Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se essa estação tem muitas vezes registos inferiores aos de Beja, certamente não terá os mesmos valores de Serpa ( eventualmente, nem sequer muito semelhantes).
O Alentejo, conhece variações interessantes, que não têm só em conta a altitude, mas também a exposição a certos ventos, o tipo de solos, etc, etc...
Por exemplo, de Portel ao Alqueva, notei uma diferença substancial de valores, em dois dias de Maio que lá estive. Claro que não dá para tirar grandes conclusões, mas como desloquei-me de um local ao outro ( e com pouca diferença horária), consegui sentir e bem, as diferenças de temperatura.

E se há essas diferenças nas temperaturas diurnas, imagina nas noites de inversões térmicas como estas últimas, chega a haver diferenças de 5ºC em poucas centenas de metros.

Quanto aos valores de Beja e Serpa, basta ver o tal mapa que puseste há uns anos, para se ver que não há grande diferença entre os dois locais.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Por acaso, a estação de Mértola (Vale Formoso) (37° 45' lat. N, 7° 33' long. O, 190m de altitude) situa-se a cerca de 10 km em linha recta das minas de São Domingos, e a 8 km do local que tu mostraste. E numa região relativamente plana, pelo menos é o que parece no Google Earth. Até me espanta um pouco que não se obtenham valores mais elevados nesta estação, que muitas vezes tem registos inferiores a Beja. Em teoria, situando-se a uma cota muito semelhante a Serpa, e ficando a uma distância parecida do Guadiana, os registos desta EMA devem ser idênticos aos de Serpa.

Neste documento vê-se o enquadramento desta EMA, e até há fotos dela:

http://www.cpada.pt/attachments/Centro_Experimental_de_Erosao_de_Vale_Formoso.pdf

Na imagem de radar do IM as EMAS´s aparecem com bolinhas escura..tinha ideia que fosse mais longe...sorry:)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
E se há essas diferenças nas temperaturas diurnas, imagina nas noites de inversões térmicas como estas últimas, chega a haver diferenças de 5ºC em poucas centenas de metros.

Quanto aos valores de Beja e Serpa, basta ver o tal mapa que puseste há uns anos, para se ver que não há grande diferença entre os dois locais.

Inversões térmicas não acontecem da mesma forma em todas as zonas baixas.
Há zonas mais propensas a essas variações que outras.

E há diferenças entre Beja e Serpa, sim, podem não ser muito grandes, mas já são algo assinaláveis.

Aliás, a apenas poucos kms a Leste de Beja e junto ao Vale do Guadiana, existe uma zona, que até é bem mais quente que Beja.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu actualmente confesso que já nem acredito muito nos 47ºC oficiais de 2003 na Amareleja pelo que fui percebendo nos últimos anos sobre o estado deficiente de medição de dados em certas estações, entre as quais a Amareleja.
Portanto, esta discussão vai prolongar-se de forma estéril até ao dia em que alguém resolva pôr mãos à obra, e medir no terreno como deve ser.

Basicamente para mim os 50ºC estão hoje muito mais longe do que estavam para mim há uns anos atrás. Mas ficaria mesmo muito feliz no dia em que alguém desafiasse com dados credíveis isto que acabei de dizer. Mas não me parece que isso aconteça.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Eu actualmente confesso que já nem acredito muito nos 47ºC oficiais de 2003 na Amareleja pelo que fui percebendo nos últimos anos sobre o estado deficiente de medição de dados em certas estações, entre as quais a Amareleja.
Portanto, esta discussão vai prolongar-se de forma estéril até ao dia em que alguém resolva pôr mãos à obra, e medir no terreno como deve ser.

Basicamente para mim os 50ºC estão hoje muito mais longe do que estavam para mim há uns anos atrás. Mas ficaria mesmo muito feliz no dia em que alguém desafiasse com dados credíveis isto que acabei de dizer. Mas não me parece que isso aconteça.

Muito bem. :palmas:

Já agora tenho de fazer mais uma visita à estação automática a Lousã, mas não esperem boas notícias.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Inversões térmicas não acontecem da mesma forma em todas as zonas baixas.
Há zonas mais propensas a essas variações que outras.

E há diferenças entre Beja e Serpa, sim, podem não ser muito grandes, mas já são algo assinaláveis.

Aliás, a apenas poucos kms a Leste de Beja e junto ao Vale do Guadiana, existe uma zona, que até é bem mais quente que Beja.

No vale do Guadiana é natural que seja mais quente. Por isso se a EMA fosse mesmo em Mértola não tenho dúvida que seria bastante mais quente do que o é na Herdade do Vale Formoso.

Serpa pode ter uma média ligeiramente mais quente que Beja, mas resultante dos dias em que há circulação marítima, que a temperaturas vai aumentando com o afastamento ao mar, e portanto nesses dias Serpa pode ser um pouco mais quente que Beja. Nos dias extremos, que é do que se trata aqui, não deve haver nenhuma diferença.

E também duvido muito dos 47ºC da Amareleja. Mas mesmo que tenham acontecido, e exista um local, metido num vale profundo, onde num dia extremo se tenham por acaso atingido os 50ºC (o que eu duvido) tal não é representativo de nada. É como dizer que Aljezur à noite tem -7ºC.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
E também duvido muito dos 47ºC da Amareleja. Mas mesmo que tenham acontecido, e exista um local, metido num vale profundo, onde num dia extremo se tenham por acaso atingido os 50ºC (o que eu duvido) tal não é representativo de nada.

Em 2008 fui verificar as condições da estação da Amareleja. Deixo aqui um link para esse meu tópico.

Devo dizer-te que tendo sido atingidos os 47,4 ºC na estação, a localidade terá atingido um valor superior porque se situa num local ainda mais baixo e, para além disso, a estação encontra-se num local bastante sombrio e relativamente mais fresco, no meio de bastante vegetação que a protege durante algumas horas do dia da radiação solar directa.


Para os mais cépticos.

http://www.meteopt.com/forum/instru...amareleja-im-20-08-2008-a-2485.html#post81805
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

Nesse mesmo tópico:

Now 15 meters in a circle in a pine forest is really not even close. This open area surrounded by trees introduces a artificial valley effect. Resulting in cooler nights allround and warmer days (in low wind situations). First of all: the air will be more still than when it would have been an area according to WMo standards. So there is an easier build up of cold and warm layers (nights and days resp). second point is that the air will inevitably be more still, which means that when solar irradiation reaches 800 to 1000 W/m2, selfheating of the sensorshield rapidly picks up giving way to (large) errors.

That is why buildings and trees are not allowed within 100 meters and outside of this radius only when they do not reach 1/10 of the distance to the station. As I already said: a 15 meter high tree must be outside a 150 meter radius. Even one tree....Shrubs are allowed only starting from 100 meters.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
No vale do Guadiana é natural que seja mais quente. Por isso se a EMA fosse mesmo em Mértola não tenho dúvida que seria bastante mais quente do que o é na Herdade do Vale Formoso.

Serpa pode ter uma média ligeiramente mais quente que Beja, mas resultante dos dias em que há circulação marítima, que a temperaturas vai aumentando com o afastamento ao mar, e portanto nesses dias Serpa pode ser um pouco mais quente que Beja. Nos dias extremos, que é do que se trata aqui, não deve haver nenhuma diferença.

Não entendi que se falava apenas de extremos, peço desculpa.




E também duvido muito dos 47ºC da Amareleja. Mas mesmo que tenham acontecido, e exista um local, metido num vale profundo, onde num dia extremo se tenham por acaso atingido os 50ºC (o que eu duvido) tal não é representativo de nada. É como dizer que Aljezur à noite tem -7ºC.

47 na Amareleja, 47 na outra estação da Amareleja, 46 no Pinhão, 47 em Alvalade do Sado ( SAGRA), e há mais locais com 46 ( 46,4 ºc em Serpa (SAGRA)), já me parecem um pouco de coincidências a mais ( e até algumas foram obtidas em dias diferentes).

Mas ninguém aqui quer fazer crer que estarem 50ºc em alguns locais mais quentes que as localidades acima ( que existem e não serão assim tão poucos), será assim tão comum e habitual.
Aliás este tópico nem trata disso.
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Alguém me sabe dizer qual foi a maior temperatura mínima registada em Coimbra?
Em Portugal julgo que a maior mínima foi em Faro com 33º.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alguém me sabe dizer qual foi a maior temperatura mínima registada em Coimbra?
Em Portugal julgo que a maior mínima foi em Faro com 33º.

Para o período entre 1971-2000, a temperatura mínima mais alta registada em Coimbra (Bencanta) foi de 24,5ºC no dia 19 de Julho de 1991.
O que não significa que antes de 1971 e depois de 2000 não tenham havido valores mais elevados.
(Bastante provável).

A maior mínima registada em Portugal foi em Faro, sim, e foi de 32,2ºC no dia 26 de Julho de 2004.