"Lost sensor contact"-litium

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas,
Um dia destes e numa noite de frio, fiquei sem dados na consola, no entanto ela fazia o sinal de rastreio...mas só dava (----), felizmente passou logo, bastou tirar uma das pilhas da consola e voltar a inserir...e tudo como dantes, e nunca mais falhou.;)
Pelo que li algures, este "fenomeno" deve-se a que as pilhas exteriores (acho que recarregaveis ou alcalinas), que com o frio perdem tensão (Volts) e daí impedir a comunicação....para combater o dito, convem meter pilhas de litium, duram mais tempo e podem laborar sem perder tensão de -40º a +60ºC, mais leves, etc, o unico contra é que na PCE tem um painel solar de apoio e as ditas pilhas NÃO podem ser recarregadas.
Duvidas: o painel solar serve para envio de dados e/ou para carregar as pilhas?
(esquemas electricos parece que não existem:angry::angry:, o que no caso de recarga teria que desactivar o painel solar:mad:)
Opiniões precisam-se;)
Obrigado
 


Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Boas,
Um dia destes e numa noite de frio, fiquei sem dados na consola, no entanto ela fazia o sinal de rastreio...mas só dava (----), felizmente passou logo, bastou tirar uma das pilhas da consola e voltar a inserir...e tudo como dantes, e nunca mais falhou.;)
Pelo que li algures, este "fenomeno" deve-se a que as pilhas exteriores (acho que recarregaveis ou alcalinas), que com o frio perdem tensão (Volts) e daí impedir a comunicação....para combater o dito, convem meter pilhas de litium, duram mais tempo e podem laborar sem perder tensão de -40º a +60ºC, mais leves, etc, o unico contra é que na PCE tem um painel solar de apoio e as ditas pilhas NÃO podem ser recarregadas.
Duvidas: o painel solar serve para envio de dados e/ou para carregar as pilhas?
(esquemas electricos parece que não existem:angry::angry:, o que no caso de recarga teria que desactivar o painel solar:mad:)
Opiniões precisam-se;)
Obrigado

Geralmente a humidade é um grande inimigo das baterias. Tenta um isolamento para as mesmas.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Geralmente a humidade é um grande inimigo das baterias. Tenta um isolamento para as mesmas.

Tambem desconfiei disso, mas curioso foi numa das noites que já não chovia há muito, pouca humidade...mas sim muito frio.
E nas noites de tempestade correu sempre bem;)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Já agora onde poderei "arranjar" o esquema electrico para:
PCE-FWS 20
ou
Watson W-8681
ou
National Geographic 265 NE
ou
Elecsa 6975/ 6976
ou
Tycon TP1080WC

Obrigado
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas,
Dia de update...
Na falta de esquema para ver se o painel solar carrega as baterias e/ou envia dados...não arrisquei e meti litio e desactivei o painel solar.
As pilhas que estavam são recarregaveis e estavam +- a 1,5V, as que meti estão a +-1,7V:eek:...o que notei para já é que o sinal...parece-me mais "preciso" e mais forte.;)
Já agora mais info sobre as ditas http://mauser.pt/data/117-0114_L91ULT_EU.pdf
Venha o frio:cold::cold:
 

cmg

Cirrus
Registo
19 Jan 2010
Mensagens
92
Local
Lisboa
Boas,
Um dia destes e numa noite de frio, fiquei sem dados na consola, no entanto ela fazia o sinal de rastreio...mas só dava (----), felizmente passou logo, bastou tirar uma das pilhas da consola e voltar a inserir...e tudo como dantes, e nunca mais falhou.;)
Pelo que li algures, este "fenomeno" deve-se a que as pilhas exteriores (acho que recarregaveis ou alcalinas), que com o frio perdem tensão (Volts) e daí impedir a comunicação....para combater o dito, convem meter pilhas de litium, duram mais tempo e podem laborar sem perder tensão de -40º a +60ºC, mais leves, etc, o unico contra é que na PCE tem um painel solar de apoio e as ditas pilhas NÃO podem ser recarregadas.
Duvidas: o painel solar serve para envio de dados e/ou para carregar as pilhas?
(esquemas electricos parece que não existem:angry::angry:, o que no caso de recarga teria que desactivar o painel solar:mad:)
Opiniões precisam-se;)
Obrigado

Viva

Tanto quanto sei, o painel - isto nos da Oregon - serve para fornecer corrente ao sensor e carregar a pilha interna (do próprio painel) e não as do sensor; Até porque se podem utilizar alcalinas no sensor conjuntamente com o painel. Estas entrarão em funções se a pilha do painel por alguma razão o não fizer. Se não for assim, que me corrijam ;)
Dê uma vista de olhos por:
http://homepage.eircom.net/~ei4jr/Weather_Station/Solar_Panel/Solar_Panel.htm
pode ser que ajude. ;)

Cumps
cmg
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Viva

Tanto quanto sei, o painel - isto nos da Oregon - serve para fornecer corrente ao sensor e carregar a pilha interna (do próprio painel) e não as do sensor; Até porque se podem utilizar alcalinas no sensor conjuntamente com o painel. Estas entrarão em funções se a pilha do painel por alguma razão o não fizer. Se não for assim, que me corrijam ;)
Dê uma vista de olhos por:
http://homepage.eircom.net/~ei4jr/Weather_Station/Solar_Panel/Solar_Panel.htm
pode ser que ajude. ;)

Cumps
cmg

Obrigado, mas na PCE, de origem gasta recarregaveis e dado o pequeno painel solar...servirá apenas como recarga às pilhas do transmissor...;)

Já agora o caso da perda de sinal debatido por estes lados http://sandaysoft.com/forum/viewtopic.php?f=13&t=2522&start=0
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Já com a estação no "estaleiro", medi a capacidade de voltagem do pequeno painel solar, entretanto desactivado, com luz média dá 0,6Volts, o que se conclui que não serve para enviar dados, mas sim, para carregar as pilhas.;)
Sendo assim, aproveito para remodelar o RS e levar reforço na ventilação;);), para já em testes
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
:cool::cool:
Já feitos os upgrades previstos, com painel solar home made para ventilar o RS e funciona muito bem;)
A ultimo da hora ainda, preparei para o mesmo painel solar e nos picos de sol, carregar uma pilha para durante a noite...mas os diodos roubam muita carga...e com pouco sol...fica a engenhoca para dias de maior exposição solar.
Por agora fica só ventilada durante o dia:)