Não quero ser critico mas... Mais um estudo... e isso já está a ser referido desde meados dos anos 90 pelos espanhóis e a quase toda a comunidade científica europeia, mesmo a NOAA já mencionou esse facto em 2000.
Demasiado catastrofistas, acho que só falta dizer que os vulcões vão entrar por cá em erupção.... A Madeira não é só o Funchal..., depois uma zona urbana como é o caso, e em expansão, cria um micro-clima que tem tendência a elevar um pouco a temperatura no local... Este ano, por exemplo, até está a ser um pouco frio, tirando uns 3 dias no início de Setembro que se elevou, mas é normal essa situação por cá, e há séculos que é assim. Sim há séculos, o tempo quente e sem humidade vinda de África durante alguns dias no ano, é conhecido por cá como "Tempo Leste" e relatos desse tempo quente e de pragas de gafanhotos vindos de África, encontram-se desde o século XVI. Depois, devido à localização da ilha no Oceano, uma maior temperatura a ser provada, aumenta também a evaporação no mar, e consequente humidade, e numa ilha onde a orografia é bastante acentuada, a humidade por cá traduz-se em nevoeiro e mais nevoeiro e claro, chuva.
Para não estar a abrir outro topic... fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=244489 Não me matem...estou simplesmente a colocar as noticas
Alguns destes estudos até podem ter rigor cientifico, mas quando começam a divagar sobre as consequências desse aquecimento global é que perdem grande parte da credibilidade. Essa história de relacionar o aparecimento de doenças tropicais como a malária com o aumento da temperatura é muito estranho. Então não havia malária na Europa ainda no século XIX??
E a erradicação da malária não teve nenhuma relação com alterações do clima. Por isso, acho um disparate relacionar um possível aumento da temperatura com o aparecimento de doenças que até já existiram em períodos bem menos quentes.