Micro-Clima tropical em Portugal?

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Estava no site do IPMA e reparei numa funcionalidade curiosa que nunca tinha visto antes: previsão à hora para várias localidades da Madeira. É novo? Que modelos usam para prever parâmetros como temperatura e nebulosidade numa orografia como esta?

IgWgdno.png
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Então quem andará na frente, Selvagens ou Ponta do Sol?

Seria curioso, saber em que parte da ilha, a estação das Ilhas Selvagens, está instalada.

Eu acredito que as Selvagens vão surpreender mais pela baixa precipitação.

Ponta do Sol, poderá até ser ligeiramente mais quente em média que as Selvagens, ainda que fique fora das zonas mais quentes da ilha principal da Madeira.

Para já a melhor candidata, na minha opinião, (pela sua posição geográfica) é a Fajã dos Padres.
Mas se calhar, tal se deve ao meu conhecimento, provavelmente algo limitado, sobre os locais mais quentes da Ilha.
 
  • Gosto
Reactions: Cluster e Art-J

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Então quem andará na frente, Selvagens ou Ponta do Sol?

Seria curioso, saber em que parte da ilha, a estação das Ilhas Selvagens, está instalada.

Eu acredito que as Selvagens vão surpreender mais pela baixa precipitação.

Ponta do Sol, poderá até ser ligeiramente mais quente em média que as Selvagens, ainda que fique fora das zonas mais quentes da ilha principal da Madeira.

Para já a melhor candidata, na minha opinião, (pela sua posição geográfica) é a Fajã dos Padres.
Mas se calhar, tal se deve ao meu conhecimento, provavelmente algo limitado, sobre os locais mais quentes da Ilha.

A EMA das Selvagens está no telhado deste edifício.
 
  • Gosto
Reactions: Cluster e belem

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
@belem Ponta So Sol, sem grande dúvida. As Selvagens embora fiquem uns 250km mais a sul, têm muito mais influência marítima ou seja, as temperaturas diurnas não atingem valores tão altos como numa ilha maior como a Madeira, e também não têm uma cordilheira a proteger dos ventos vindos de nordeste.

Quanto à Ponta do Sol, fica aqui o gráfico de temperaturas e precipitação de 2016:


No gráfico dá para ver bem aquela característica peculiar do clima da Madeira e das Canárias que é o verão muito tardio, com Outubro a registar temperaturas médias idênticas a Junho. Este ano também marcou bem uma característica típica que é a época de aluviões em Outubro, ou seja no fim do verão e não no inverno, como acontece nos climas mediterrânicos.
Podemos também ver que todos os meses do ano as temperaturas médias são superiores a 64F (17.7ºC), que define os climas tropicais.
Relativamente à média anual e comparativamente com outras cidades fica um pouco a cima da média para Caracas (Venezuela), 2ºC a baixo da média para o Mindelo (Cabo Verde) e cerca de 2.5ºC a baixo da média anual do Rio de Janeiro.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Obrigado, pela informação!

Tens alguma ideia de valores da precipitação medidos até agora nas Ilhas Selvagens?

Uma estação na Fajã dos Padres também vinha mesmo a calhar!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Cluster

Brasao

Cirrus
Registo
11 Mai 2017
Mensagens
3
Local
Sintra
As pessoas estão totalmente erradas as árvores de pêras abacate dão bem em Portugal em Lisboa Oeiras etc.. tenho uma que dá pêras de quilo quando maduras têm uma tonalidade de roxo e verde, no posto de abastecimento de gasolina na abóbora em s.domigos de Rana essas são mais pequenas mas dá bastante tb e em vários quintais como as anoneiras o meu vizinho tem uma que até caiem para o chão.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Brasao

Cirrus
Registo
11 Mai 2017
Mensagens
3
Local
Sintra
Aqui entre Sintra Cascais tenho visto mais de 30 árvores de pêra abacates carregadas e tenho uma que dá pêras de kilo na abóbora em s.domigos de Rana uma grade árvore por trás do posto de combustível mas com frutos mais pequenos têm haver com a qualidade porque há várias e anonas a mesma coisa.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Olá a todos já faz algum tempo que venho aqui (espero tornar me mais activo outra vez!). Antes do mais obrigado a todos pelas novas informações.

Em relação aos abacates, sem dúvida, temos uma quinta em Alquerubim perto de Águeda, e a árvore da abacates e muito bons,apesar de tudo este ano com as geadas queimou toda, deve recuperar mas não conto que de nada no próximo ano.

Art-J obrigado pela compilação tenho poucas dúvidas que a estação de Lugar de Baixo já ande em torno dos 17,8 (tropicais 64 F) no mês mais frio conforme os teus dados mostram! Já agora como tem estado a estação este ano, tenho notado que o verão foi mais frio, pelo menos comparativamente à estação do observatório do Funchal.

Em relação às selvagens, é verdade o que se tem dito. Até as temperaturas mínimas (pelo menos em Agosto/Setembro) não parecem ser mais altas!

Uma observação não muito cientifica que quero reportar:
No outro dia fui à Madalena do Mar e por volta das 3 da tarde deixei o termómetro do lidl debaixo da sombra duma árvore na marginal. O asfalto da marginal debaixo da árvore não estava aquecido e o dia estava meio nublado, para ajudar contra radiações usei ainda um chapéu de palha para proteger o termómetro. Após vários minutos o termómetro estabilizou nos 29,7, fui tomar uma bebida num bar junto à marginal, e quando voltei perto das 3 estava nos 30.1!
TBY74iN.jpg

zIRdRFW.jpg

Nota, o relógio do termómetro actualizou se sozinho pelas horas europeias.
Quando testei o termómetro à sombra no bar junto à marginal também obtive cerca de 30.1. Mais tarde quando fui ver ao IPMA Lugar de Baixo estava a "apenas" 26 às 3 da tarde desse dia. Posso confirmar que o carro marcava também mais na Madalena que na estrada do Lugar de Baixo, se bem que não teve todo o tempo do mundo para estabilizar apesar de tudo foi o suficiente para por 1,5 graus a mais em cima.

Fotos da Madalena que tirei no verão

MZrsH07.jpg

A2YXbuI.jpg


À noite quando fui jantar perto da igreja da Madalena do Mar pus o termómetro em cima da mesa e às 11 marcava 24,2, no IPMA a estação no Funchal estava em 22,4 ou qq coisa e a do Lugar de Baixo acho que estava nos 22.
Este restaurante fica perto de uma ribeira pelo que podia estar ainda mais quente noutras zonas.

Para acabar mostro-vos aqui um tesourinho!

Os primeiros coqueiros que consigo reportar com coqueiros Maduros (um dos dois coqueiros tinha frutos maduros) situados no Paul do Mar!
XQHJuQ9.jpg

GWzt9oG.jpg

R7MlEDJ.jpg

3iaT7Dv.jpg

llDace6.jpg

jy5PuCm.jpg

aXqPbMF.jpg


Eram cocos muito grandes a fotografia não faz justiça!

De qualquer maneira é uma das zonas candidata a tropical, e conseguem facilmente ver as montanhas atrás a cozer o clima ali. De qualquer maneira a razão por termos coso maduros aqui é provavelmente o facto de estarem mais bem tratados (privados), com rega e apesar de estarem podados, estão muito menos que os outros.


PS:É engraçado que mesmo no verão O Paul do Mar, Madalena do Mar e muitas outras zonas da costa sudoeste têm cascatas activas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Fantásticos esses coqueiros!
Já tinha visto um tópico aqui no fórum com fotos de coqueiros em Porto Santo... há coqueiros no Funchal, já o vi, mas pelos vistos não dão fruto.
Coqueiros com fruto na Madeira é impressionante, alem de serem provavelmente os coqueiros mais longe do equador do mundo, devem também ser e de longe os coqueiros que frutificam mais longe do equador do Planeta.
Vou utilizar uma foto num artigo para o BestWeather :)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Fantásticos esses coqueiros!
Já tinha visto um tópico aqui no fórum com fotos de coqueiros em Porto Santo... há coqueiros no Funchal, já o vi, mas pelos vistos não dão fruto.
Coqueiros com fruto na Madeira é impressionante, alem de serem provavelmente os coqueiros mais longe do equador do mundo, devem também ser e de longe os coqueiros que frutificam mais longe do equador do Planeta.
Vou utilizar uma foto num artigo para o BestWeather :)
Já agora tenta participar mais cá , o pessoal sente a falta das tuas análises. E parabéns pelo BW, está uma página fantástica.
 
  • Gosto
Reactions: belem e 4ESTAÇÕES

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá a todos já faz algum tempo que venho aqui (espero tornar me mais activo outra vez!). Antes do mais obrigado a todos pelas novas informações.

Em relação aos abacates, sem dúvida, temos uma quinta em Alquerubim perto de Águeda, e a árvore da abacates e muito bons,apesar de tudo este ano com as geadas queimou toda, deve recuperar mas não conto que de nada no próximo ano.

Art-J obrigado pela compilação tenho poucas dúvidas que a estação de Lugar de Baixo já ande em torno dos 17,8 (tropicais 64 F) no mês mais frio conforme os teus dados mostram! Já agora como tem estado a estação este ano, tenho notado que o verão foi mais frio, pelo menos comparativamente à estação do observatório do Funchal.

Em relação às selvagens, é verdade o que se tem dito. Até as temperaturas mínimas (pelo menos em Agosto/Setembro) não parecem ser mais altas!

Uma observação não muito cientifica que quero reportar:
No outro dia fui à Madalena do Mar e por volta das 3 da tarde deixei o termómetro do lidl debaixo da sombra duma árvore na marginal. O asfalto da marginal debaixo da árvore não estava aquecido e o dia estava meio nublado, para ajudar contra radiações usei ainda um chapéu de palha para proteger o termómetro. Após vários minutos o termómetro estabilizou nos 29,7, fui tomar uma bebida num bar junto à marginal, e quando voltei perto das 3 estava nos 30.1!
TBY74iN.jpg

zIRdRFW.jpg

Nota, o relógio do termómetro actualizou se sozinho pelas horas europeias.
Quando testei o termómetro à sombra no bar junto à marginal também obtive cerca de 30.1. Mais tarde quando fui ver ao IPMA Lugar de Baixo estava a "apenas" 26 às 3 da tarde desse dia. Posso confirmar que o carro marcava também mais na Madalena que na estrada do Lugar de Baixo, se bem que não teve todo o tempo do mundo para estabilizar apesar de tudo foi o suficiente para por 1,5 graus a mais em cima.

Fotos da Madalena que tirei no verão

MZrsH07.jpg

A2YXbuI.jpg


À noite quando fui jantar perto da igreja da Madalena do Mar pus o termómetro em cima da mesa e às 11 marcava 24,2, no IPMA a estação no Funchal estava em 22,4 ou qq coisa e a do Lugar de Baixo acho que estava nos 22.
Este restaurante fica perto de uma ribeira pelo que podia estar ainda mais quente noutras zonas.

Para acabar mostro-vos aqui um tesourinho!

Os primeiros coqueiros que consigo reportar com coqueiros Maduros (um dos dois coqueiros tinha frutos maduros) situados no Paul do Mar!
XQHJuQ9.jpg

GWzt9oG.jpg

R7MlEDJ.jpg

3iaT7Dv.jpg

llDace6.jpg

jy5PuCm.jpg

aXqPbMF.jpg


Eram cocos muito grandes a fotografia não faz justiça!

De qualquer maneira é uma das zonas candidata a tropical, e conseguem facilmente ver as montanhas atrás a cozer o clima ali. De qualquer maneira a razão por termos coso maduros aqui é provavelmente o facto de estarem mais bem tratados (privados), com rega e apesar de estarem podados, estão muito menos que os outros.


PS:É engraçado que mesmo no verão O Paul do Mar, Madalena do Mar e muitas outras zonas da costa sudoeste têm cascatas activas.
Fotos espetaculares, obrigado!
 

Wolfmad

Cirrus
Registo
30 Set 2013
Mensagens
12
Local
Suiça
Olá a todos :), sou novo neste fórum.

Criei outro tópico sobre as médias de temperatura da Madeira para tentar averiguar se havia ou não um clima tropical na ilha, não tinha visto que já havia este já feito :lol:. Gostava de contribuir à conversa com observações minhas.

É provável que haja um micro-clima de transição para um clima tropical com estação seca no verão (As) nas zonas mais abrigadas da costa sul madeirense. Tenho acompanhado os dados diários nos boletins do IPMA estes últimos 4 anos e até consegui juntar as médias de temperatura do Funchal (na zona do Lido) em 2019. Como podem ver, esse ano foi bem tropical com médias nos meses mais frios acima dos 18 graus.
Capture.JPG

No entanto, não se pode descrever o clima de uma área baseando-nos num único ano, por isso, tentei procurar as médias mais recentes de 30 anos de algumas estações do Sul. Visitei o site da infoclimat, e reparei que eles já tinham as médias (provisórias) para o período 1991-2020 dos dados da estação oficial do Funchal (a antiga a 58 metros) com a temperatura média calculada de forma tradicional como em muitos países (Tmax+tmin)/2 :

Capture.JPG


Também tive acesso às temperaturas da estação do Funchal (58m) até 2018 que podem descarregar nas séries longas do site oficial do IPMA: https://www.ipma.pt/pt/oclima/series.longas/list.jsp
Adicionei as médias dos anos de 2019 e 2020 que eu recolhi com os boletins diários e a monitorização diária no site do IPMA (https://www.ipma.pt/pt/oclima/monitoriza.dia/) e apresento-vos aqui as médias do Funchal (58m) para o período 1991-2020:

Capture.JPG

Como curiosidade, também calculei as médias para o período mais recente 2000-2020 e podemos constatar um aumento de temperaturas certamente devido às mudanças climáticas:
Capture.JPG


Embora se trate de dados não oficiais sujeitos a alguns erros, reparamos que as temperaturas médias dos meses mais frios estão a menos de 1 grau para que o (micro)clima seja considerado como tropical, neste caso tropical As (segundo a classificação de Köppen-Geiger) com chuvas concentradas no "inverno" (se é que podemos chamar de inverno). Também sabemos que há áreas mais quentes do que o Funchal no sudoeste da ilha e até mesmo na própria cidade, nomeadamente toda a zona costeira desde o Paúl do Mar até a zona do Lido no Funchal cuja estação tem tido temperaturas médias no inverno mais altas de cerca de 0.5-1 grau do que a estação aos 58 m. Estas zonas podem já ter atingido os tais 18 graus nos meses mais frios, e se não tiverem, é provável que os atinjam num futuro próximo.

No outro lado do Atlântico, as ilhas Bermudas já passaram de um clima subtropical húmido Cfa para um clima tropical Af com pluviosidade constante ao longo do ano, ao contrário da zona costeira madeirense. Creio que estamos a assistir ao mesmo fenómeno na ilha da Madeira cujo clima costeiro occidental está em transição entre um clima mediterrânico de verão quente e seco Csa e um clima tropical As de estação seca de maio a outubro. De facto, associar-se-ia mais facilmente a flora cultivada nessa região (papaia, manga, banana, cana de áçucar, e até mesmo coqueiros) com um clima tropical do que com um clima mediterrânico. Portanto estou convencido que temos na Madeira um clima tropical ou prestes a tornar-se tropical!​
 

Wolfmad

Cirrus
Registo
30 Set 2013
Mensagens
12
Local
Suiça
Também aproveito para partilhar uma proposta aproximativa minha de mapa climático madeirense segundo a classificação de Köppen-Geiger:

Azul = Clima tropical com estação seca As
Amarelo = Clima mediterrânico de verão quente Csa
Verde = Clima mediterrânico de verão ameno Csb
Verde amarelado = Clima mediterrânico de verão frio Csc
Cor de laranja = Clima semiárido quente BSh

Madeira_Köppen_Geiger.jpg


Só faltam as ilhas Selvagens que têm um clima árido BWh.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Este ano tem sido bastante quente na Madeira, mas provavelmente apenas segue a tendência natural das últimas décadas, ainda que de forma mais brusca e acentuada.
Se a Madalena do Mar for realmente assim (como é sugerido em cima) mais quente do que o Funchal Lido e a Ponta do Sol, espero que um dia seja instalada uma estação na Madalena do Mar. Como não conheço o local, não consigo perceber o porquê de ser(substancialmente) mais quente, isto a ser verdade que é realmente assim que se passa. Creio que é possível, e em mapas do IM relativo às médias anuais (1960-1990), era sugerido que nem a Ponta do Sol ficava nas regiões mais quentes da Ilha da Madeira. Falta saber mais sobre este tema... Também me questiono sobre o potencial da Fajã dos Padres... Se calhar nem é tão quente como a Madalena.
Outro assunto que me fascina são as variações de precipitação neste arquipélago, tanto de local para local como ao longo das últimas décadas, mas isto já é assunto para outro tópico.
 
Última edição: