Malhada do Louriçal 21/Nov/2010

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fez ontem quatro anos que estas imagens foram recolhidas na agreste enseada na base do Cabo da Roca, do lado sul. Um dos meus muitos locais de passeio preferidos.

O nome de Malhada vem dos calhaus rolados pelas ondas que nesta enseada têm dimensões consideráveis, desde centímetros até um metro. Louriçal é o nome da ribeira que drena um vale a oeste da Azóia, entre a crista do Cabo da Roca e outra que a separa da Enseada de Assentiz.

O trilho de descida começa no miradouro sul do Cabo da Roca, onde acaba o resguardo. A primeira parte desce até ao topo da Cascata do Louriçal e é de dificuldade fácil, pode ser feito sem recurso às mãos. Da cascata para baixo é necessária ajuda das duas mãos, havendo uma velha corda de apoio moral.

Vista desde o trilho antes da cascata:
0OqRAAm.jpg


Onde a Ribeira do Louriçal começa a precipitar-se para a Cascata:
5TRua07.jpg


Depois de descer a parte difícil do trilho que contorna a cascata pelo lado esquerdo desta imagem, lanço intermédio da Cascata:
KgODDzC.jpg


Lanço final da Cascata do Louriçal, com caudal de chuva mas bastante inferior ao débito máximo que pode ter:
ojWItat.jpg


Aspecto dos lanços intermédio e superior da Cascata, sempre bastante ocultos, vistos já da Malhada:
l4OenG8.jpg
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A Malhada do Louriçal e as pedras gigantes.

À chegada a primeira visão é dos Pináculos. Aqui, ainda da parte final do trilho da cascata:
Oafqi91.jpg


E a Pedra Pombeira, mas que eu baptizei de Ciclope. Tem dois arcos, ou melhor, dois túneis que perfuram a sua base. De certos ângulos parece um monstro de três pernas.
Aislc81.jpg


Afastando-nos um pouco da falésia acabada de descer, vemos o topo do esporão sul do Cabo da Roca.
I4qySs6.jpg


E na continuação do esporão, a gigantesca Pedra da Azóia (48m) que fita o infinito:
Zyd3KYW.jpg


Vista mais próxima do Ciclope:
8BAmJv4.jpg


Retrato lateral da Pedra da Azóia. É possível subir ao topo da Pedra da Azóia sem material de escalada. Fiz essa subida uma única vez, por um trilho de pescadores resguardado com uma corda amarrada a ferros cravados na rocha, do lado direito. É necessária maré baixa de Lua cheia ou nova para aceder à base do rochedo sem nos molharmos. A rocha pode ser escorregadia.
k6Kd0Cw.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sitio espectacular, essa linha de costa selvagem é mesmo um espanto.
Faço ideia como deve estar essa cascata neste preciso momento. :assobio:

Quando vejo essa cascata, lembro-me sempre de uma prenda que recebi, já ha muitos anos atras:
http://www.milcores.pt/livros/cr_livro_apresent.htm

O grande livro do José Romão, pioneiro e inspirador, especialmente para mim.
Posso dizer que já percorri todos os trilhos que ele percorreu e muitos mais. Estive em locais de que nunca vi registos fotográficos.

Exacto, porque a cascata drena uma bacia pequena e curta, só mesmo nas poucas horas a seguir a uma chuvada é que é possível vê-la em todo o seu esplendor. Mas porque é muito esquiva a ser observada é preciso ir a pontos da falésia que na sequência de chuva forte são sempre perigosos.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Muito bom mesmo, gostava de "ir ai a baixo", mas manda o bom senso não o fazer sozinho, resta-me contemplar estas imagens ou ver das partes altas das falésias, um dia tenho de me preparar para fazer algum "todo-terreno" :lol: pelas falésias mas a pé ( que mesmo isto indo sózinho pode não ser boa ideia, mas é o que se arranja ), e carregar a maquina fotográfica e fazer alguns registos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Muito bom mesmo, gostava de "ir ai a baixo", mas manda o bom senso não o fazer sozinho, resta-me contemplar estas imagens ou ver das partes altas das falésias, um dia tenho de me preparar para fazer algum "todo-terreno" :lol: pelas falésias mas a pé ( que mesmo isto indo sózinho pode não ser boa ideia, mas é o que se arranja ), e carregar a maquina fotográfica e fazer alguns registos.

Não é difícil, não é necessaria condição física especial, este trilho é muito usado pelos turistas. Para mim, os únicos requisitos indispensáveis são tempo e paciência, cada passo, cada gesto devem ser pensados antes, não é como andar num caminho. Fora isto, é fácil, não é preciso dar saltos, nem ter muita força. Claro que não se pode ter vertigens... ;)
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Não é difícil, não é necessaria condição física especial, este trilho é muito usado pelos turistas. Para mim, os únicos requisitos indispensáveis são tempo e paciência, cada passo, cada gesto devem ser pensados antes, não é como andar num caminho. Fora isto, é fácil, não é preciso dar saltos, nem ter muita força. Claro que não se pode ter vertigens... ;)

Tenho de ver, mas quando os dias forem maiores, é uma ideia que tenho há algum tempo para fazer.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
E um passeio à Malhada do Louriçal não está completo se não se ficar para o pôr-do-sol!

BKdcPTc.jpg


Nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro é possível ver o ocaso à esquerda dos Pináculos desde que fiquemos no extremo sul da Malhada (cuidado com as ondas). Desse ponto também se vê melhor os túneis da Pedra Pombeira/Ciclope:
SnXcZb3.jpg

VqxnZfW.jpg

GFbmlbB.jpg


O enigmático Ciclope:
b65AuKf.jpg


Sonho...
Gw5ONXc.jpg

SgSf0ev.jpg


Nas ocasiões em que o céu está limpo, especialmente de inverno, ficar para lá do crepúsculo é uma experiência... cósmica.
Neste dia havia muitas nuvens. Para a primeira visita nunca se deve ficar até ao escurecer pois não sabemos os truques da subida, que são diferentes da descida. A subida dever ser feita pelo menos uma vez com luz do dia antes de experimentar uma nocturna.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguns pormenores importantes:

Trilho alternativo que só permite atingir a Malhada do Louriçal na maré baixa da Lua cheia ou nova: pode ver-se do miradouro do Cabo da Roca a serpentear pela encosta verde virada ao mar. O início encontra-se percorrendo com atenção o trilho que desce depois do último resguardo, sempre encostando à beira para perceber onde começa o caminho. É mais fácil que o trilho da cascata embora a parte final seja sobre blocos; e logo após o início tem um pequeno ressalto de dois metros com uma cordita atada para ajudar.
O trilho irá pela direita do esporão e depois a passagem é pelo estreito entre o esporão e a Pedra da Azóia. Esse estreito nesta imagem está repleto de água porque não estava maré-baixa.
21eNIIo.jpg


Nesta foto vê-se do lado esquerdo a corda de apoio no trilho da cascata. Apesar de se poder achar que outros percursos seriam mais fáceis, o uso da corda é preferível, o terreno é instável noutros locais, sem aviso.
J5XDRVL.jpg


Algumas "Malhas" são gigantes e muito polidas. Se estiverem molhadas ou, pior ainda, cobertas por uma fina camada de algas microscópicas que lhes dão uma tonalidade avermelhada, negra ou esverdeada, são extremamente escorregadias mesmo com solas de borracha.
DX41JNr.jpg


Nestes locais de enseadas rochosas, o mar não se comporta como estamos habituados. É preciso observar qualquer local durante 10 minutos pelo menos antes de avançar para perto da água. Mesmo parecendo que o mar está recuado e as ondas estão a rebentar a uma distância segura, numa sequência de ondas cada uma vai fazendo o nível da água subir na enseada e por isso a onda seguinte encontra a água mais funda e rebenta um pouco mais à frente e assim sucessivamente. Por vezes neste processo complexo uma onda chega a sítios onde durante mais de 5 minutos as outras não chegaram, mesmo com a maré a vazar.
HcMJd1g.jpg


A cascata dos Pináculos. Do lado do mar, entre as duas torres dos pináculos, a rocha faz uma rampa afunilada que as ondas sobem rapidamente. Se houver ondulação significativa e o nível da água fôr suficiente, vale a pena esperar pela formação da cascata, que por vezes sai em enorme jacto. Na altura destas fotos as condições não eram as melhores para obter o efeito. A segunda é tirada de cima do trilho da cascata:
7FKsrOt.jpg

U0wOS3o.jpg


A rocha em primeiro plano, um dos "queijos", é um bom mirante fácil de subir se não estiver molhada, desde que esteja acessível e a maré a vazar:
koFCHST.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Cheiro a mar... rebolos... limo castanho. Parece que estou em casa. Gostei. :D

E não fazem barulho os rebolos mais pequenos quando as ondas os atiram pra cima e depois os rolam pra baixo de novo? :)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
StormRic, este video feito por um drone mostra bem a zona:



:thumbsup::thumbsup: Grande achado! Muito obrigado! Uma vez eu ouvi este "bichinho" a zumbir mas não conseguia vê-lo, claro, é minúsculo comparado com uma avioneta que se vêem frequentemente a passar em vôos turísticos ou de acrobacia.
Pois aqui o drone consegue mostrar os trilhos de que falei, especialmente o trilho alternativo da encosta verde do Cabo do qual com atenção se consegue identificar o ponto de início.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Cheiro a mar... rebolos... limo castanho. Parece que estou em casa. Gostei. :D

E não fazem barulho os rebolos mais pequenos quando as ondas os atiram pra cima e depois os rolam pra baixo de novo? :)

Fazem barulho e é assustador por vezes, parece trovoada. É também um bom avisador, quando estamos distraídos, de que as ondas estão a aumentar. Apercebemo-nos logo se esse ruído de fundo fica mais violento.
E àparte esse som, o silêncio destes lugares é fascinante.