Mau tempo em Corroios (Vento e chuva fortes) e inundações - dias 20.10 e 22.10

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Olá.

Peço desculpa só agora ter conseguido finalmente editar o material todo que recolhi nos dias 20 e 22 do Outubro passado, nos quais se verificaram inundações aqui em Corroios e também algumas quedas de pequenas árvores e infra-estruturas no dia 22, devido ao mau tempo que se fez sentir.

Deixo-vos aqui o vídeo que fiz, uma compilação destes dois dias.

Na primeira parte do vídeo a câmara treme um pouco porque era difícil segurar o chapéu de chuva e a câmara na mesma mão. :p

Na segunda parte do vídeo pode não dar para perceber muito bem, mas a câmara está sempre a tremer não por causa da minha mão e do chapéu de chuva (pois arranjei uma maneira de conseguir segurá-la melhor do que na primeira parte do vídeo) mas por causa das rajadas de vento que se faziam sentir na altura, por volta dos 50, 60 km/h (mais tarde confirmei isso assim que cheguei a casa, observando a estação). No áudio é perceptível a força com que a chuva batia no meu guarda-chuva e ainda o vento forte que parece "distorcer" o som. Tive que correr algumas vezes para me abrigar, senão a câmara metia água. A chuva caía quase de baixo para cima. :D :lmao:

Enfim, foi uma caçada à EUA. :p



Venham mais como este temporal. Eu adoro estas caçadas. :w00t:

Espero que gostem

Fotos aqui:

http://tempoemcorroios.com/mau-tempo-20-e-22-outubro

Cumps
:thumbsup:
 
Editado por um moderador:


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Ganda Maluco andares ai à chuva pa filmar, a chuva a bater no guarda-chuva é impressionante... mas mais impressionante ainda é ver o estado miserável deste País, basta chover um bocadinho mais que se transforma tudo em rios.

Parabéns pelo video, está muito bom. :thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ganda Maluco ... mas mais impressionante ainda é ver o estado miserável deste País, basta chover um bocadinho mais que se transforma tudo em rios.

Vá lá trepkos, o País apresenta em alguns casos condições miseráveis que de facto a urgência da sua resolução é para ontem, não digo o contrário, mas não esqueçamos que em situações extremas do género, e pelo que muitas vezes observamos em informações que nos chegam do exterior, muito do que vemos cá, também em Países mais desenvolvidos costuma acontecer e por vezes até com cenas que nem nos passam pela cabeça! :rolleyes:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Vá lá trepkos, o País apresenta em alguns casos condições miseráveis que de facto a urgência da sua resolução é para ontem, não digo o contrário, mas não esqueçamos que em situações extremas do género, e pelo que muitas vezes observamos em informações que nos chegam do exterior, muito do que vemos cá, também em Países mais desenvolvidos costuma acontecer e por vezes até com cenas que nem nos passam pela cabeça! :rolleyes:

Não sei se o que vou dizer pode ser considerado do 'orgulhosamente sós' mas da 'minha casa' trato eu, da dos outros eles que se amanhem. :D

Mas o video que foi aqui colocado retrata bem uma situação nativa de Portugal, basta muitas vezes pingar para geral o caos.

Que vala era aquela por onde a água escoa por baixo do pavimento? era um ribeiro? Se for, algo de muito grave se passa...:unsure:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bom trabalho Lightning!;)

Foi ver os dados da tua estação, e pelo que vejo, as inundações no início do vídeo, resultam dos cerca de 27mm que caíram ao longo de 3 horas em Corroios.
E o cenário foi esse...

Como seria se fossem 27mm em menos de 1h?
Ou 50mm em 3h?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Que vala era aquela por onde a água escoa por baixo do pavimento? era um ribeiro? Se for, algo de muito grave se passa...:unsure:

Essa é a Vala Real, criada nos anos 90 aqui em corroios, por onde escoa a água toda desde a sobreda até ao moinho de maré, uns bons quilómetros. Em certas zonas a vala é muito estreita, mas noutras é muito larga, o que faz com que nas zonas mais estreitas a água por vezes seja tanta que transborda. A minha casa fica a metros da vala, na mesma rua.

A vala tem 3 metros de profundidade, mais ou menos.

Para teres uma ideia, já andei de bike na vala, debaixo desse pavimento (portanto, debaixo do chão) e é bastante larga. Mas fui obrigado a voltar para trás, pois começa a ficar cada vez mais estreita e apertada (em altura) e não cabia lá nem deitado... :(

Essa vala transbordou por completo em 1997 na ciclogénese, a única vez na minha vida que vi água entrar-me pelo prédio dentro, na minha rua que ainda é um pouco inclinada, e também vi carros, lixo e até pessoas arrastadas rua abaixo... Nunca mais vou esquecer esse dia. :confused:

Bom trabalho Lightning!;)

Foi ver os dados da tua estação, e pelo que vejo, as inundações no início do vídeo, resultam dos cerca de 27mm que caíram ao longo de 3 horas em Corroios.
E o cenário foi esse...

Como seria se fossem 27mm em menos de 1h?
Ou 50mm em 3h?

Obrigado. :)

É o que eu disse acima, basta um pouco mais de chuva em mais tempo para a vala transbordar e ser o caos total. :w00t:

Lindo para nós, mas terrível para os outros. :(
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Excelente trabalho Lightning!
Conheço perfeitamente a zona onde foram captadas as imagens, e é sempre interessante verificar o que acontece quando chove com maior intensidade nessa zona.
Não obstante podermos apontar uma série de erros e problemas de planeamento daquela zona, que se revelam aquando de chuvadas mais fortes e concentradas, é preciso não esquecer que a baixa de Corroios está abaixo do nível médio do mar, e a Lei da Gravidade tem muita força nesta micro-escala.
Por isso, por mais intervenções que se possam vir a fazer, e que possam até minimizar danos, esse facto vai estar sempre na génese de problemas semelhantes...
De qualquer forma, faço minhas as palavras já proferidas neste tópico: Granda Maluco!!:D:thumbsup:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Essa é a Vala Real, criada nos anos 90 aqui em corroios, por onde escoa a água toda desde a sobreda até ao moinho de maré, uns bons quilómetros. Em certas zonas a vala é muito estreita, mas noutras é muito larga, o que faz com que nas zonas mais estreitas a água por vezes seja tanta que transborda. A minha casa fica a metros da vala, na mesma rua.

A vala tem 3 metros de profundidade, mais ou menos.

Para teres uma ideia, já andei de bike na vala, debaixo desse pavimento (portanto, debaixo do chão) e é bastante larga. Mas fui obrigado a voltar para trás, pois começa a ficar cada vez mais estreita e apertada (em altura) e não cabia lá nem deitado... :(

Essa vala transbordou por completo em 1997 na ciclogénese, a única vez na minha vida que vi água entrar-me pelo prédio dentro, na minha rua que ainda é um pouco inclinada, e também vi carros, lixo e até pessoas arrastadas rua abaixo... Nunca mais vou esquecer esse dia. :confused:

Porque razão a vala encurta? E logo debaixo do pavimento? deve fazer uma pressão imensa... eu cá não tinha confiança nisso... :unsure:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Porque razão a vala encurta? E logo debaixo do pavimento? deve fazer uma pressão imensa... eu cá não tinha confiança nisso... :unsure:

Não sei bem ao certo porque é que a vala encurta, mas de qualquer maneira a minha explicação para isso é a seguinte:

Desde a sobreda que a vala começa estreitinha, junto à estrada, não tendo muito espaço para ser alargada para os lados (a vala em certas partes é destapada por completo). Dantes a vala estava toda suja e coberta de canas e outros lixos, que foram totalmente removidos e foi feita a desmatação à sua volta (ao menos isso...).

Deixo-vos aqui umas fotos que mostram as várias espessuras da vala, e a vala como era antigamente (toda suja e cheia de canas à volta, não limpavam nada :disgust: e por isso inundava logo. nalgumas fotos vêem-se detritos acumulados também.)

vala2.jpg

A vala, ainda toda suja...

vala3.jpg

Observem bem o diâmetro da vala nesta zona, não mais um metro (a zona onde está a água)

vala4.jpg


vala5.jpg

A vala ainda cheia de canas... Sim, a vala está por debaixo dessas canas, é debaixo dessas canas que supostamente passa a água...

vala6.jpg

Detritos acumulados de outras chuvadas​


Agora imaginem milhares de litros de água por minuto a passar nas zonas mais estreitas e sujas...

Depois existem partes onde começa a ficar bastante larga (estão neste preciso momento a haver obras que têm a ver com a maneira como a água é escoada na vala, estão a ser colocadas pedras grandes e vários tubos, não sei bem ao certo o que vão fazer, e isto não muito longe da minha casa.

Mas, após uma breve pesquisa, encontrei isto:

valaj.jpg

Mas tirando estas obras, a vala tem alturas que é tão estreita tão estreita que não mais nenhuma opção senão transbordar, que remédio... :D Quanto à parte debaixo do pavimento encurta porque a estrada de alcatrão (onde passam os carros em cima) sofre um ligeiro desnível.

Devo dizer que sempre morei nesta zona e esta vala já deu GRANDES problemas...

Podem ver neste tópico a vala num dia em cheio e as consequências de tal... (logo no início da página) :p

http://www.meteopt.com/forum/evento...-de-novembro-de-1997-a-1151-2.html#post152163

Enfim...