Lua

IOSN

Cirrus
Registo
22 Nov 2013
Mensagens
1
Local
V.Conde
Olá,

Não sei se me podem ajudar, mas gostaria de saber se existe algum fenómeno astronómico que aconteça anualmente por volta de 17 Agosto (mais semana menos semana). Vi num site que alguns planetas estão visíveis nessa altura, mas existe algum alinhamento específico...?

Também gostava de ver o trajecto da lua nessa altura em relação a Portugal (onde ela nasce e onde se põe). Se souberem de algum site em que eu possa ver isso agradecia :)

ps. Não sei nada de astronomia, sou aluna de arquitectura e preciso disto para um trabalho sobre um provável Culto Lunar/Solar.

Obrigada :)
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas

Bem vinda ao fórum

Um site muito completo que a poderá ajudar é o Heavens Above. Depois de entrar no site deve configurar o local a partir do qual quer avistar o céu (clicando em "Change your observing location") e ele apresentará as informações para esse local dos vários astros.

Poderá também usar um programa open source grátis chamado Stelarium que instala num computador (Win,Mac,Linux) e após configurar o local de onde quer observar o céu e a respectiva zona horária, lhe mostra o céu de uma maneira muito intuitiva com muitos dados sobre o que está a ver no céu.
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Olá,

Não sei se me podem ajudar, mas gostaria de saber se existe algum fenómeno astronómico que aconteça anualmente por volta de 17 Agosto (mais semana menos semana). Vi num site que alguns planetas estão visíveis nessa altura, mas existe algum alinhamento específico...?

Também gostava de ver o trajecto da lua nessa altura em relação a Portugal (onde ela nasce e onde se põe). Se souberem de algum site em que eu possa ver isso agradecia :)

ps. Não sei nada de astronomia, sou aluna de arquitectura e preciso disto para um trabalho sobre um provável Culto Lunar/Solar.

Obrigada :)

Se especificar melhor a finalidade da sua dúvida, talvez possamos ajudar.
O que quer dizer com culto lunar/solar:huh:.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Peço desculpa se o dia em questão é importante para ti mas a resposta é não porque os movimentos planetarios não são como o relogio, os alinhamentos de 2 ou 3 planetas é relativamente comum. Quanto a lua e o sol é diferente pois teem um ciclo de aproximadamente 11 anos isso é bem visivel nas datas do carnaval e da pascoa estão dependentes do sol e dá lua.