Mammatus e trovoada - de mão dada

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Mammatus e actividade eléctrica - de mão dada

Dei uma olhada a uns álbuns de recordação :D e dei de caras com umas imagens interessantes...

O 1º grupo de imagens mostra (entendo eu) nuvens do tipo mammatus; o interessante é que numa delas, vindo do nada, vê-se um raio que percorre essas nuvens na horizontal. Penso que será um fenómeno pouco observado pelo que aqui coloco para quem quiser apreciar - é na 3ª imagem. O tempo manteve-se bastante quente, luminoso, com boas abertas e sem qualquer probabilidade aparente de precipitação.
Foram tiradas a 15 de Junho de 2006.

mamatus1medium.jpg

mamatus2medium.jpg

mamatus3medium.jpg


E porque está na moda observar trovoada:trovao: nada como aqui postar alguns imagens que tirei também em 2006, mais precisamente a 14 de Julho.
São fotografias nocturnas...penso que ficaram mais ou menos embora um pouco longe - fazer crop e aumentar iria tirar alguma beleza já que a qualidade da máquina o não permitia.

trov1medium.jpg

trov2medium.jpg

trov3medium.jpg

trov4medium.jpg

trov5medium.jpg

trov6medium.jpg

trov7medium.jpg


Espero que gostem e quando puder mais enviarei - só falta agora juntar algum património monetário para substituir condignamente a minha defunta Panasonic de 5 megapixeis:rolleyes:
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Uma boa recompilação! :w00t:

Um bom punhado de raios! :hehe:

Essa do raio a percorrer as nuvens quase por cima de ti deve ter dado para apanhar um valente susto! :shocking:

Obrigado pela excelente partilha! ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Essa do raio a percorrer as nuvens quase por cima de ti deve ter dado para apanhar um valente susto! :shocking:
Sinceramente não me apercebi de nada na altura; nem um som houve, estava calmíssimo o tempo. Lembro-me perfeitamente dessa tarde, porque não é todos os dias que tiro fotos a mammatus:D
Não houve nem som, nem qualquer precipitação...nada.
Apenas me apercebi do raio quando analisei com mais atenção as imagens - na altura ainda não pensava sequer em postar num fórum fantástico como este - só o descobri 1 ano e meio mais tarde...:p