Tópico de monitoramento e discussão do Clima de Portugal em 2008 Links úteis: Instituto de Meteorologia Acompanhamento Clima Relatórios Informação Climática Climate Prediction Center - Monitoring and Data: Global Temperature Time Series - Western Europe Global Precipitation Monitoring - Western Europe
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 Assim vai este quente mês de Janeiro de 2008 quanto a anomalia de temperaturas em Lisboa e Porto: http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/temperature/weur_30temp.shtml
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 Agora chega Fevereiro o cenário inverte-se totalmente e dirás como vai gelado este Fevereiro.
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 Eu acho é que tu devias era começar a prometer calor, que assim como tens andado a prometer frio isto não vai lá, andas a dar azar, antigamente iam pessoas para a fogueira por muito menos Tinha razoáveis expectativas para este mês de Janeiro. 2007 foi um ano menos quente do que os últimos anos, estamos num mínimo solar, o Inverno no Hemisfério Sul foi bastante frio, o fim do Outono no Hemisfério Norte começou muito bem, com nevões bastante cedo na Europa, o Inverno começou e mantem-se puro e duro na América do Norte e Ásia, tudo se alinhava para termos um Janeiro diferente. Esta manhã depois duma futebolada na praia e antes dum peixe grelhado, mandei um mergulho na Comporta/Troia, algo que já não fazia desde os tempos de puto, mandar um mergulho no Inverno. Para Fevereiro confesso que já estou sem grandes esperanças.
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 Podes crer mas eu prefiro ir para a agua gelada acho que é menos doloroso do que a fogueira. O frio tem de se manifestar se o hemisfério norte está quase toda debaixo de fogo nós se calhar só vamos ter animação no Verão é uma possiblidade remota por agora mas fica no ar o Inverno só acaba em Março e eu tenho reparado que os modelos estão a começar a mandar o frio para este lado por isso vamos aguardar... A La Niña baralha o sistema todo.
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 Os modelos o que eles acertam mais é nos anti-ciclones, existe anti-ciclones por todo lado. Quanto ao frio, bom eu não tenho grandes prespectivas para Fevereiro. Para mim vai seguir a linha do mes de Janeiro. Quanto a previsões de chuva, bem, sem comentários. Apenas digo, pro ano há mais!!! Os links são bastantes interessantes e o que diz respeito á precipitação dá para verificar algumas curiosas. Ultimos 30 dias: Lisboa e Porto foram normais para a época: primeiros 15 dias do mes. Faro choveu somente 40% do normal. 3 meses: Em todos os locais (Lisboa, Porto e Faro) choveu cerca de 50% do normal para a época. 12 meses: Lisboa e Porto choveu cerca de 60% do Normal, enquanto que no Sul, embora não mostre penso que deve ter chovido cerca de 80% do normal. Panorama para os restantes meses: continuação do período de seca, que já estamos a sentir.
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 Janeiro Os dados oficiais do Instituto de Meteorologia sobre o mês de Janeiro estão disponíveis no local habitual: IM - Acompanhamento Clima. Anomalias Temperatura: mínima, média e máxima Precipitação: Total e Anomalia copyright © Instituto de Meteorologia - Acompanhamento Clima Mais gráficos disponíveis no mesmo local, bem como a informação de Bragança, Porto, Vila Real, Castelo Branco, Lisboa, Faro, Beja, Funchal, Ponta Delgada, Angra do Heroismo e Flores.
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 O que torna o gráfico da média das temperaturas mínimas estranho e interessante ao mesmo tempo é a anomalia negativa (ou a não anolamia positiva) do barlavento algarvio. Quando está frio aqui, está a gear no resto do país.
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 E no gráfico das anomalias referente à temperatura máxima, Lisboa aparece como uma espécie de Ilha, com a anomalia a ultrapassar os +2,5ºC.
Re: Resumo do Mês - Janeiro de 2008 "O IM informa que já se encontra disponível para consulta o Relatório contendo a Informação Climática de Janeiro de 2008. " http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_01_08.pdf Vamos a ele
Re: Resumo do Mês - Janeiro de 2008 Quando na primeira página li: "Na Madeira..."; "Nos Açores...", ainda pensei: "Uahu, finalmente um relatório como deve ser." Mas à medida que fui prosseguindo... Epá, sem comentários. É que nem nos dizem se foram batidos records de temperaturas, a temperatura mínima simplesmente não existe (ficamos assim sem saber quem ganhou na votação da temperatura mínima do mês de Janeiro), os valores de precipitação são apenas qualitativos, enfim... E anexos? Onde estão os anexos? A verba dada ao IM no mês de Janeiro, deve ter sido tão baixa que nem para mais folhas virtuais deu!
Re: Monitoramento Clima de Portugal - 2008 Tá estranho tá. Falta aquela tabela de extremos que era sempre tão interessante, embora neste mês seja realmente importante as médias altas que se registaram e não tanto os extremos. De qualquer forma esperemos que tenha sido esquecimento e não uma decisão de suprimir esses dados a partir de agora. Portanto temos como pontos mais importantes: O record de temperatura máxima não foi batido. A mais elevada deste mês foi em S. Brás de Alportel, 23.7ºC e oficialmente (desde 1941) consta os 26.0 °C em Ladoeiro a 30 Janeiro 1999. E a mínima mais elevada certamente também não foi, que é a de 17.8 °C em Coimbra a 25 Janeiro de 1959. Como não vem neste relatório, deixo os extremos de Janeiro que vinham no do ano passado:
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008 enfim não sei em que critérios estes senhores têm mas prontos
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008 Se leres os relatórios do IM, tens lá o indice que é usado para a seca meteorológica: No relatório de Dezembro tens: No relatório de Janeiro Logo, segundo este indice, houve um pequeno desagravamento. Isto até finais de Janeiro, desde então a situação já deve ter piorado novamente. Para finalizar, outro cuidado que é preciso ter é com a origem da informação. O artigo do Público de hoje «Falta de chuva nos últimos meses é a maior em 91 anos», a fonte desta afirmação não foi o IM, mas sim o Instituto da Água (Inag).