Mau tempo: Previsões e Alertas (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E chegados ao fim do 2º dia da Andrea o balanço só pode ser positivo.Excluindo os exageros das ilhas o acumulativo das precipitações é já significativo e tranquilizador.

2diagn3.png


(Valores de prec. em mm das últimas 48 h)

E o que está para vir, ainda é tanto...

É que a "faixa de precipitação intensa" prevista para o golfo de Cadiz a julgar pelas imagens de animação do satélite ,parece que "ter-se-á deslocado" para W o que equivale a dizer,que será o SW continental a permanecer doravante em Alerta?
Veremos ...
Por estas bandas , o céu segue com nuvens baixas cheias de pressa,
de quando em vez um pequeno aguaceiro, e o vento de SW sopra consistente com 35/40 Km/h.
Rajadas de 60/65 km/h.994 de pressão...
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Imagem de satélite de à pouco:




A zona assinalada na imagem tem vindo a crescer (olhando para as animações). Na imagem de satélite do atlântico na zona não visivel nesta imagem também é possivel ver um crescimento nas últimas horas. Poderá ser o aparecimento de convectividade e uma tarde interessante do ponto de vista de algumas trovoadas? :huh:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Verifiquei que o EUCLID detectou alguma actividade interessante :trovao:

Será que vem a caminho alguma coisa ?

http://www.euclid.org/realtime.html

Juntando o aumento notório da nebulosidade no atlântico e a actividade eléctrica... é muito possível que logo ao final da tarde a situação se complique... Eu acho que estão reunidas condições para que este nucleo depressionário seja o mais "agitado" na passagem pelo continente... Mas deixo para os mais conhecedores da matéria um comentário mais adequado... até para servir de eventual alerta para quem lê este fórum, se esse alerta se justificar!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Eu quero é trovoadas:angry: Já vamos no 3º dia de "Andrea" e ainda não fez uma única "faísca" por aqui:mad:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Com a chegada a terra esta madrugada da depressão por sinal a mais cavada até ao momento e ultima iremos ter esta madrugada muito mais vento nalgumas zonas e as tais condições de trovoada até quinta de manha;)

Depois disto a tendencia maior que vejo é para voltar o calor para a semana!!mas com boas condiçoes para trovoadas de Primavera :P

PS:mas espero que ganhe o ECMWF
 

TiagoFCR

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Viseu/Aveiro
A prespectiva de a nossa Andrea se despedir com neve a cotas medias parece estar dificil. Vendo o run da 12Z do GFS parece poder haver uma janela de opurtunidade na noite de Quinta para Sexta altura pela qual a ISO-0 andará por estas paragens.





Pode é faltar precipitação:unsure:
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

http://www.wetter3.de/animation.html

A partir de 6ª feira o sistema Andrea vai-nos deixar. Mas, segundo o modelo do link acima e também do Metoffice poderemos estar com novas depressões já a partir de dia 15.
Contudo, ainda é cedo para fazermos as despedidas do Andrea, pois ainda restam 2 dias que podem dar muito que falar. O caso de hoje, por exemplo, com um tornado F2 em Santarém.
Esta é uma situação atípica nas nossas latitudes, pois não me lembro, em plena primavera, de uma sucessão de dias, 4 pelo menos, com a pressão atmosférica média, em TODO o País inferior a 1000 hPa. Esta é uma situação típica dos 50º N para cima, como nas Ilhas Britânicas. O que se passa nas nossas latitudes, é a influência dessas depressões a norte, não de um modo directo, digamos, mas de sistemas frontais a elas associados.
Acho que podemos considerar histórica esta situação, do ponto de vista metereológico. O Andrea fez (e continuará a fazer) história