1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Monarquia ou República ?

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por trepkos 26 Ago 2010 às 15:05.

?

Monarquia ou República ?

Votação fechada 4 Dez 2010.
  1. Monarquia

    30.6%
  2. República

    69.4%
  1. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,493
    Local:
    Porto
    Não é bem assim. Saltam de Primeiro Ministro para Presidente da República, ficam obscuramente a exercer a sua influência e o seu poder... Serão assim tão efémeros?

    De resto, discordo com o que dizes. Muitos dos nossos reis tentaram combater os excessos da nobreza, e que dizer das vaidades da burguesia lusitana? Não penses só nos excessos do rei D. João V.
     
  2. Chingula

    Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Abr 2009
    Mensagens:
    326
    Local:
    Lisboa
    Claro que a discordância é salutar.
    Respeito o passado e tento aprender com o que foi a nossa História...não sou saudosista. Também entendo que o que se passa com o actual regime (Partidocracia) não é saudável para o Paiz e para o seu Povo...mas cá estaremos enquanto lucidos e respeitadores das ideias dos outros, para modestamente construir a nossa opinião...
    Agora o caminho é sempre para a frente e como dizia o outro "...para melhor está bem, para pior já basta assim...."
     
  3. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,493
    Local:
    Porto
    Falas de um aspecto interessante.

    Portugal tem um grave problema de falta de renovação política e partidária. Os rostos são sempre os mesmos, tanto no poder local como no Governo central. De uma forma ou de outra, são as mesmas pessoas que nos governam há mais de 30 anos. Os resultados estão à vista.
     
  4. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    A república que produziu Salazar

    Excelente texto.
     
  5. Chingula

    Chingula
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Abr 2009
    Mensagens:
    326
    Local:
    Lisboa
    ..."O prestígio de Salazar ainda aumentaria quando, no princípio dos anos 40, evitou a entrada de Portugal na II Grande Guerra. Aí, tornou-se um Santo . E, mais uma vez, fez o contrário do que tinham feito os republicanos: onde estes tinham mandado os soldados para a Flandres, mal equipados e pior armados, para servirem de carne para canhão, ele seguiu o caminho oposto - e não só optou pela neutralidade como convenceu o vizinho Franco a fazer o mesmo. E em plena guerra na Europa ainda arranjou forças para organizar em Lisboa a grande Exposição do Mundo Português (1940)."


    Discordo que seja um bom texto, por ser tendencioso e Salazarento...então esta parte que cito é um bom exemplo...para não me preocupar com outras questões...como o da participação Portuguesa na I Guerra Mundial que não foi só na Flandres...mas sim em Angola e em Moçambique, em aliança com os Ingleses contra os vizinhos Alemães...
    Salazar não evitou entrar na II Grande Guerra, primeiro viveu (intervindo) de um lado na Guerra Civil de Espanha e o Povo Português que viveu esse período bem sabe as dificuldades que passou, jogou o apoio às potencias do Eixo e, na fase final da Guerra, foi obrigado a ceder bases nos Açores aos Aliados senão tanto os Açores como Cabo Verde eram ocupados por Americanos e Ingleses...mas o rescaldo da II Guerra sofremo-lo nós com as Guerras de África e as ocupações de Goa Damão e Diu...porque o tal "Governante Sábio" não soube perceber o que tinha resultado com a vitória dos Aliados...ou seja a promessa de Independência para as Colónias...a começar pela India. Quem realmente viveu a Guerra de África e o drama dos Retornados nunca pode esquecer...
     
  6. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,040
    Local:
    Madeira - Funchal
    É um excelente texto, concordo 100% com ele!!!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,493
    Local:
    Porto
    «A comissão organizadora do centenário dispôs de dez milhões de euros do Orçamento do Estado para cumprir o programa desta terça-feira, Dia da República.
    «Considero que o orçamento das comemorações da República é quase obsceno», tendo em atenção «a situação em que o país vive», disse Paulo Teixeira Pinto, lembrando, contudo, que estes gastos foram aprovados com «bastante antecedência».

    O ex-presidente da comissão executiva (CEO) do Banco Comercial Português (BCP), Paulo Teixeira Pinto, saiu há cinco meses do grupo com uma indemnização de 10 milhões de euros e com o compromisso de receber até final de vida uma pensão anual equivalente a 500 mil euros.»

    Dez milhões de euros é o que gasta a Casa Real de Espanha durante um ano, na manutenção do património, nos eventos de Estado, nos salários dos seus funcionários e seguranças, nas suas obras em prol da cultura e nas despesas diárias da família real.

    Em Portugal, a Casa da República gasta cerca de 20 milhões de euros...:lmao:
     
  8. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    E como cereja em cima do bolo decretou dia de luto nacional aquando da morte de Hitler...
    Contabilizar mortos da 1ª República para "legitimar" os mortos do Salazarismo é algo repugnante. Já agora compare-se com Estaline e o Salazar passará a ser um coitadinho Calimero....


    Salazar pôs ordem na casa, ordem nas contas públicas mas a seu tempo deveria ter iniciado um processo de transição. Como tal não aconteceu, a nossa sociedade sofreu um enorme atraso em relação à restante Europa ocidental, funcionando numa lógica de caciquismos e subserviência ao poder local, ao padre e às forças de autoridade. Com um tecido económico fraco, baseado numa agricultura rudimentar e fortemente dependente dos ingressos das colónias o destino de Portugal estava traçado: uma transição forçada e completamente descontrolada foi o resultado.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,493
    Local:
    Porto
    Salazar deveria ter saído de cena após o fim da Segunda Guerra Mundial. A Monarquia deveria ter eventualmente voltado, avançava-se com uma Commonwealth, ficava-se com uma democracia e retomava-se o desenvolvimento social e industrial.
     
  10. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,076
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Concordo com os textos expostos. Parecem-me integros na hora de explicar o quanto foi miserável a 1a república, o mérito de salazar ao por em ordem as contas públicas relembrando contudo o ditador que foi. Também o que foi dito, no programa "pros e contras" na rtp me pareceu historicamente correcto, apesar de um ou outro comentário politizado de miguel portas!

    Quanto aos gastos na celebração do dia da república parecem-me completamente desproporcionados, 10 milhões de euros?? Façamos o raciocínio, o que seria feito com 10x menos, 1milhão de euros?
    - 1000 polícias
    - 50 guarda-costas
    - serviço de catering para 500 pessoas
    - montagem de palco e aderessos (passadeiras, bandeiras, cartazes,etc)
    - equipamento de som, montagem e pessoal técnico
    - staff, auxiliares de limpeza, assistentes de comunicação e imagem: maquilhadores, cabeleireiros..
    - publicidade nos jornais e televisões
    - promotora responsável pelo planeamento e realização do evento.

    Digam o que disserem 1 milhão de euros chega para isto tudo!! Eles que nos explicassem agora cada centímo gasto!
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,493
    Local:
    Porto
    Então e o que se gastou nas tendas de inaugurações, eventos de propaganda, assinaturas de contratos, etc, desde que o PS voltou ao poder?
     

Partilhar esta Página