Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por belem 10 Out 2007 às 20:38.

1. MeteoAlentejo

MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2011
    Local:
    Serpa
    Re: 50º graus em Portugal e porque não -20º???? Realidade ou especulação???

Aceitei todas as vossas sugestões e acho qeu as minhas medições já estão mais correctas agora depois de ter colocado uma protecção .
    Agora as temperaturas já estão mais próximas das outras.
    OBRIGADO A TODOS PELAS DICAS E DESCULPEM QUALQUER COISINHA.

2. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal

Apenas gostaria se essa crítica refere-se a mim ou foi algo ao acaso, ou então deverá ajudar esse membro a corrigir os erros.

3. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra

Não, não se refere a ti, nem a ninguém em especial... ;)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra

Não é um RS mas protege da radiação solar? Pensei que um RS (Radiation Shield), que em português poderá significar “Protector de radiação Solar”, servisse para proteger da mesma. :D

5. MeteoAlentejo

MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2011
    Local:
    Serpa

O que quis dizer é que não é um rs muito elaborado como a maioria

6. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra

Agora é que reparei que o teu sensor está perto de uma parede. Quando olhei para a foto pareceu-me uma mesa... é normal que tenhas essas máximas..ora parede branca com o sol a incidir, óbvio.

7. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Belém, ninguém discute quando as temperaturas são mais baixas porque realmente é muito complicado conseguir temperaturas mais baixas que as reais. Ou será que existe radiação "insular"? Pura demagogia...

Podem falar no que quiserem, discutirem todas as formas possíveis e imaginárias de ter os dados da temperatura. Mas existem recomendações básicas e é por essas que temos que nos reger. No verão vou fazer uma fogueira por baixo da minha estação e depois chego aqui ao fórum e digo que a máxima foi de 150ºC.

Como disse o Vitamos, "eu aqui tenho mais 1ºC que no quintal do vizinho". Ridículo...

Sr. Luis Mestre, essa protecção não melhora nada e nem fica melhor e explico-lhe porquê, tome atenção. Porque os valores eram errados e continuam errados. Seja por diferença de 6ºC ou de 3ºC continuam ERRADOS. Será que custa muito a perceber?

8. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra

Muito complicado? Depende, se a estação estiver à sombra, já está a violar os regulamentos.
    Daí a minha sugestão de se colocar fotos e dados sobre a estação de cada membro ( de quem quiser colaborar claro). :)

Também acho.

9. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Não obrigatoriamente. No caso da Amareleja sim, mas numa zona montanhosa existe a sombra natural da montanha que pode deixar uma estação à sombra durante parte do dia.

Mas aceito a sugestão e vou criar um tópico fixo nos "Instrumentos Meteorológicos" para cada membro colocar pelo menos uma foto da estação e condições de instalação.

10. belem

belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Out 2007
    Local:
    Sintra
    Sempre entendi que deve estar sempre exposta ao sol.
    Se calhar li mal ou estou errado... :huh:

Muito bem! :)

11. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    O hotSpot estava a falar nos locais onde o sol não bate durante todo o dia no Inverno, locais como tenho aqui a 800 mt.

Num caso de abrigo por aspiração de ar, como é o caso da minha estação, nao interessa se ela está á sombra, mas sim do local de onde provém o ar.

12. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Eu no passado mês de Janeiro a quando duma estadia no interior centro tive um sensor desprotegido da antiga estação Lidl (a torre) no parapeito duma janela, janela essa que em frente tinha ainda uma placa de cimento, num dia de sol e sem vento, e registei 27ºC de temperatura. Estimei na altura o erro nuns 10ºC ou mesmo um pouco mais. Quem não quiser compreender porque isto acontece e do que pode fazer para menorizar o problema, acho que não vale a pena andar por aqui, estará apenas a perder o seu tempo. Eu na minha habitação habitual não tenho condições para ter uma estação, para além dum parapeito, e quando comprei a minha primeira estação rapidamente percebi que não valia a pena fiar-me nos dados dela em certas condições, pelo que optei por nunca reportar esses dados. Era tão evidente que estaria a enganar-me a mim próprio.

E belem, já agora, como o JR uma vez muito bem explicou, não é liquido que a sombra das árvores da Amareleja minimizem as máximas. Infelizmente as condições da estação são defeituosas como se falou na altura, e as árvores (a sombra) tanto pode prejudicar uma máxima, como o arvoredo denso pode impedir alguma ventilação do local, o que poderia originar máximas mais elevadas em relação a uma instalação com melhores condições. Não sabemos, não se pode afirmar uma coisa ou outra.
    De qualquer forma, o assunto era da estação do Luis Mestre, que na 5ªfeira passada registou 29,6ºC, e se percebes alguma coisa disto, sempre presumi que sim, sabes como qualquer um de nós que estava muito errada por razões facilmente explicáveis. E quanto às mínimas, também saberás que um sensor exposto não sofre tanto deste problema, pelo menos com esta dimensão.

E isto nada tem a ver com quentes ou frios, porque eu até sou dos que acho que sim, que é possível algures termos tido um dia os 50ºc, simplesmente esses 50ºc tem que ser medidos como deve ser, enquanto não são, pouco mais há a dizer.

13. MeteoAlentejo

MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Jan 2011
    Local:
    Serpa
    quando registei os 29,6ºc ainda não tinha a estação protegida da radiação.
    e claro se a torre ficar exposta ao sol vai dar mais temperaturas pois essa não está preparada para sol

14. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    Podes-me dizer qual era a distancia aproximada entre o sensor e essa placa?

Partilhar esta Página