Mammatus em Viseu

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Bem, desde há bem pouco tempo que tenho visto muitas fprmações semelhantes a mammatus em minha casa.

Amanhã ou tentar colocar algumas fotos que tenho delas, para aqui serem analisadas, e saber-se se são realmente mammatus...

Hoje vi de certeza estas formações, que encheram o céu de bolsas salientes, que se formaram depois da forte chuvada da tarde de hoje.

Se alguém poder disponibilizar fotos deste tema, estarei muito agradecido.;)
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
E aqui estão elas:

mammatus21709.jpg


cirrusmammatus4809.jpg


cirrusmammatus48092.jpg


cirrusmammatus48093.jpg


cirrusmammatus48094.jpg


Sei que a qualidade não é a melhor, mas peço-vos a vossa total atenção e concentração...

OBRIGADO!!!:unsure:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Eu conheço as mammatus, e tenho quase certeza absoluta de que todas têm mammatus, mas a resolução não o deixa ver...:(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, talvez estejam por lá, na tua zona é provável que tenhas tido Mammatus na sequência das trovoadas que se expandiam para aí. Mas neste caso não são dos mais fotogénicos e visíveis, às vezes não se vêm bem devido ao ângulo da luz do sol não ser mais favorável, mas nalgumas fotos dá para perceber que talvez lá esteja qualquer coisa embora com dúvidas. Procura no fórum que há excelentes exemplos de Mammatus.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
A maior parte já foi há mais de 20dias...;)

Anteontem o céu estava cheio delas...

Mas não tinha o telemóvel!!!:sad:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Pedro, acho que mesmo que fossem fotografadas sob excelente qualidade ou editadas com reforço do efeito de "Sharper" não iríamos muito longe! Penso que os limites das formas nas imagens em si já não estavam muito definidos; ou estavam em formação ou em dissipação!?
Talvez a última imagem seja um exemplo que se aproxime mais do padrão habitual.

De qualquer modo, se me permites, avanço como uma hipótese:
Talvez Stratocumulus mamma! ;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Pedro, acho que mesmo que fossem fotografadas sob excelente qualidade ou editadas com reforço do efeito de "Sharper" não iríamos muito longe! Penso que os limites das formas nas imagens em si já não estavam muito definidos; ou estavam em formação ou em dissipação!?
Talvez a última imagem seja um exemplo que se aproxime mais do padrão habitual.

De qualquer modo, se me permites, avanço como uma hipótese:
Talvez Stratocumulus mamma! ;)

Estavam já em dissipação...:(