explicado. Em relação às zonas frias, além das Penhas Douradas e de Bragança ( serra da Nogueira, por exemplo), deviam pôr uma na Torre e outra no Pico ( Açores).
Aliadas também às condições sócio-económicas estão as condições climáticas. Estas condições tanto quanto sei também determinam a vida fortemente agrícola dessas populações. A história humana tá cheia desses exemplos. Eu, por exemplo, na escolha para um terreno de produção de plantas ornamentais estou interessado na zona oeste e não no alentejo... Porque será? Quero bem estar e resultados acima de tudo ( sem grandes custos de produção).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
é assim para mim apenas tem validade as estações meteorológicas oficiais ..porque é aí que se pode registar os valores de forma oficial e garantido que os valores são bem tirados ...
Eu tb podia tirar os valores dentro do meu depósito no Verão que certamente ultrapassaria os 50º
Por vezes mesmo dentro da mesma cidade chega-se a registar valores com diferenças de 6/7º...
Existem também locais em Portugal (estilo vales com montanhas á volta) em que no Verão deverá funcionar como um autêntico poço .. a aí é possível que se acumule um ar bastante quente e que em ondas de calor chegue quase aos 50º...
Mas mantenho não se pode registar valores assim ......
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Dei uma vista de olhos no link que o Vince aqui colocou e reforcei a ideia que tinha.


Esse valor de Riodades não tem condições para ser aceite como válido, tal como também não têm aqueles valores que normalmente se consideravam como os recordes de temperatura. Valores que não terão sido recolhidos em condições minimamente aceitáveis.

57,7ºC - El Azizia, na Líbia (13 de Setembro de1922)

56,7ºC - Death Valley, California. (10 de Julho de 1913)

50ºC - Sevilha (4 de Agosto de 1881)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Dei uma vista de olhos no link que o Vince aqui colocou e reforcei a ideia que tinha.



Esse valor de Riodades não tem condições para ser aceite como válido, tal como também não têm aqueles valores que normalmente se consideravam como os recordes de temperatura. Valores que não terão sido recolhidos em condições minimamente aceitáveis.

57,7ºC - El Azizia, na Líbia (13 de Setembro de1922)

56,7ºC - Death Valley, California. (10 de Julho de 1913)

50ºC - Sevilha (4 de Agosto de 1881)

Esse link já andou cá umas 3 vezes.Não é nada que não se saiba já há algum tempo. E sinceramente não me diz muito, porque também não tem nada de oficial.
 
Última edição:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Eu acho que quando há dúvidas, como no caso Riodades, o valor não deve ser considerado.

Chegou mesmo a existir um abrigo meteorológico em Riodades? Se sim, durante quanto tempo? Existem mais registos ou só escapou esse valor de 50,5ºC?
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Esse link já andou cá umas 3 vezes.Não é nada que não se saiba já há algum tempo. E sinceramente não me diz muito, porque também não tem nada de oficial.

Muitos desses valores foram obtidos em condições deficientes, o próprio INM reconhece alguns casos em que isso ocorreu.

En muchas publicaciones entre ellas en los “RECORDS GUINNES”, se da como record en España los 51ºC de temperatura registrada en Sevilla el 30 de julio de 1876.
Pero este dato se midió con un instrumental instalado en unas condiciones técnicas deficientes, en la cúpula de la Iglesia de la Anunciación, donde estaba el termómetro en una garita tipo facistol, protección conocida también como del tipo Montsouris.

...existe un registro de 48,8ºC en Cazalla (Sevilla) el 30 de agosto de 1926, que casi con seguridad es un dato erróneo pero que consta en los archivos.

http://www.inm.es/web/sup/ciencia/divulga/efemerides/efemerides.html
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Eu não me referi ao recorde de Sevilha. Eu falei de Riodades...;)

Mas eu tenho sérias dúvidas sobre esse valor de Riodades.

Chegou mesmo a existir um abrigo meteorológico em Riodades? Se sim, durante quanto tempo? Existem mais registos ou só escapou esse valor de 50,5ºC?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu acho que quando há dúvidas, como no caso Riodades, o valor não deve ser considerado.

Chegou mesmo a existir um abrigo meteorológico em Riodades? Se sim, durante quanto tempo? Existem mais registos ou só escapou esse valor de 50,5ºC?

Bom, melhor mesmo era contactar o INM, a Câmara municipal local, saber onde é que os espanhóis foram buscar os dados ( duvido que o tirassem da net).
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Bom, melhor mesmo era contactar o INM, a Câmara municipal local, saber onde é que os espanhóis foram buscar os dados ( duvido que o tirassem da net).

Às vezes aparecem erros, mesmo em publicações de organismos oficiais.

Também já vi um valor de 49,0ºC de máxima absoluta para a Marinha Grande, série 1931-1960.

Só pode ser uma gralha.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Bom, só para me referir aos primeiros posts deste tópico, é o seguinte:
Conheço Foz Côa e os vales da região no Verão, e há 7 anos atrás estive no Death Valley durante 1 dia, e caramba, é ridículo comparar os 2 locais quanto ao potencial para temperaturas extremas... só para dar o exemplo, estive lá em 1 de Outubro e a temperatura nesse dia esteve em 113F = 45C - suponho que na zona do Douro em Outubro deve ficar um pouco longe... - O ambiente de lá não tem nada a ver, é um vale desértico entre 2 cordilheiras de altas montanhas, sentimo-nos como numa panela gigante...
Ah, eles não fecham o parque no Verão, a estrada que o atravessa é uma das ligações Nevada/Califórnia, mas convém fazer como eu fiz, dentro do carro com o ar condicionado ligado... no centro de visitantes têm 4 sensores automáticos de temperatura ligados a vários pontos do parque incluindo ao ponto mais baixo, Badwater, mas só o registo do Centro é que deve ser oficial...se tiver algum interesse posso postar umas fotos só para verem a diferença de ambiente...
Resumindo a minha opinião, acho que para um record do Death valley de 57C, acredito quanto muito que se atinjam nos vales do Douro valores perto do record da Amareleja.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Bom, só para me referir aos primeiros posts deste tópico, é o seguinte:
Conheço Foz Côa e os vales da região no Verão, e há 7 anos atrás estive no Death Valley durante 1 dia, e caramba, é ridículo comparar os 2 locais quanto ao potencial para temperaturas extremas... só para dar o exemplo, estive lá em 1 de Outubro e a temperatura nesse dia esteve em 113F = 45C - suponho que na zona do Douro em Outubro deve ficar um pouco longe... - O ambiente de lá não tem nada a ver, é um vale desértico entre 2 cordilheiras de altas montanhas, sentimo-nos como numa panela gigante...
Ah, eles não fecham o parque no Verão, a estrada que o atravessa é uma das ligações Nevada/Califórnia, mas convém fazer como eu fiz, dentro do carro com o ar condicionado ligado... no centro de visitantes têm 4 sensores automáticos de temperatura ligados a vários pontos do parque incluindo ao ponto mais baixo, Badwater, mas só o registo do Centro é que deve ser oficial...se tiver algum interesse posso postar umas fotos só para verem a diferença de ambiente...
Resumindo a minha opinião, acho que para um record do Death valley de 57C, acredito quanto muito que se atinjam nos vales do Douro valores perto do record da Amareleja.

Agradeço-lhe que leia melhor o que foi aqui escrito.
Ninguém fez essa comparação.
Quanto ao vale do Douro, aguarde por mais informações.