Mau tempo e Inundações - 18 Fevereiro 2008

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Fotos tiradas ao fim da tarde perto de casa pelas 18.15 horas.
Aos entendidos , que tipo de nuvens são estas?







Pela foto parece ser um estratocumulus mammatus pois não se ve o cumulonimbus a que normalmente este tipo de nuvém está associado. Em Tavira ao fim da tarde as nuvens também tinham a certa altura o mesmo aspecto mas estavam associadas a um cumulonimbus e também à trovoada...
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Algumas fotos são demasiado grandes, mas não deixam de ser uns excelentes registos dessa situação extrema :thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Re: Seg. Especial Chuva, Trovoada, Vento de 16 a 19 Fevereiro de 2008

Pela foto parece ser um estratocumulus mammatus pois não se ve o cumulonimbus a que normalmente este tipo de nuvém está associado. Em Tavira ao fim da tarde as nuvens também tinham a certa altura o mesmo aspecto mas estavam associadas a um cumulonimbus e também à trovoada...

Este tipo de núvem, que eu saiba, está sempre associado a um cumulonimbos, mais propriamente à sua bigorna. Neste caso, a bigorna pode ter uma considerável extensão em comprimento. Geralmente precede uma trovoada severa que, penso, foi o que sucedeu, também, no Algarve.

Cumps e desejos de muita :rain::rain::rain::trovao::trovao:. Finalmente o anticiclone foi dar uma volta. Mas, infelizmente, parece que não por muito tempo :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ressaca do dia de ontem no vale de Odivelas e entrada da calçada de Carriche, hoje às 13h.

Potênciais derrocadas, mesmo por cima da calçada de carriche:




Limpeza imediatamente a seguir às bombas de gasolina:


Entrada da Calçada de Carriche (por baixo daqueles prédios azuis é onde se situa a tal bomba da Galp mesmo encostada à ravina em permanente erosão/ruição):


Senhor Roubado:


Rotunda do Senhor Roubado:


Ribeira de Odivelas: Pelo lixo se vê a altura a que a água chegou.








Já agora um à parte. Há 2 anos, o leito da ribeira era um terço do que agora se vê na fotografia. E um terço cheio de erva, canas e lixo. Desde já um agracedimento a quem foi responsavel pelo alargamento da ribeira e sua respectiva limpeza.

Ainda assim, eu não dormiria descansado, caso vivesse naquelas casas ribeirinhas!:hehe::hehe:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
E já vai no segundo painel publicitário curioso no meio da confusão :lmao: Vocês andam a conseguir instantâneos brilhantes!

"sempre que o azar aparecer não há azar" :lol:

:lol::lol::lol::lol:

Vê-lá, nem tinha reparado!:D
A camioneta ia em grande velocidade, e eu estava sentado do lado esquerdo (a bomba ficava do lado direito), por isso foi fazer zoom para o vidro da frente e clicar!:p
Pura coincidência!:D:D
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só para dar novamente os parabéns a todos pelas fotos e excelentes reportagens :thumbsup:

Eu esta manhã reparei nas estatísticas do servidor que este tópico do MeteoPT.com foi linkados em vários foruns de meteorologia internacionais a propósito das trovoadas e cheias em Portugal.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Após muitas tentativas :hehe:, finalmente consegui resolver o problema do link do video em baixo.
O muito obrigado para todos aqueles que tentaram ajudar-me. :D :thumbsup:

O video mostra como chovia :surprise: em Lisboa dia 18, por volta das 00h10m.



P.S.1 – A tremideira no video deveu-se ao facto de eu estar a levar com chuva na cabeça. :D
P.S.2 – A má qualidade do video deve-se a ter sido feito com uma máquina fotográfica.
 
Editado por um moderador:

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Após muitas tentativas :hehe:, finalmente consegui resolver o problema do link do video em baixo.
O muito obrigado para todos aqueles que tentaram ajudar-me. :D :thumbsup:

O video mostra como chovia :surprise: em Lisboa dia 18, por volta das 00h10m.

YouTube - Chuva Lisboa 2008/02/18

P.S.1 – A tremideira no video deveu-se ao facto de eu estar a levar com chuva na cabeça. :D
P.S.2 – A má qualidade do video deve-se a ter sido feito com uma máquina fotográfica.

bom registo :thumbsup: como se costuma dizer chovia a potes :D