Local mais quente de Portugal ? 50°C é possível ?



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Então qual é valor oficial conhecido mais alto da Península Ibérica?

Eu até aceito que me digam que os mais de 50 graus não são oficiais, agora que são impossíveis é que me custa aceitar. 47,3 na Amareleja, que nem sequer tem as condições para ser o local mais quente de Portugal e que cujo valor foi medido numa zona alta ( tendo em conta as características da zona naturalmente). Digam de vossa justiça, acham que é impossível 50 graus num vale?
A média de Córdoba para os 3 meses mais quentes é 37,1, dos dados que tenho do INMG vejo locais em Portugal, nomeadamente, exactamente perto de Cerejais, atingirem médias estimadas para esses 3 meses de 37,5... E ao que parece ( tendo em conta as côres do gráfico, um vale mais ao lado é ainda mais quente ( é um vale muito fechado e isolado). Já procurei pelo trabalho no site, mas realmente apenas o antigo o tem... Se alguém tiver acesso ao antigo, por favor, dê uma espreitadela pelo trabalho que se intitula +- assim :« qual o sítio mais quente de Portugal?». O meu pc só o devo ter para semana ou depois, pois vai ter que levar um disco novo(!)....:(
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
acho sinceramente que este tipo de discussao nao é nova, e cai-se sempre no mesmo:hehe:

a meu ver:

1) acredito que esse valor de Riodades (nunca tal ouvi falar) tenha sido medido, por alguma estaçao (mt estranho dd apareceram os dados), tal como muitos outros valores desse tipo de mts outros sitios. que o valor tenha sido medido e registado.. isso acredito..

2)agora.. vamos ser realistas.. aposto quase o que tiver, que OBVIAMENTE NAO SAO COMPARAVEIS às estaçoes padrao! bolas, posso montar eu um abrigo ali num sitio manhoso, sem relva, sem arejamento, em condiçoes mediocres, num dia quente de verao, e quem sabe ter 50º! nao sei quais as condiçoes desse, mas tendo em vista que nunca ninguem tinha ouvido falar, que nao é nada oficial, nao vejo a estranheza de o valor existir, mas em condiçoes NAO PADRAO!

3) logo.. se nao é certamente mt fiavel, mt menos é comparavel! muito menos ao Vale da Morte.. por favor.. :lmao: experimentem la por um abrigo duvidoso em condiçoes nao padrao.. a ver que valores da... isto se sobreviverem claro!:D


Esta minha conversa não invalida que haja locais mt especificos com temperaturas mt particulares, como certas zonas de Tras os Montes,obvio que nao.. mas vamos ser sensatos Belem, desculpa la.. e nao tomes isto como ofensa, longe disso, até pq pesquisaste bastante e tem valor! :D
Mas, sem obviamente saber as reais condiçoes dessa tal estaçao que falas..começa já por ver dados das estaçoes urbanas, de Lisboa em dias de verao, e a ver em que condiçoes elas estao.. e ve as discrepancias.. depois mete uma estaçao em condiçoes nao padrao na Amareleja no Verão.. sei la.. assim perto de pedra, entre 2 casas, onde bata bastante o sol, depois conversamos melhor :w00t:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
acho sinceramente que este tipo de discussao nao é nova, e cai-se sempre no mesmo:hehe:

a meu ver:

1) acredito que esse valor de Riodades (nunca tal ouvi falar) tenha sido medido, por alguma estaçao (mt estranho dd apareceram os dados), tal como muitos outros valores desse tipo de mts outros sitios. que o valor tenha sido medido e registado.. isso acredito..

2)agora.. vamos ser realistas.. aposto quase o que tiver, que OBVIAMENTE NAO SAO COMPARAVEIS às estaçoes padrao! bolas, posso montar eu um abrigo ali num sitio manhoso, sem relva, sem arejamento, em condiçoes mediocres, num dia quente de verao, e quem sabe ter 50º! nao sei quais as condiçoes desse, mas tendo em vista que nunca ninguem tinha ouvido falar, que nao é nada oficial, nao vejo a estranheza de o valor existir, mas em condiçoes NAO PADRAO!

3) logo.. se nao é certamente mt fiavel, mt menos é comparavel! muito menos ao Vale da Morte.. por favor.. :lmao: experimentem la por um abrigo duvidoso em condiçoes nao padrao.. a ver que valores da... isto se sobreviverem claro!:D


Esta minha conversa não invalida que haja locais mt especificos com temperaturas mt particulares, como certas zonas de Tras os Montes,obvio que nao.. mas vamos ser sensatos Belem, desculpa la.. e nao tomes isto como ofensa, longe disso, até pq pesquisaste bastante e tem valor! :D
Mas, sem obviamente saber as reais condiçoes dessa tal estaçao que falas..começa já por ver dados das estaçoes urbanas, de Lisboa em dias de verao, e a ver em que condiçoes elas estao.. e ve as discrepancias.. depois mete uma estaçao em condiçoes nao padrao na Amareleja no Verão.. sei la.. assim perto de pedra, entre 2 casas, onde bata bastante o sol, depois conversamos melhor :w00t:


Boa noite

Finalmente a conversa anima...

Em relação ao ponto nº3, já não é a primeira nem a segunda vez, que pergunto, onde é que comparei o Vale do Douro com o Vale da Morte? É que não disse isso em lado nenhum.;):D

Sem saber as condições particulares desta estação não podemos achar que foi medida entre 2 casa de pedra ou se foi medido num monte ventoso, mas eu apenas me limitei a investigar e uma vez que os resultados apareceram assumidamente como verdadeiros, por pessoas credenciadas e formadas, eu apenas os tomei como prováveis.

A mim o que mais me confunde é existirem pessoas com cultura e conhecimentos e acharem os 47,3 de Amareleja muito oficiais, mas fazer-lhes confusão que em lugares bem mais quentes no nosso país ( porque os há e não são assim tão poucos, um dos quais até fica num vale perto da Amareleja), em algum dia mais quente, os valores tenham subido até cerca de 50....
Para que se tenha uma ideia, conheço locais, perto da Ericeira, onde a temperatura varia em poucos metros cerca de 3 graus...
 
Última edição:

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É bem provável que em Portugal já tenha chegado aos 50ºC algures numa terriola ou vale qualquer sem que ninguém saiba mas é mesmo assim pois o IM não pode instalar uma estação em cada m2 do país assim até seria interessante pois poderiamos construir com 100% de certezas como era a evolução da temperatura e as respectivas tendências ao longo dos anos mas isso não acontece só aqui se pudessemos instalar uma estação meterologica em cada m2 do mundo poderiamos afirmar uma vez mais como se encontrava o planeta em termos climaticos mas claro que os humanos tinham de desaparecer porque com as condições actuais muitas cidades imanariam calor artificial ás estações.

Claro que esta historia do calor artificial permitiu em grande parte criar certas teorias que se formularam com ajuda até de um politico que ganhou oscares e um nobel.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Boa noite
Eu já decidi o que vou fazer, vou montar as minhas estações e vou credibilizar ainda mais o que digo. E isto garanto que não vai ser feito apenas para credibilizar seja o que for, pois o óbvio já se sabe que é credível para os verdadeiros conhecedores, mas terá várias vertentes e razões de ser. :D Tenho inclusive as informações exactas ( UTM e tudo) onde é, só fico a ganhar com isso.
Desafio aceite.:thumbsup:

é 1 ideia interessante e pode identificar locais mais ou menos quentes, e dar 1 ajuda.. ;)
mas....
no entanto, é o mesmo que disse no post anterior. nao tera assim tanto valor nesta discussao, pq.. nao serao dados comparaveis. por melhores que sejam os sensores que tens, dificilmente vais por em "condiçoes padrao", para que seja realmente uma comparaçao justa a que fazes com estaçoes oficiais....:unsure:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
é 1 ideia interessante e pode identificar locais mais ou menos quentes, e dar 1 ajuda.. ;)
mas....
no entanto, é o mesmo que disse no post anterior. nao tera assim tanto valor nesta discussao, pq.. nao serao dados comparaveis. por melhores que sejam os sensores que tens, dificilmente vais por em "condiçoes padrao", para que seja realmente uma comparaçao justa a que fazes com estaçoes oficiais....:unsure:

Eu não vou usar os meus sensores. Vou usar os mesmos que são usados nas estações oficiais.
Vou tentar e logo se verá.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É bem provável que em Portugal já tenha chegado aos 50ºC algures numa terriola ou vale qualquer sem que ninguém saiba mas é mesmo assim pois o IM não pode instalar uma estação em cada m2 do país assim até seria interessante pois poderiamos construir com 100% de certezas como era a evolução da temperatura e as respectivas tendências ao longo dos anos mas isso não acontece só aqui se pudessemos instalar uma estação meterologica em cada m2 do mundo poderiamos afirmar uma vez mais como se encontrava o planeta em termos climaticos mas claro que os humanos tinham de desaparecer porque com as condições actuais muitas cidades imanariam calor artificial ás estações.

Claro que esta historia do calor artificial permitiu em grande parte criar certas teorias que se formularam com ajuda até de um politico que ganhou oscares e um nobel.

Não é preciso instalar estações em cada m2.
Basta ter as informações que são precisas para se ter uma ideia de quais os locais têm esse potencial.;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não é preciso instalar estações em cada m2.
Basta ter as informações que são precisas para se ter uma ideia de quais os locais têm esse potencial.;)

Olha que se fosse possivel era o ideal mas isso nunca irá para a frente porque é uma autentica utopia é para isso que temos os satelites sem eles a meteorologia seria praticamente cega ;) lá para 2040 iremos já ter boas tendências e bons graus de fiabilidade de previsões...:w00t:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olha que se fosse possivel era o ideal mas isso nunca irá para a frente porque é uma autentica utopia é para isso que temos os satelites sem eles a meteorologia seria praticamente cega ;) lá para 2040 iremos já ter boas tendências e bons graus de fiabilidade de previsões...:w00t:

Seria utopia o quê? A colocação de estações em cada m2? Se for claro que sim.:shocking::D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu já decidi o que vou fazer, vou montar as minhas estações e vou credibilizar ainda mais o que digo. E isto garanto que não vai ser feito apenas para credibilizar seja o que for, pois o óbvio já se sabe que é credível para os verdadeiros conhecedores, mas terá várias vertentes e razões de ser. :D Tenho inclusive as informações exactas ( UTM e tudo) onde é, só fico a ganhar com isso.
Desafio aceite.:thumbsup:

Não me esqueci de que tenho que postar aqui um trabalho sobre os locais mais quentes de Portugal , descansem. Aposto que vão gostar...

Força Belem. Já uma vez o J.S. disse que gostava de pôr um logger num local que ele pensa ser bastante quente, e se essas vossas intenções avançarem, seria uma boa contribuição para o conhecimento do nosso clima.

Concordo com o que diz o Rozzo, mesmo que por vossa iniciativa venham a descobrir umas supresas, elas não passariam a verdades oficiais, como muitas outras coisas, há uma série de processos/mecanismos de validação/certificação que são necessários. No entanto, se as coisas forem medidas com seriedade/credibilidade podem pelo menos chamar a atenção para o facto e despertarem a curiosidade das entidades oficiais. Muitas vezes é assim que a ciência avança,um esforço solitário de alguém um pouco mais teimoso que consegue provar que tem razão.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Força Belem. Já uma vez o J.S. disse que gostava de pôr um logger num local que ele pensa ser bastante quente, e se essas vossas intenções avançarem, seria uma boa contribuição para o conhecimento do nosso clima.

Concordo com o que diz o Rozzo, mesmo que por vossa iniciativa venham a descobrir umas supresas, elas não passariam a verdades oficiais, como muitas outras coisas, há uma série de processos/mecanismos de validação/certificação que são necessários. No entanto, se as coisas forem medidas com seriedade/credibilidade podem pelo menos chamar a atenção para o facto e despertarem a curiosidade das entidades oficiais. Muitas vezes é assim que a ciência avança,um esforço solitário de alguém um pouco mais teimoso que consegue provar que tem razão.

pois é isso.. mesmo que sejam sensores iguais aos oficiais.. nao chega.. tem de tar em condiçoes padrao. o que dificilmente vais conseguir.. nao invalida que seja interessante e nao tenha valor (relativo).. agora para ser totalmente sustentavel, nao é.. e alem disso, como disse o Vince, ainda mesmo depois, alem do que ja disse, teria de passar por validaçao, blabla... :p
mesmo assim, agradecemos dados novos e o interesse é bastente força nisso:thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Força Belem. Já uma vez o J.S. disse que gostava de pôr um logger num local que ele pensa ser bastante quente, e se essas vossas intenções avançarem, seria uma boa contribuição para o conhecimento do nosso clima.

Concordo com o que diz o Rozzo, mesmo que por vossa iniciativa venham a descobrir umas supresas, elas não passariam a verdades oficiais, como muitas outras coisas, há uma série de processos/mecanismos de validação/certificação que são necessários. No entanto, se as coisas forem medidas com seriedade/credibilidade podem pelo menos chamar a atenção para o facto e despertarem a curiosidade das entidades oficiais. Muitas vezes é assim que a ciência avança,um esforço solitário de alguém um pouco mais teimoso que consegue provar que tem razão.

Vou contactar o INM para que os dados obtidos sejam credíveis. Vou tentar contar com o auxílio técnico dos seus profissionais.
E obrigado pelo vosso apoio. :)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Por indicação do Vince em outro tópico, reli o que aqui foi dito e algumas outras citações e dados (essencialmente sobre o recorde Amareleja em 2003) e acho que é pertinente resuscitar de novo este tópico, se se confirmar a tendência quente para este Verão (algo que como sabemos não é de todo garantido).

Ao que parece a estação do IM da Amareleja está num ponto elevado na zona (carece de informação oficial). Assim sendo é natural que se atinjam temperaturas superiores na área! Aqui existe uma dúvida: No recorde de 2003 (47,3º) não existiriam na área (caso houvesse estações) registos próximos ou acima de 50ºC? Seria muito engraçado avançar no terreno! Imaginemos que atingimos na estação da amareleja 40ºC... consultando eventuais estações na área e vendo as variações seria possível estabelecer um paralelo (grosseiro, mas aceitável) com a situação de 2003 sendo possível inferir pelo menos a possibilidade de se atingirem valores na zona de 50ºC!

O caso Riodades carece também de uma investigação cuidada! A ausência de dados locais não permite saber da veracidade do caso, mas como em tudo, nada como ir ao local e tentar saber mais!

Dentro destas possibilidades, e se alguém tiver possibilidades, acho que era giro tentar saber, investigar e aprender um pouco mais e tentar desvendar no fundo este "mito" dos 50ºC em Portugal que quanto a mim tem a possibilidade de ser bem real!

Se não tivesse tanto trabalho em Agosto ainda me dava uma maluqueira :rolleyes: .
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Não me parece muito impossível, pelo menos artificialmente..

Sempre pensei que Sevilha fosse muito mais quente que Amareleja. No site que procurei, a temperatura extrema de Sevilha foi de 47.0ºC. Mas Jaen e Cordoba também são bem quentes.

Imaginem que um dia, a Amareleja se transforma num grande centro urbano com digamos, 2 milhões de habitantes com uma periferia de 50km.

O centro urbano de Amareleja poderia atingir temperaturas superiores a 3ºC em relação à periferia, embora na nossa latitude o efeito de estufa seja mais significativo à noite.

"Ilha de calor ou ilha de calor urbana é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo, como se fosse uma ilha quente localizada. Há um contraste grande nas fronteiras cidade-campo, cidade-floresta, cidade-corpo de água. Alterações da umidade do ar, da precipitação e do vento também estão associadas à presença de ilha de calor urbana. Em geral, forma-se à noite uma brisa urbana, ou seja, um escoamento em direção ao centro urbano.

A origem das ilhas de calor decorre da simples presença de edificações e das alterações da paisagem feitas pelo homem nas cidades. A superfície urbana apresenta particularidades em relação à capacidade térmica e densidade dos materiais utilizados: asfalto, concreto, telhas, solo exposto, presença de vegetação nos parques, ruas, avenidas, bulevares; também alterações do albedo (refletância de onda curta solar) e à impermeabilização da superfície etc.

O efeito de ilha de calor nos países de latitudes médias (frios ou temperados) é mais marcado no período noturno, e a sua intensidade é função não linear da população urbana.

Cidades do porte de São Paulo apresentam temperaturas do ar no centro da conurbação urbana da ordem de 10 graus Celsius maiores que as encontradas em áreas pouco urbanizadas e muito vegetadas de sua periferia."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_calor

Mas vamos deixar a Amareleja como está, que deve ser uma terra bem típica, bonita e acolhedora!

Se quiser procurar um local mais quente nas suas proximidades, este seria:

- De menor elevação
- Mais interior
- Mais abrigado do vento, em especial de norte e oeste
- Com pastagem seca de solos escuros (com baixo albedo)
- Longe de pontos de água (rios, ribeiras, barragens, charcas)