Mancha detectada por satélite a 50 milhas a sul de Faro, mas polícia ainda desconhece origem A Agência Europeia de Segurança Marítima detectou esta noite, através de um satélite, uma mancha, alegadamente de poluição, a cerca de 50 milhas a sul de Faro, mas até ao momento as autoridades marítimas ainda desconhecem a origem Em declarações à Lusa, o responsável do Comando da Autoridade Marítima do Sul, Marques Ferreira, explicou a mancha está a cerca de 50 milhas (80 quilómetros) de distância a Sul de Faro e que um meio aéreo está a «realizar o despiste». Se o meio aéreo detectar uma mancha consistente, a Polícia Marítima terá de se deslocar ao local com uma embarcação para recolher uma amostra que posteriormente será analisada por peritos. A mancha pode, no entanto, ter origem natural, nomeadamente de plantas aquáticas, vulgarmente conhecida por «seborrinha», que com as marés grandes ter-se-ão soltado, podendo atingir vários quilómetros, explicou uma fonte da Polícia Marítima. A Autoridade da Polícia Marítima do Sul indica que só ao final do dia é que vão poder dar mais informações sobre a mancha detectada ao largo do Algarve. in Lusa / SOL Link
Segundo informação divulgada já ontem, foi falso alarme. O produto satélite usado para vigilância apresentava uma mancha que era afinal apenas uma massa de água mais quente.
Espero que não levem a mal, mas esta deu-me vontade de Espera-se que os falsos alarmes continuem pois é bom sinal!
Tentam sempre passar o povo por parvo, quando algum incompetente trocou os olhos no q viu do tal "produto satelite"
A mancha que foi detectada por satélite esta noite no mar a 50 milhas a Sul de Faro, Algarve, não é derivada de poluição, mas de camadas de água com temperaturas diferentes, explicou à Lusa fonte da Autoridade Marítima do Sul. "Não é de poluição que se trata. Foram detectadas várias camadas de água com temperaturas diferentes o que estava a dar tonalidades à água também diferentes", declarou o comandante da Autoridade Marítima do Sul Marques Ferreira, acrescentando que apesar de não ter sido grave é um bom sinal ter "meios poderosos ao dispor para a vigilância das águas portuguesas. A Agência Europeia de Segurança Marítima detectou esta noite, através de um satélite, uma mancha a cerca de 50 milhas (80 quilómetros) de distância a sul de Faro. Marques Ferreira explicou que a mancha foi detectada a cerca de 50 milhas (80 quilómetros) de distância a Sul de Faro cerca das 22:00 e que um meio aéreo se deslocou ao local para avaliar a situação. Fonte: Agência Lusa Não foi um organismo nacional, foi um europeu que deu o alerta, ainda bem que foi falso alarme, com os petroleiros que passam ao largo do Algarve, podia ter sido muito bem, uma lavagem dos tanques do petroleiro em alto-mar, como tantas vezes acontece.
Nesse dia estava na praia de S. Rafael (Albufeira) e por causa disso tive uma discussão bem acesa com com um dos agentes da autoridade encarregues de encaminhar os veraneantes para a área mais alta das falésias. Na minha forma limitada de interpretar o que via ao largo da costa, não passava de uma espécie de conjugação de massas de ar diferentes, o que resultava naquele efeito semelhante a uma onda gigante à distância. Se não, como se explicava a aparente 2ª linha delimitadora do mar acima da 1ª sem que as duas se encontrassem em toda a extensão visível? Peço desculpa pelo off-topic mas este episódio não deixa de ser insólito!