Localidade mais alta de Portugal

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Apresentações

Isto das aldeias mais altas de Portugal tem muito que se lhe diga. Parece que conheço aldeias mais altas que essas:

Landedo, Serra da Coroa, Concelho de Vinhais (Bragança): 1125m
Quadra, Serra da Coroa, Vinhais: 1040m
Travanca, Serra da Coroa, Vinhais: 1025m
Montesinho, 1015m, Serra de Montesinho, Bragança

Padroso, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1025m
Padornelos, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1100m
Sendim, concelho de Montalegre, Serra do Larouco: 1120m
Alturas do Barroso, concelho de Buticas: 1090m

As aldeias mais altas de Portugal acho que estão no P.N. Peneda-Geres:
Seara 1145m
Curral do Gonçalo 1160m
Portos 1170m


Não concluí a pesquisa, ainda pode haver outras mais altas...
Através de consulta do GoogleEarth

A aldeia mais alta do concelho de Bragança é Bouzende a 1030 m. Mais alta ainda que Montesinho há Rebordaínhos, perto de Rossas.

As aldeias do Gerês devem ser de facto as mais altas do país, mas existem dezenas de outras aldeias nas serras do norte e centro com altitudes em redor dos 1000 m. Não sei se na Madeira existirão lugares permanentemente habitados mais altos.

A sede de concelho mais alta parece que é Montalegre.
 


martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
O meu pequeno contributo:
Penso que aqui é necessário distinguir aldeia de aldeamento (turístico).
Aldeia é um local de habitação permanente, de base rural. Uma aldeia pode ter deixado de ser habitada devido à desertificação e aí temos uma aldeia abandonada. Algumas aldeias portuguesas são tão antigas como as cidades mais antigas, uma ou outra talvez até mais... A ruralidade, e a ancestralidade, são essenciais para definir uma aldeia portuguesa.
Aldeamento é uma povoação criada artificialmente para fins turísticos como as Penhas da Saúde ou Vilamoura, ou para alojamento de trabalhadores de uma obra (como poderá ter sido Os Carris, no Gerês, no tempo do volfrâmio), ou outros motivos. Os aldeamentos tentam simular aldeias para se tornarem mais atractivos, procurando evitar os processos de desenraízamento e despersonalização que são típicos da vida nos aglomerados populacionais recentes habitados por uma população flutuante vinda do exterior.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

Quando uma localidade se encontra urbanizada toma a designação de povoação. Nos distritos podem ainda existir outras formas urbanas de nível superior às povoações: as vilas e cidades.

A localidade não urbanizada mais alta do território português é a Montanha do Pico, situada na Ilha do Pico, arquipélago de Açores, com 2 351 metros de altitude.

fonte wiki :D

deixo aqui também mais uma localidade a cima do 1000m

Pitões das Júnias é uma aldeia situada a cerca de 1200 metros de altitude, no norte de Portugal, dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, na região de Barroso, Trás-os-Montes.

abraços
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
As aldeias ... Localidade mais alta de Portugal

Boas tardes caros foristas:

Localidades e aldeias são entidades diferentes no conceito jurídico-administrativo da realidade portuguesa.

Pode-se, à luz dessa figura, constituir uma localidade em qualquer campo, bastando, para o efeito, a identificação das fronteiras que identificam cada propriedade desse local, respeitando assim os preceitos legais que a tal obrigam, e a legislação autárquica e nacional que possam vir a ser invocadas. E depois propor a atribuição de um nome a esse aglomerado de propriedades adjacentes ou não...... e teremos uma nova localidade ou aldeamento...que por norma será anexa....de uma freguesia ou simplesmente aldeia....

Mas uma aldeia é uma realidade mais densa e com um enraizamento histórico que na maior parte das vezes extravassa o enquadramento legal vigente, cruzando-se com um conjunto de vectores que tem a ver com heranças históricas incontornáveis, hábitos, convicções, formas de vestir, formas de comunicar, tradições e com a omnipresença da Igreja a chancelar através dos
seus templos, ermitérios e cemitérios (concorde-se ou não) o certificado de autenticação da comunidade que reinvindica o local. Ou até com a contribuição subtil, porque incompreendida, de outras matrizes religiosas e culturais que ajudam a definir a nossa herança judaico-cristã.

E esta herança não formalizada fará parte, na maioria dos casos, da vivência passada e futura dos que nessa comunidade viveram ou dos que dessa comunidade descendem.

Passada esta arenga, de que peço desculpa, tenho como certezas que as Penhas da Saúde e as Penhas Douradas não constribuem para este campeonato das aldeias mais altas, por serem reminescências dos famosos sanatórios, privados ou públicos da luta contra a tuberculose que na primeira metade do século XX assolou o país e caracterizaram e publicitaram as Serras da Estrela e do Caramulo como zonas eleitas para a saúde e para o que era considerado o mal do século.

E porque nunca constituiram, efectivamente, comunidades gregárias.... aliás com o passar dos tempos deram origem a singulares locais de lazer....em que em grande parte do ano se encontravam abandonados.

O Município de Seia à época, aproveitou a boleia da estrada que nos primórdios da década de 60 do século passado começou a atravessar o aglomerado de casebres que era refúgio de pastores de São Romão e de Seia, em direcçção à Torre e a partir daí tentou fazer passar a mensagem de que era a aldeia mais alta de Portugal. ( a 1050 metros, hoje afirma serem 1200 metros).

Não tenho dúvidas de que as aldeias (dignas desse nome) mais altas de Portugal estarão algures nos cumes de Montemuro (Gralheira, Rossão?) ou em aldeias dos contrafortes do Larouco ou do planalto Barrosão (Pitões das Júnias, Sendim, Padornelos)

Ainda na Beira Alta, as vilas e freguesias mais elevadas não estão forçosamente na Serra da Estrela e suas imediações....Pensem em Almofala na Serra do Caramulo ou em Fóios nos confins raianos do concelho do Sabugal....Neste concelho a altitude média rondará os 800 metros e constitui um dos locais mais frios de Portugal.

A César...o que lhe pertence....
 

joao paulo

Cirrus
Registo
19 Set 2005
Mensagens
70
Local
Vila do Carvalho / Altitude: 762 mts
As Penhas da Saúde, ou melhor os currais do vento, eram uma zona de abrigo de pastores e recolha de matos e outras, nas suas incursões ao planalto central, e que pelas suas condições óptimas para o tratamento de doenças pneumológicas, começaram a nascer as primeiras casas...o seu território estava incluído nas freguesias de então Aldeia do Carvalho (Vila do Carvalho) e Cortes do Meio...

http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=71598:)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estava agora a ter uma discussão sobre as aldeias mais altas de Portugal, e reparei que o Wikipédia, desde a altura em que foi discutido esse assunto no fórum, já teve actualizações:

O Sabugueiro é por vezes denominada a aldeia mais alta de Portugal, contudo esta designação não é correcta, uma vez que o Sabugueiro está a 1053 m de altitude e existem mais 3 aldeias sede de freguesia que se situam a altitudes superiores, sendo duas na Serra de Montemuro (Gralheira, alt 1103 m) e Panchorra, alt 1088 m) e uma na Serra do Gerês (Pitões das Júnias, alt 1100 m).

Para além das referidas, existem também algumas povoações que não são sede de freguesia e que se encontram a altitudes ainda maiores. A mais alta de todas é Curral do Gonçalo, situada na freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço, em plena Serra do Soajo. Fica situada a uma altitude de 1166 metros.
Fonte

Há agora uma distinção entre aldeias sede de freguesia e povoações.
Ao que parece a Gralheira é mesmo a aldeia e sede de freguesia mais alta de Portugal.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Estava agora a ter uma discussão sobre as aldeias mais altas de Portugal, e reparei que o Wikipédia, desde a altura em que foi discutido esse assunto no fórum, já teve actualizações:


Fonte

Há agora uma distinção entre aldeias sede de freguesia e povoações.
Ao que parece a Gralheira é mesmo a aldeia e sede de freguesia mais alta de Portugal.

As Penhas da Saúde estão algures a 1500m de altitude, não deixa de ser uma povoação apesar de não ter praticamente equipamentos sociais.

Ps: também pensava que o sabugueiro fosse a aldeia mais alta e que estivesse quase a 1800m de alt.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Então e na Madeira e nos Açores??

Provavelmente a povoação de Penhas da Saúde só era povoada antigamente no Verão pela actividade de transumancia do gado pelos pastores.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Então e na Madeira e nos Açores??

Provavelmente a povoação de Penhas da Saúde só era povoada antigamente no Verão pela actividade de transumancia do gado pelos pastores.

Nos Açores, só a ilha do Pico poderia ter aldeias mais altas, mas pelo que estive a ver, acho que se situam todas a cotas baixas.
Na Madeira, a freguesia de Camacha está a cerca de 700m de altitude, embora hajam casas dessa freguesia aos 1000m de altitude.

As Penhas da Saúde, tal como as Penhas Douradas, devem ser apenas lugares.
Embora as Penhas da Saúde tenham sofrido um significativo desenvolvimento nos últimos anos. Talvez no futuro venha mesmo a ser uma aldeia, e então aí será a aldeia mais alta de Portugal.
Ainda assim duvido que venha a ser sede de freguesia.
 

bartotaveira

Cumulus
Registo
2 Fev 2010
Mensagens
341
Local
Carrazedo de Montenegro (770m)
Vila pouca de aguiar 800 metros ...:D Vila e sede de concelho ...xD

Lagoa(vpa)1030 metros

Boas.

Ia postar agora mesmo... Lagoa (1030m), na Serra da Padrela, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Isto fica a 5kms da minha terra natal, Rio Bom (900m).


Não percebo o que interessa ser sede de freguesia ou não...


Fiquem bem.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Tem interesse definir um limite porque senão as antigas casas dos cantoneiros da JAE e as casas florestais podem ser consideradas formas de povoamento para não falar do restaurante que está no Alto da Fóia aos 902 m.

Já agora tenho ideia que a Lousã/Castanheira de Pêra podem ser um bom sítio para procurar povoamentos em altitude.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Isto é tudo muito relativo, realmente depende da forma como forem "catalogadas" as coisas..

De uma forma muito simplista, eu consideraria válida para mim como localidade mais alta, a mais alta onde haja habitantes fixos, não apenas hotelaria ou afins.

As Penhas da Saúde têm habitantes fixos? Casas de pessoas que lá morem mesmo no seu dia-a-dia? Ainda que tenham que usar instalações ou serviços sociais de outra localidade mais baixa?

Se sim, para mim serviria como suficiente para achar ser a localidade mais alta com habitantes em Portugal, independentemente de ser lugar, aldeia, vila, ou o que seja.. E também sem interessar nada ser sede de freguesia ou não.. Desde que lá tenha um conjunto de residentes fixos, que a esse local lhe chamem a "sua terra".. Tudo bem! :D

Obviamente excluiria exemplos como edifícios isolados, restaurantes, a casa do guarda-florestal, etc, senão para isso era a Torre e pronto. :p

Agora se as Penhas da Saúde tiverem apenas "habitantes" temporários, aí já também não me "satisfazia" a distinção..
:p
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Ainda assim, esquadrinhando a Madeira, o que encontrei de mais alto foi uma vivenda perto do Parque Ecológico do Funchal acima dos 1200m.

lugarmaisalto.png


lugarmaisaltoe.png