Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

para vocês só tem fiabilidade o que vos interessa

Só tem fiabilidade um termómetro colocado como deve ser, protegido pelo RS de uma estação competente para fazer tal avaliação, neste caso, o organismo oficial em Portugal que permite fazer medições com rigor e com veracidade é o Instituto de Meteorologia.

Mas meu amigo, digo-lhe mais, experimente a colocar-se directamente ao sol para sentir a temperatura no seu organismo, com certeza que irá sentir mais temperatura do que aquela que realmente está, como entrar num carro estacionado ao Sol durante o Verão, ou não?

Para concluir digo-lhe que o meu carro já marcou 60º C, coisa que nunca aconteceu em Portugal... nem lá perto esteve, deveria eu acreditar nos tais 60 graus?
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
ainda em 2010 os 50ºC na amareleja foram notícia

Pois foram, é pra isso que servem os termómetro das farmácias e afins, pra dar ao senso comum falsas noções de calor, se lá estiverem indicados 70ºC as pessoas acreditam, e até acham que deviam ser noticiadas. As próprias pessoas na Amereleja disseram que nunca estiveram 50ºC na Amareleja e que a noticia era completamente errada.

Termómetros de rua existem para quê?
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

eu ao sol tambem já registei 60ºC e claro que não acredito nesse resultado visro que era ao sol, agora os 46ºC que registei o ano passado esses niguem me os tira
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

eu ao sol tambem já registei 60ºC e claro que não acredito nesse resultado visro que era ao sol, agora os 46ºC que registei o ano passado esses niguem me os tira

Como estava o termómetro? Estava conforme o estipulado para uma medição credível e acertada?
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

O que marcou 60ºc era um analógico completamente exposto á radiação solar .
O que registou 46ºc é um incluído no anemometro com protecção da acção directa do sol
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Caro Luís Mestre,

Não sei porque continua a teimar em achar que deve impor as regras sobre a ciência das temperaturas.

Com o devido respeito, faz-me lembrar Nietzsche : "Teimosia é firmeza de carácter adulterada pela estupidez."

Não existe oficialmente nenhum valor de 50ºC registado em Portugal, nem oficiosamente numa estação minimamente fiável, algo que a sua também está ainda longe de ser.
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

E -20 já foi registado, na Torre??;)
Mas sem ter sido num dia de vento, já que isso é mais vulgar;)
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Em relacção ao tópico, no wikipédia mostra uma frase dos -20ºC em Portugal (Na Serra da Estrela)

Nas zonas mais altas da serra situa-se a Estância de Esqui Vodafone, a única estância de esqui de Portugal, desenvolvendo-se a mesma nas encostas da serra que pertencem à freguesia de Loriga. As temperaturas mais baixas de Portugal são habitualmente registadas no cume da serra da Estrela, com mínimas que ocasionalmente podem atingir a marca de -20°C no Inverno.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

De WindChill quase certamente foi registado, não ? :thumbsup:

Confirmem..

Já tive na Serra com -6 e o windchill nos -18 devido ao vento.. é lá perto desses -20.

Andres, a mínima oficial registada na Serra foi de -16, não me lembro agora da data mas não foi na torre, foi nas penhas douradas.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Andres, a mínima oficial registada na Serra foi de -16, não me lembro agora da data mas não foi na torre, foi nas penhas douradas.

O valor mais baixo registado oficialmente em Portugal é de -16.0ºC, nas Penhas da Saúde, no dia 04.Fevereiro.1954 e 12.Fevereiro.1956.
Em Miranda do Douro, também já se registaram -16.0ºC no dia 16.Janeiro.1945 ;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

mas ainda alguém tem dúvidas que no interior do Alentejo já atingimos os 50ºc???:huh:

Acredito que seja muito possível que já se tenha atingido esse valor, contudo tal ainda não foi oficialmente documentado.
Quem conhece o Baixo alentejo, de verdade, sabe muito bem que o local da estação da Amareleja, não é o mais quente, nem de perto.
Talvez daqui a algum tempo os 50ºc sejam registados.
O mesmo aplico para o valor de -20 nas zonas mais frias...


PS: Muita gente aqui parece que nunca viu como está instalada a estação da Amareleja...
Dizem que se deve seguir as regras internacionais, mas acham que esta obedece a essas regras?
É que o mais chocante facto, é que a estação da Amareleja está à sombra ( pelo menos durante parte do dia), quando não o devia e ainda assim atingiu aqueles valores...