Meteoro em Portugal 18/05/2024

Assisti ao vivo
icon_smile_approve.gif
. Parecia de dia
icon_smile_approve.gif
Nunca esquecer q foi assim q os dinossauros desapareceram :facepalm:
:facepalm::facepalm:

Boa tarde.

Pena...perdi uma rara visão.
Já vi muitos meteoritos, mas um destes não, só me apercebi do barulho forte, como que a queda de um enorme rochedo, um barulho oco, seco, como que um rochedo grande a cair sobre outro.
O meu filho apenas chamou a atenção para um clarão na varanda, meio minuto (ou pouco mais) antes do estrondo, mas a persiana estava quase descida até baixo e não percepcionou a causa desse clarão. Já tivemos rebentamentos de fogo de artifício parecidos com isso...
Só soube de manhã o que realmente aconteceu.

Nunca esquecer q foi assim q os dinossauros desapareceram
Mais ou menos, a rocha que matou 70% da vida terrestre há cerca de 65 milhões de anos (incluindo quase todos os dinossauros - só as aves sobreviveram) era gigantesca, mais elevado que o Monte Evereste. Esta rocha é minúscula e explodiu em plena atmosfera. :rolleyes:

Lá para os idos de 2000 vi algo parecido no meio do Alentejo, as 4-5H da manhã. Não tão grande e brilhante, mas da mesma cor. E o que me chamou a atenção foi, que no meio da escuridão, de repente vi a minha sombra no chão.
A essa hora, quase ninguém viu e também não havia telemóveis, como há hoje.
O rasto permaneceu alguns momentos, tal como neste. Foi o maior meteoro que vi e tenho muitas horas de observação astronómica. Este, infelizmente, não o vi....

Isso é relativo. Sabem lá eles o tamanho aproximado quanto mais exato dessa rocha. Se fosse mais elevado que o Monte Evereste tinha q deixar marcas extremas na superficie do planeta. Teorias há muitas...

Mas foi assim q desapareceram é certo, portanto nao se sabe quando outra virá...

• Gosto
Reactions: Aine
Isso é relativo. Sabem lá eles o tamanho aproximado quanto mais exato dessa rocha. Se fosse mais elevado que o Monte Evereste tinha q deixar marcas extremas na superficie do planeta. Teorias há muitas...

Mas foi assim q desapareceram é certo, portanto nao se sabe quando outra virá...
Uma cratera com 200km de comprimento não é uma marca extrema? Querias o que passados dezenas de milhões de anos?

Sabem lá eles o tamanho aproximado quanto mais exato dessa rocha. Se fosse mais elevado que o Monte Evereste tinha q deixar marcas extremas na superficie do planeta.
Mas deixou. Mesmo após dezenas de milhões de anos a marca da cratera do asteroide de há 65 milhões de anos ainda é bem visível na península do Iucatão num mapa topográfico: :surprise:
XS3KwGlh.png

R435kfLh.png

Sabemos também que houve um impacto de algo bastante grande pelo tipo de rochas nas camadas com essa idade geológica. Através dos modelos matemáticos, tendo em consideração os ritmos de erosão e sedimentação ao longo do tempo, foi possível determinar o tamanho do asteroide. Não é assim tão impossível de calcular. :)

Está errada esta trajetória, a direção está correcta mas ligeiramente mais a sul.
Assim "puxada" a norte há pessoas que não a teriam visto da forma como viram, para onde estavam virados em determinado local.

Esta deve estar mais próximo da realidade, e vem de encontro a outras estimativas feitas de outras formas.

Curioso em saber o porquê do erro da ESA, mas acho que que talvez tenha a ver com o "problema da Paralaxe", Na altura com a pressa de meter na rede social, talvez não se tenham lembrado disso ou então corrigiram o efeito mas ainda com uma altitude estimada errada.

Se estiver a falar "chinês", é deste problema que falo::

Última edição: