Marte a 27 de Agosto...



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Re: Fenômeno de duas luas 27 de Agosto

Alguem me pode dizer a que horas vai ocorrer o fenomeno em Portugal ??

vai ser fixe ver a lua e o planeta marte ao lado :D

Não vai acontecer nada de extraordinario;), todos os anos circula um e-mail a dizer que Marte ficará do tamanho da Lua no dia 27 de Agosto, ridiculo:lmao::lmao::lmao:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Re: Fenômeno de duas luas 27 de Agosto

Mas vamos lá ver.... o dia 27 mas era de 2007 ou 2006 já não me recordo.

Essa questão já foi colocada aqui - http://www.meteopt.com/forum/ciencia-geral/marte-27-de-agosto-1248.html

Eu e o Paulo H já "desmontámos" essa história e se forem ler isso irão ver que seria impossível considerar-se que nesse dia Marte seria como uma outra lua.


Abraço:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Fenômeno de duas luas 27 de Agosto

Mas vamos lá ver.... o dia 27 mas era de 2007 ou 2006 já não me recordo.

Essa questão já foi colocada aqui - http://www.meteopt.com/forum/ciencia-geral/marte-27-de-agosto-1248.html

Eu e o Paulo H já "desmontámos" essa história e se forem ler isso irão ver que seria impossível considerar-se que nesse dia Marte seria como uma outra lua.


Abraço:thumbsup:

É verdade agora revi o tópico e lembrei-me...

Recebi o mail e nem me lembrei... ou seja para esquecer, amanhã será um dia bem normal! Antes umas trovoadas que Marte inchado :p
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Aqui nesta imagem podem ver que Marte não se faz acompanhar da Lua.

wholeskychart.ashx


AH! Vejam lá... não se ponham a olhar para cima e não vão apanhar com isso uma valente cegueira!!!


Abraço:thumbsup:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
vamos la ver se hoje vai aparecer marte ao lado da lua..:lmao:

quero ver :D

Marte, tal como muitos outros planetas do Sistema Solar "passa" na mesma linha imaginária "elíptica" por onde passa também a Lua e o Sol , pois tem uma excentricidade orbital aproximada com todos os planetas (à excepção de Netptuno e Plutão que têm excentricidades diferentes), pelo que se eu quiser encontrar os planetas do sistema solar no céu da noite, encontro-os no mesmo "trilho" do Sol e da Lua de Este para Oeste aproximadamente, variando em altura consoante a latitude e a altura do ano (inclinação da Terra). É normalissimo ver os planetas no mesmo trilho da Lua, próximos até..

Quanto à proximidade de Marte, penso que tal aconteceu à 1 ano ou 2, tendo sido máxima desde há milhares de anos, de qualquer forma, Marte aproxima-se da Terra, de forma normal, são orbitas diferentes mas terão sempre um ponto distante e um próximo todos os anos terrestres ou marcianos! Durante o ano deverão ser muitas as ocasiões onde vemos Marte junto à Lua, vulgar julgo eu.. Mas para o vermos do tamanho aparente da Lua, é muito fácil, basta pegar num telescopio que o aumente 35x a 70x de tamanho e já tá! Um olho na Lua e outro no telescópio em direcção a Marte!

Quanto às marés, a posição da Lua contribui talvez para 95% do efeito, a posição do Sol para 4.9% do efeito e os restantes planetas mesmo que alinhados em conjunção nunca devem contribuir para mais de 0.1% do efeito da maré e 0.1% até é demais..