Meteorologia de montanha e polémica dos resgastes



Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Recupero este tópico para enseñaros a cuatro de los muchos Guardias Civiles que se dedican a esto. Dos de ellos de dos patas y dos de cuatro patas :D Vídeo del Alto Valle de Benasque (Pirineos Aragoneses, provincia de Huesca)




Ejemplo de rescates recientes de los Grupos de Rescate Especial e Intervención en Montaña (GREIM)

En Andalucía:


En León



Edito con algunos datos. 103 muertos, 502 heridos y más de 1.500 rescates en montaña en el año 2015 por parte de los GREIM:

https://www.lainformacion.com/tecno...n-montana-durante-2015_rw40v3qrhmgyxvg7zilbh6


32.000 víctimas rescatadas desde su fundación y más de 2.600 fallecidos:

http://www.barrabes.com/actualidad/noticias/2-10140/50-aniversario-creacion-greim-grupos.html
http://www.abc.es/espana/aragon/abc...victimas-rescatadas-201709210937_noticia.html

Y eso sólo los GREIM, en Cataluña funciona también los GRAE de los Bomberos con más de 1200 rescates al año en las montañas catalanas
https://elpais.com/ccaa/2016/09/17/catalunya/1474135518_513561.html

En la Comunidad de Madrid el Grupo Especial de Rescate en Altura (GERA) del Cuerpo de Bomberos de la Comunidad de Madrid, con más de 200 intervenciones al año:
http://www.lavanguardia.com/local/m...e-rescate-en-montana-suben-un-43-en-2016.html

Y también los del País Vasco, con unas 350 intervenciones al año :
1515775413_154361_1515776610_noticia_normal.jpg

http://cadenaser.com/emisora/2018/01/12/radio_bilbao/1515775413_154361.html

Y faltan datos de más grupos especiales.

En el total de España como veis la cifra al año de accidentes y rescates en montaña es altísima. Por encima de los 3.500 rescates al año y acercándose a los 4.000. Y la cifra de muertos entre los 200 y los 300 anuales.Un verdadero problema que cada año va a más.
 
Última edição:

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Vou dar um exemplo:

Imprevisto - É um Passeio ao Gerês, num dia de Verão sem precipitação prevista, perderes-te, tropeçares e torceres um pé e não conseguires caminhar.

Irresponsabilidade - É um Passeio ao Gerês, num dia de Inverno, em que todos os média avisam que vem mau tempo com vários dias de antecedência, o IPMA coloca os distritos em aviso laranja por vento e chuva forte, estão temperaturas inferiores a 10ºC, está nevoeiro, perderes-te, tropeçares e torceres um pé ficando sem conseguir caminhar.
Bem isso é ridículo.

Eu por exemplo só faço caminhadas na serra (desde Sintra a Gredos) no Outono e Inverno... raramente com guia. Já tenho é muitos anos de montanha

e sim, por vezes é expectável que o nevoeiro levante e depois não levanta. E nestes casos também é irresponsabilidade??
 

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Vou dar um exemplo:

Imprevisto - É um Passeio ao Gerês, num dia de Verão sem precipitação prevista, perderes-te, tropeçares e torceres um pé e não conseguires caminhar.

Irresponsabilidade - É um Passeio ao Gerês, num dia de Inverno, em que todos os média avisam que vem mau tempo com vários dias de antecedência, o IPMA coloca os distritos em aviso laranja por vento e chuva forte, estão temperaturas inferiores a 10ºC, está nevoeiro, perderes-te, tropeçares e torceres um pé ficando sem conseguir caminhar.
Bem isso é ridículo.

Eu por exemplo só faço caminhadas na serra (desde Sintra a Gredos) no Outono e Inverno... raramente com guia. Já tenho é muitos anos de montanha

e sim, por vezes é expectável que o nevoeiro levante e depois não levanta. E nestes casos também é irresponsabilidade??
 

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Eu pago impostos, sou obrigado a gastar o meu dinheiro a salvar maluquinhos?

Eu pago dezenas de milhares de euros em impostos. Será que sou obrigado a pagar os cuidados de saúde de quem tem AVC ou enfartes porque não praticam desporto? E será que tenho de pagar o SNS que nem sequer uso? E será que tenho de pagar as escolas de quem vive no Algarve, porque nunca lá vivi, nem nunca lá irei viver?
 
  • Gosto
Reactions: efcm

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Eu pago dezenas de milhares de euros em impostos. Será que sou obrigado a pagar os cuidados de saúde de quem tem AVC ou enfartes porque não praticam desporto? E será que tenho de pagar o SNS que nem sequer uso? E será que tenho de pagar as escolas de quem vive no Algarve, porque nunca lá vivi, nem nunca lá irei viver?

Deve ser muito rico para pagar "dezenas de milhares de euros sem impostos" :p

Esses argumentos nem sequer são argumentos... O que refere não tem nada a ver, não é comparável.

As pessoas que praticam desporto não precisam de recorrer nunca ao SNS?? :huhlmao:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES e dahon

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Deve ser muito rico para paga "dezenas de milhares de euros sem impostos" :p

Esses argumentos nem sequer são argumentos... O que refere não tem nada a ver, não é comparável.

As pessoas que praticam desporto não precisam de recorrer nunca ao SNS?? :huhlmao:

Na minha opinião o argumento do @MSantos é até certo ponto comparável ao argumento de que um fumador não deveria ter os seus tratamentos cobertos pelo SNS caso venha a sofrer de cancro do pulmão. Poderia entrar-se numa bola de neve.
Acho que o susto (se não lhe acontecer algo pior) que uma pessoa apanhe na montanha num dia com condições meteorológicas adversas já vale para uma lição, não só para ela, mas para toda a gente. Coisas do tipo é algo que pode nunca se conseguir evitar. Enquanto as operações de salvamento puderem ser feitas sem qualquer problema/risco para quem tem o altruísmo de as efectuar não vejo a necessidade de deixar os maluquinhos morrerem.
Um dia um desses maluquinhos até pode ser um de nós num acidente de carro na eventualidade de uma caçada à neve :huhlmao:
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bem isso é ridículo.

Eu por exemplo só faço caminhadas na serra (desde Sintra a Gredos) no Outono e Inverno... raramente com guia. Já tenho é muitos anos de montanha

e sim, por vezes é expectável que o nevoeiro levante e depois não levanta. E nestes casos também é irresponsabilidade??

Estava a referir-me a um caso concreto, de mau tempo previsto com avisos meteorológicos, noticias na tv a avisar etc.. Toda a gente sabia que ia haver mau tempo, se alguém vai para a montanha quando existem este tipo de condições é irresponsável e está a colocar a vida de outros em risco.
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Resgate

Grupo que se perdeu no Gerês vai ser multado.

Hoje às 13:06

Um grupo de quatro jovens que se perdeu no Gerês durante mais de seis horas, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, será alvo de três contraordenações.,

Além de a caminhada numa zona de proteção total ter sido realizada sem autorização, é proibido, durante um alerta laranja de fogos rurais, entrar numa densa área florestal. Além disso, o grupo estacionou o carro na faixa proibida da Mata de Albergaria.

image.aspx


As coimas poderão chegar aos 280 euros para cada um dos elementos do grupo: 140 euros por aceder a área de proteção total sem autorização e igual quantia por entrarem num espaço florestal em período de alerta de fogo. O condutor do veículo, um cidadão cabo-verdiano, vai ainda pagar 250 euros por estacionar a viatura em local proibido.

Dois neozelandeses (um casal), um holandês e o cabo-verdiano, este o único a residir em Portugal, todos com menos de 30 anos, aventuraram-se pelo estradão de acesso às antigas Minas dos Carris, que não é um trilho homologado e não tem por isso sinalética, acabando por desviar-se da rota em terra batida e perder-se, cerca de cinco quilómetros acima da estrada florestal da Portela do Homem.

https://www.jn.pt/justica/interior/grupo-que-se-perdeu-no-geres-vai-ser-multado--11304099.html