MeteoAlerta.com - Novo site Português



Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
No passado dia 9 de Maio, sábado, foi relatada a ocorrência de um fenómeno pouco reportado e documentado no território nacional, na zona de Coruche, Ribatejo.
Das observações efectuadas com o radar Doppler de Coruche/Cruz do Leão (C/CL), estações de superfície (Coruche e Alvega) e aerológicas (radiossondagem de Lisboa, 12UTC) e dos elementos apurados pela consulta de fotos e filme a que tivémos acesso (fonte: MeteoAlerta) e de uma descrição, foi possível concluir que:
a) parte da Estremadura, Ribatejo e Alto Alentejo foram afectados por uma perturbação convectiva de mesoescala, organizada linearmente, com uma frente de rajada associada, já observável com o radar de C/CL pelas 14:30UTC;
b) a referida frente de rajada intensificou-se pelas 15UTC, provavelmente devido à ocorrência de um microburst entre as 14:50 e as 15:10 UTC;
c) na sequência da sua intensificação, pelo escoamento de outflow imposto pelo referido microburst, a circulação de tipo vórtice de eixo horizontal, habitual neste tipo de fenómenos, tornou-se mais forte e começou a ser suficiente para manter na sua circulação detritos de solo, que a tornaram particularmente visível (ver imagem);
d) observações de superfície evidenciam rajadas da ordem de 75Km/h à passagem da frente de rajada pela estação de Coruche;
e) uma análise do campo Doppler tridimensional obtido com o referido radar, permite observar a progressão do referido outflow, com frente de rajada na dianteira e reconhecimento da estrutura de circulação contornante associada; no entanto, por se tratar de fenómenos de muito reduzida escala espacial, não foi possível identificar com radar a circulação que se tornou observável na zona por algumas pessoas.
f) por vezes, neste tipo de fenómeno, é observada a presença de vórtices de eixo vertical relativamente intensos, de aspecto similar à dos dust devil (embora de génese distinta), habitualmente designados por gustnado. No presente caso, no entanto, as fotos, filme e descrições recolhidas, não permitiram evidenciar esse tipo de fenómeno.

Fonte: Instituto de Meteorologia
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
GRANDE SITE!!:thumbsup::thumbsup:

Meus parabens aos autores de terem feito um site dedicado à exclusividade da procura de fenomos relacionados com a meteorologia, e ao tempo que perdem de andar de monte em monte, de planice em planice, na busca destes maravilhosos fenomonos que mais NINGUEM em Portugal os filma, e que nos dão ao conhecimento aos portugueses deles mesmos, algo pioneiro no nosso pais:thumbsup:!
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Chat Meteoalerta já disponível

O MeteoAlerta já tem disponível, uma nova ferramenta de comunicação.

Foi criada uma sala de conversação ( Chat MeteoAlerta ) para que todos os utilizadores registados possam falar entre si, de uma forma simples e rápida, sem ter de instalar qualquer tipo de software no seu computador.

Efectue o registo na nossa página e começe já a utilizar esta ferramenta de comunicação.

Abraços
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Sim José, a afluência é muito importante, mas acho que irá ser de picos, até fazer a casa :)

Eu não coloquei o livre acesso, porque quero ter alguma seriedade e controlo nas conversas, para que não se torne desagradável para algumas pessoas.

O chat foi também criado para que nas nossas caçadas possamos ter um local onde informar mais rapidamente, o que estamos a ver, onde nos encontramos , etc, e aí sim acho que a afluência será maior.

Abraços
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Já me registei há bastante tempo atrás, acho que em Abril...:lmao:

Este site não é de 5estrelas, nem de 6, nem de 7,mas pelo menos de 8...:lmao:
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

jo9yQTZp4D-7nUszJRbWQ9DKoWiSmxtf


Entrevista dia 25, (sexta-feira), às 12:30h na Rádio Sesimbra.

Vai ser transmitido em directo uma entrevista sobre o Meteoalerta,

estão por isso, desde já, convidados a assistir a esta entrevista

que irá decorrer pelas 12:30h na Rádio de Sesimbra FM na frequência

103,9 MHz.

Abraços
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Boas

jo9yQTZp4D-7nUszJRbWQ9DKoWiSmxtf


Entrevista dia 25, (sexta-feira), às 12:30h na Rádio Sesimbra.

Vai ser transmitido em directo uma entrevista sobre o Meteoalerta,

estão por isso, desde já, convidados a assistir a esta entrevista

que irá decorrer pelas 12:30h na Rádio de Sesimbra FM na frequência

103,9 MHz.

Abraços

A rádio está na net? :huh:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas

Sim Agreste existe um site na net que transmite uma serie de rádios :thumbsup:

http://www.radio.com.pt/APR.ROLI.Portal/RadioList.aspx

Basta escolheres Sesimbra FM, e clicar na coluna.

Abraços

Infelizmente a essa hora devo estar numa aula. :(

A ver se alguém consegue gravar e depois disponibilizar a entrevista, para que depois eu, e todos aqueles que não tiverem a possibilidade de ouvir em directo, possamos ouvir depois. E que fique para a história. :)


Boa sorte Meteoalerta!! :)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Eu vou tentar gravar a entrevista, com os meus instrumentos de puro amador, leia-se, as colunas de som do computador e o microfone.:p

Se ficar com uma qualidade aceitável, certamente que partilharei!