Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O Douro, acho que é mais quente que o Alentejo e possivelmente chegou aos 51º :hehe:

Mais no quente no verão? Em médias gerais mensais, em médias de máximas ou em máximos absolutos?
Sinceramente não tenho a certeza, relativamente a ambas essas regiões, sobretudo se compararmos Vale do Guadiana com o Vale do Douro...
Também convém não esquecer o Vale do Tejo.
Mas na minha opinião, parece-me é que o Vale do Douro e do Tejo, atingem maiores médias de máximas mensais e mais provavelmente também médias gerais mensais mais altas do que o Guadiana, devido à tendência que as regiões mais rochosas têm para manter mais calor à noite.
Tanto Douro como Tejo, parecem-me ser mais rochosos que o Guadiana, mas isto ainda está tudo muito a crú, falta mais investigação.
Mas parece-me de facto, que alguns locais da Beira Baixa têm mínimas de verão, mais altas que muitos locais do Alentejo (como Zebreira ou Idanha-a Nova), mas também sem dados das mínimas do Vale do Tejo ( uma zona muito mais quente que essas 2 localidades), e do Guadiana, torna-se difícil ter certezas absolutas, pois estas podem ser diferentes dos outros locais da Beira Baixa ou da Bacia do Guadiana, respectivamente.
Outro aspecto importante e que dificulta um pouco esta análise de aproximação teórica, é o facto de nem sempre haver correlação espacial , entre locais com máximos absolutos mais altos com os de maior média mensal ou os de maiores médias de máximas mensais...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Mais no quente no verão? Em médias gerais mensais, em médias de máximas ou em máximos absolutos?
Sinceramente não tenho a certeza, relativamente a ambas essas regiões, sobretudo se compararmos Vale do Guadiana com o Vale do Douro...
Também convém não esquecer o Vale do Tejo.
Mas na minha opinião, parece-me é que o Vale do Douro e do Tejo, atingem maiores médias de máximas mensais e mais provavelmente também médias gerais mensais mais altas do que o Guadiana, devido à tendência que as regiões mais rochosas têm para manter mais calor à noite.
Tanto Douro como Tejo, parecem-me ser mais rochosos que o Guadiana, mas isto ainda está tudo muito a crú, falta mais investigação.
Mas parece-me de facto, que alguns locais da Beira Baixa têm mínimas de verão, mais altas que muitos locais do Alentejo (como Zebreira ou Idanha-a Nova), mas também sem dados das mínimas do Vale do Tejo ( uma zona muito mais quente que essas 2 localidades), e do Guadiana, torna-se difícil ter certezas absolutas, pois estas podem ser diferentes dos outros locais da Beira Baixa ou da Bacia do Guadiana, respectivamente.
Outro aspecto importante e que dificulta um pouco esta análise de aproximação teórica, é o facto de nem sempre haver correlação espacial , entre locais com máximos absolutos mais altos com os de maior média mensal ou os de maiores médias de máximas mensais...

Provas??? Cadê delas??? onde estão esses tais registos dos 51º graus sei lá 60ºgraus da Bacia do Douro?? será em Mirandela? em Torrão?Foz Coa?Sampaio? e será que a Bacia do Douro é assim tão quente e escaldante?

eu no post sobre diversidade climatica apresentei 4,5,6 aspectos e comprovei-os para afirmar as proximidades do nosso clima com o clima sentido no norte de Espanha e Oeste de França.... Espero que apresentam dados que comprovem que na Bacia do Douro tenha alguma vez feito 50º graus... porque falar é facil....
Tenho muitas duvidas que a Bacia do Douro seja assim tão desertica e quente como alguns aqui pintam.... muitas mesmo e tenho quase a certeza que as localidades que atras referi são muito menos quentes que Amareleja ou Barrancos....mas provem o contrario...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Provas??? Cadê delas??? onde estão esses tais registos dos 51º graus sei lá 60ºgraus da Bacia do Douro?? será em Mirandela? em Torrão?Foz Coa?Sampaio? e será que a Bacia do Douro é assim tão quente e escaldante?

eu no post sobre diversidade climatica apresentei 4,5,6 aspectos e comprovei-os para afirmar as proximidades do nosso clima com o clima sentido no norte de Espanha e Oeste de França.... Espero que apresentam dados que comprovem que na Bacia do Douro tenha alguma vez feito 50º graus... porque falar é facil....
Tenho muitas duvidas que a Bacia do Douro seja assim tão desertica e quente como alguns aqui pintam.... muitas mesmo e tenho quase a certeza que as localidades que atras referi são muito menos quentes que Amareleja ou Barrancos....mas provem o contrario...

O vale do douro está geograficamente quase isolado das areas em redor, o que faz com que tenha invernos um pouco mais amenos que a periferia e verões muito mais quentes.

Mesmo Bragança, a 650m, está muito isolada....tal como boa parte do NE, devido as montanhas que se estendem entre o geres e a serra da estrela....a prova disso é, por exempo, hoje a intrusão tropical que já afecta todo o pais estar a ser bloqueada nos niveis baixos, o que faz com que Bragança esteja agora com 4º, quando o litoral e a região sul já estão acima de 15º e mesmo aos 850hpa estejam uns 7-8º:)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Tenho muitas duvidas que a Bacia do Douro seja assim tão desertica e quente como alguns aqui pintam....

Fotos deste mês, desde o museu de Foz Coa

009.jpg


011.jpg


013.jpg


créditos das fotos: fmar
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Provas??? Cadê delas??? onde estão esses tais registos dos 51º graus sei lá 60ºgraus da Bacia do Douro?? será em Mirandela? em Torrão?Foz Coa?Sampaio? e será que a Bacia do Douro é assim tão quente e escaldante?.

Onde é que eu disse que tinham feito 51ºc?



eu no post sobre diversidade climatica apresentei 4,5,6 aspectos e comprovei-os para afirmar as proximidades do nosso clima com o clima sentido no norte de Espanha e Oeste de França....

Sim, isso fica no outro tópico...


Tenho muitas duvidas que a Bacia do Douro seja assim tão desertica e quente como alguns aqui pintam.... muitas mesmo e tenho quase a certeza que as localidades que atras referi são muito menos quentes que Amareleja ou Barrancos....mas provem o contrario...

Por favor, tanto «latim» gasto a falar em offtopic e a dizer coisas que eu não disse não é uma boa gestão de esforço e recompensa. Uma sincera e amiga sugestão, se lhe irrita tanto este tópico e não tem nada de útil para acrescentar, evite postar aqui. :)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu já passei uma semana no Rosmaninhal, uma aldeia no Tejo Internacional; foi durante o mês de Julho, e fiquei surpreendido com as temperaturas nocturnas, era uma sensação térmica idêntica àquela que se sente no Algarve durante as noites estivais tropicais. E os dias no Tejo Internacional e nos vales dos seus afluentes são escaldantes.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

mas ainda alguém tem dúvidas que no interior do Alentejo já atingimos os 50ºc???:huh:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

mas ainda alguém tem dúvidas que no interior do Alentejo já atingimos os 50ºc???:huh:

Provavelmente não, a temperatura máxima registada no Alentejo foram 47.3º C ( se não estou enganado ) no Agosto quente de 2003 na Amareleja , mas isso depende do tipo de relevo, zonas, etc.

Claro que em muitos termómetros como o da farmácia da Amareleja esses valores já foram ultrapassados, mas não têm fiabilidade.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
50ºC na Amareleja é perfeitamente normal assim como 45ºC em Serpa

Bem o recorde na Amareleja é 47,3ºC a 1 de Agosto de 2003, se atingiu 50ºC não sei quando foi.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
50ºC na Amareleja é perfeitamente normal assim como 45ºC em Serpa

Luis Mestre:

Você continua a ter um comportamento neste fórum que eu sinceramente não entendo.

Foram explicados que os valores que foi registando nos últimos tempos são completamente errados. Pensava que já tivesse compreendido que não pode fazer análises climatológicas baseados em dados de 2 ou 3 anos, muito menos quando esses dados são errados. Não, não é comum Serpa atingir 45ºC, não pode fazer uma análise climatológica com dados errados, e não pode caracterizar o clima de uma região baseada em dados pontuais e inflacionados. Só dados oficiais permitem caracterizar o clima de uma região! Tudo o resto são meras suposições.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)