Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

A estação está fixa na parede e o que a prece não é um rs é apenas para proteger da acção da radiação solar
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

para vocês só tem fiabilidade o que vos interessa

Uma coisa é desconhecimento, outra é a ignorância ou estupidez. Já lhe tentei demonstrar que ainda há dias a sua estação tinha uns bons 4ºC de erro em dias de forte radiação solar, mas parece que de nada serviu . Com atitudes dessas não é bem vindo por cá, engane-se apenas a si próprio.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Caro belem...

Fico triste que um membro que tanto respeito neste fórum, tenha uma frase tão demagógica sobre o caso em apreço.

Estou calmo e bem disposto, lamento se ofendi alguém.
Repare, que não foi só com o Luís que isto já aconteceu, mas já tem sido com alguns membros...
Daí isto já se torna algo engraçado...
Normalmente quando é abaixo ninguém diz nada, quando é acima, aparece quase sempre alguém...



Se há algo que neste fórum sempre se valorizou são os registos dos seus users e, obviamente, tentar aconselhar o melhor possível para que os registos sejam os mais fidedignos possíveis. Portanto no seu entender existe uma implicação por determinado registo apenas porque se chama atenção e se aconselha um user que chega a ter mais 6ºC que uma estação de referência próxima,.

Qual é essa estação?


e que sabendo que os valores estão errados vai vagueando de tópico em tópico referindo que os valores são verdadeiros, ou tentando provar teorias que não correspondem à realidade.,.

Sobre isso não tenho nada a dizer.
Como disse deve-se tirar fotos às estações. Aposto que vão haver muitas surpresas.


.
Aliás se algo começa a chatear verdadeiramente em alguns tópicos é esta paranoia de se quererem provar teorias com dados isolados ou mal medidos que a minha terra ou o meu quintal é mais frio ou mais quente que o quintal do vizinho... Ainda por cima sabe do que eu falo, ainda por cima esteve tão bem inúmeras vezes quando chamou a atenção de muitas pessoas em diversos tópicos, de forma correcta, para erros que cometiam na sua análise.
Sinceramente não entendo...

Acha que eu estou a defender que os dados do Luís são oficiais ou rigorosamente bem medidos?
Ainda que eu acredite plenamente que hajam zonas muito mais quentes no Vale do Guadiana que Serpa ou Amareleja e que hajam variações por vezes assinaláveis em poucas distâncias, só darei mais valor às medições do Luís quando vir mais dados sobre a sua instrumentação.
Outra coisa que me faz um pouco de confusão, é a probabilidade haver quem o critique e também não cumpre minimamente as regras de medição...
Daí a sugestão de haver um tópico com fotos e descrições das estações. :)
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Aceitei todas as vossas sugestões e acho qeu as minhas medições já estão mais correctas agora depois de ter colocado uma protecção .
Agora as temperaturas já estão mais próximas das outras.
OBRIGADO A TODOS PELAS DICAS E DESCULPEM QUALQUER COISINHA.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Outra coisa que me faz um pouco de confusão, é a probabilidade haver quem o critique e também não cumpre minimamente as regras de medição...
Daí a sugestão de haver um tópico com fotos e descrições das estações. :)

Apenas gostaria se essa crítica refere-se a mim ou foi algo ao acaso, ou então deverá ajudar esse membro a corrigir os erros.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

A estação está fixa na parede e o que a prece não é um rs é apenas para proteger da acção da radiação solar

Não é um RS mas protege da radiação solar? Pensei que um RS (Radiation Shield), que em português poderá significar “Protector de radiação Solar”, servisse para proteger da mesma. :D
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

O que quis dizer é que não é um rs muito elaborado como a maioria
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Agora é que reparei que o teu sensor está perto de uma parede. Quando olhei para a foto pareceu-me uma mesa... é normal que tenhas essas máximas..ora parede branca com o sol a incidir, óbvio.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Belém, ninguém discute quando as temperaturas são mais baixas porque realmente é muito complicado conseguir temperaturas mais baixas que as reais. Ou será que existe radiação "insular"? Pura demagogia...

Podem falar no que quiserem, discutirem todas as formas possíveis e imaginárias de ter os dados da temperatura. Mas existem recomendações básicas e é por essas que temos que nos reger. No verão vou fazer uma fogueira por baixo da minha estação e depois chego aqui ao fórum e digo que a máxima foi de 150ºC.

Como disse o Vitamos, "eu aqui tenho mais 1ºC que no quintal do vizinho". Ridículo...

Sr. Luis Mestre, essa protecção não melhora nada e nem fica melhor e explico-lhe porquê, tome atenção. Porque os valores eram errados e continuam errados. Seja por diferença de 6ºC ou de 3ºC continuam ERRADOS. Será que custa muito a perceber?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Belém, ninguém discute quando as temperaturas são mais baixas porque realmente é muito complicado conseguir temperaturas mais baixas que as reais. Ou será que existe radiação "insular"? Pura demagogia...


Muito complicado? Depende, se a estação estiver à sombra, já está a violar os regulamentos.
Daí a minha sugestão de se colocar fotos e dados sobre a estação de cada membro ( de quem quiser colaborar claro). :)


Podem falar no que quiserem, discutirem todas as formas possíveis e imaginárias de ter os dados da temperatura. Mas existem recomendações básicas e é por essas que temos que nos reger. No verão vou fazer uma fogueira por baixo da minha estação e depois chego aqui ao fórum e digo que a máxima foi de 150ºC.
Como disse o Vitamos, "eu aqui tenho mais 1ºC que no quintal do vizinho". Ridículo...

Também acho.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Muito complicado? Depende, se a estação estiver à sombra, já está a violar os regulamentos.
Daí a minha sugestão de se colocar fotos e dados sobre a estação de cada membro ( de quem quiser colaborar claro). :)

Não obrigatoriamente. No caso da Amareleja sim, mas numa zona montanhosa existe a sombra natural da montanha que pode deixar uma estação à sombra durante parte do dia.

Mas aceito a sugestão e vou criar um tópico fixo nos "Instrumentos Meteorológicos" para cada membro colocar pelo menos uma foto da estação e condições de instalação.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não obrigatoriamente. No caso da Amareleja sim, mas numa zona montanhosa existe a sombra natural da montanha que pode deixar uma estação à sombra durante parte do dia..

Sempre entendi que deve estar sempre exposta ao sol.
Se calhar li mal ou estou errado... :huh:

Mas aceito a sugestão e vou criar um tópico fixo nos "Instrumentos Meteorológicos" para cada membro colocar pelo menos uma foto da estação e condições de instalação.

Muito bem! :)
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Sempre entendi que deve estar sempre exposta ao sol.
Se calhar li mal ou estou errado... :huh:

O hotSpot estava a falar nos locais onde o sol não bate durante todo o dia no Inverno, locais como tenho aqui a 800 mt.

Num caso de abrigo por aspiração de ar, como é o caso da minha estação, nao interessa se ela está á sombra, mas sim do local de onde provém o ar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu no passado mês de Janeiro a quando duma estadia no interior centro tive um sensor desprotegido da antiga estação Lidl (a torre) no parapeito duma janela, janela essa que em frente tinha ainda uma placa de cimento, num dia de sol e sem vento, e registei 27ºC de temperatura. Estimei na altura o erro nuns 10ºC ou mesmo um pouco mais. Quem não quiser compreender porque isto acontece e do que pode fazer para menorizar o problema, acho que não vale a pena andar por aqui, estará apenas a perder o seu tempo. Eu na minha habitação habitual não tenho condições para ter uma estação, para além dum parapeito, e quando comprei a minha primeira estação rapidamente percebi que não valia a pena fiar-me nos dados dela em certas condições, pelo que optei por nunca reportar esses dados. Era tão evidente que estaria a enganar-me a mim próprio.

E belem, já agora, como o JR uma vez muito bem explicou, não é liquido que a sombra das árvores da Amareleja minimizem as máximas. Infelizmente as condições da estação são defeituosas como se falou na altura, e as árvores (a sombra) tanto pode prejudicar uma máxima, como o arvoredo denso pode impedir alguma ventilação do local, o que poderia originar máximas mais elevadas em relação a uma instalação com melhores condições. Não sabemos, não se pode afirmar uma coisa ou outra.
De qualquer forma, o assunto era da estação do Luis Mestre, que na 5ªfeira passada registou 29,6ºC, e se percebes alguma coisa disto, sempre presumi que sim, sabes como qualquer um de nós que estava muito errada por razões facilmente explicáveis. E quanto às mínimas, também saberás que um sensor exposto não sofre tanto deste problema, pelo menos com esta dimensão.

E isto nada tem a ver com quentes ou frios, porque eu até sou dos que acho que sim, que é possível algures termos tido um dia os 50ºc, simplesmente esses 50ºc tem que ser medidos como deve ser, enquanto não são, pouco mais há a dizer.