Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

A ondulação bastante forte entre 7 a 8 metros prevista para 5ª feira no Algarve, tal como, o Vince mencionou no seu post a situações extremas serão no Minho e Douro Litoral e no Sotavento Algarvio e a Andalucia onde no Sotavento está mesmo no fio da navalha, entre uma situação preocupante ou não, os modelos têm insistido muito nesta situação extrema na Andalucia e Sotavento Algarvio, mas pode na realidade ficar tudo na Andalucia ou como o Sotavento começar a ser atingido por chuvas intensas e ir correndo até Andalucia, vamos aguardar pelas próximas run's.

Já agora um conceito que não entendi ainda, o que é uma ciclogénese explosiva, o que leva a formar, quais as consequências, se alguém souber que me explique, e desde já o meu obrigado
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Já agora um conceito que não entendi ainda, o que é uma ciclogénese explosiva, o que leva a formar, quais as consequências, se alguém souber que me explique, e desde já o meu obrigado

Aqui está algo que retirei do seguimento da situação especial de 24 a 26 de Novembro de 2006 deste fórum e que se revelou uma situação bem complicada (eu ainda a tenho bem presente na memória):


Nuestras latitudes NO están afectadas por huracanes o ciclones tropicales, pero si por ciertas perturbaciones atlánticas cuyos efectos en superficie pueden ser muy devastadores y similares a las perturbaciones de origen tropical. Son las llamadas ciclogénesis explosivas o "bombas".

Una ciclogenesis explosiva es el desarrollo desmesurado de una depresión en superficie de latitudes medias que se profundiza de forma llamativa en un periodo muy corto, dando logar a vientos intensisimos y fuertes lluvias.

Para que una baja en superficie se profundise y presión baje desmesuradamente, debe de ACOPLARSE ADECUADAMENTE dos perturbaciones atmosféricas:

- Una de niveles altos (vaguada muy profunda o baja cerrada), digamos en 300 hPa.

- Mas otra en niveles bajos. Esta va a servir de germen para su posterior crecimiento desmesurado.

Cuando ambas se acoplan y se situan convenientemente puede ocurrir las llamadas bombas meteorológicas o ciclogénesis explosiva. Observar que:

-Estos fenomenos se dan de foma conveniente dos elementos básicos: uno de niveles altos y otros de niveles bajos.

- Bajas tropicales o restos de huracanes, ya en fase de dispiación, pueden entrar en la zona del flujo de los oestes y SER CANDIDADOS a re-intensificarse cuando son CAZADOS por una vaguada movil de altura de los oestes.

Las ciclogénesis explosivas pueden llevar en su seno los restos de un huracan PERO su profundización se debe a la interacción y profundización positiva que tiene lugar con otra perturbación de niveles altos.

Una ciclogenesis explosiva puede darse sin la presencia de los restos deun huracan en fase de disipación. Lo que se requiere son dos elementos: la peturbación de niveles altos, que induce el crecimiento explosivo de la otra perturbación de niveles bajos, que puede ser o no los restos de un huracan.
fonte: http://www.meteored.com/RAM/numero6/...clogenesis.asp
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Já agora um conceito que não entendi ainda, o que é uma ciclogénese explosiva, o que leva a formar, quais as consequências, se alguém souber que me explique, e desde já o meu obrigado

Longe de mim querer ensinar seja o que for a alguém deste forum :D mas partilho contigo algumas informações que tenho. Estou certa que alguém com MUITO MAIS conhecimentos que eu te explicará ;)


O processo de intensificação rápida de ciclones extratropicais tem sido denominado na literatura de ciclogênese intensa, ciclogênese explosiva ou ciclogênese de costa leste, que não necessariamente precisa ser explosiva

A ciclogênese explosiva resulta da interação da instabilidade baroclínica com processos diabáticos tais como, a Liberação de Calor Latente (LCL) e os Fluxos de Calor Sensível e Latente (FCS e FCL, respectivamente)Vários trabalhos destacaram a importância da LCL nos processos de ciclogênese explosiva, tal que sua ausência afeta a velocidade vertical, a estrutura horizontal do sistema (ciclone e frentes), o início da fase de rápido desenvolvimento e a magnitude da taxa de aprofundamento do sistema.

O papel dos Fluxos de Calor Total (FCT, isto é, a soma dos fluxos FCS e FCL) em ciclogêneses explosivas ainda não é bem conhecido. Enquanto alguns autores, como Bosart e Lin (1984), Uccellini et al. (1987) e Atlas (1987), demonstraram que os fluxos de calor superficiais foram essenciais para o desenvolvimento da ciclogênese explosiva , outros autores como Kuo e Reed (1988), Kuo eLow-Nam (1990) e Reed e Simons (1991) mostraram que estes fluxos não foram essenciais para outros casos de ciclogêneses explosivas.

Muitos estudos sobre ciclogênese de costa leste, tanto observacionais como numéricos, já foram feitos em várias regiões do globo, principalmente na costa leste da América do Norte .

EDIT :
Uma situação ocorrida em Portugal em Dezembro de 2000 :
http://cienciasdonossotempo.no.sapo.pt/caso_de_estudo_de_7dez2000.htm
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

StormFairy e vitamos muito obrigado pela a explicação eu ainda não tinha percebido o que era ciclogénese explosiva:thumbsup:

Neste momento a minha estação já aponta para thunderstorms (está a chegar :D)
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

o freemeteo tirou a neve ou saraiva para kuase todas as localidades.
só mesmo nas terras altas dseve never.
mas ainda pode mudar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

De uma forma mais simples, a ciclogénese explosiva é a formação ou intensificação rápida de uma depressão (ciclone). Como a pressão desce rapidamente os gradientes isobáricos aumentam gerando assim ventos muito fortes que por via do windshear podem também favorecer células mais intensas.

Os valores para se considerar uma ciclogénese explosiva nas nossas latitudes são da queda de pressão superior a 17 hPa em 24 horas (28 hPa nos pólos e 12 hPa aos 25ºN).

Na nossa situação de agora, nos últimos run's não se pode considerar uma ciclogénese explosiva, mas rápida, não deixando de ser relevante porque é mesmo assim raro e invulgar a estas latitudes. Ontem com o cavamento até aos 973 no norte da galiza talvez já se pudesse considerar explosiva, mas depende do tempo que demorou a cavar até aquele valor e não fixei. O tempo é fundamental porque se for uma descida mais gradual à partida não há gradientes de pressão tão extremos, logo a depressão não é tão perigosa mesmo tendo pressões baixas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Agradeço a todos que responderam já entendi o que é uma ciclogenese explosiva, muito obrigado.

Segundo o Accuweather 4ª feira é o fim do Algarve nem nada ficará como dantes :D

Winds: WSW at 56km/h
Wind Gusts: 223 km/h :surprise::surprise::shocking:

Estes americanos são mesmo malucos :lmao::lmao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Boas alguém me pode dizer quais os horários das saídas das Runs agora com a alteração do horário ;)

Não fixei bem, mas penso que o GFS começa a partir das nossas 17:00 e o ECM a partir das 20:00, isto falando de saídas das 12:00z
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Não fixei bem, mas penso que o GFS começa a partir das nossas 17:00 e o ECM a partir das 20:00, isto falando de saídas das 12:00z

obrigado amigo Vince :thumbsup: é que agora com alteração da hora ainda ando um pouco a toa com as actualizações :(
 

ouresmeteo

Cirrus
Registo
19 Fev 2008
Mensagens
7
Local
a coruña
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

Olhe para este maapa alerta vermelho
Diibujo.bmp


http://www.worldwidemeteo.com
 

undertaker

Cirrus
Registo
26 Jan 2008
Mensagens
3
Local
fafe
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

ola a todos uma vez mais.bom pelo k tenho andado a verificar parece k vamos ter uma semana bastante atribulada.agora pergunto sera k vamos algumas surpresas?
 

StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
Re: Seg. Especial Depressão «Andrea» - Abril 2008

GFS a 72 Horas mete agora mais água para a zona da Grande Lisboa, pelo menos pareceu-me assim... :huh: