Monitorização Clima de Portugal - 2011

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Fizeste bem, André! :)

Eu até nem quiz alarmar, referindo que ainda haveria bastante verão, e que me lembro de em setembro se atingir aqui 40C, por isso nada de alarmismos, e só no fim se fazem as contas do verão. Quanto a julho referia-me especialmente em relação ao período de madrugada, com relativamente poucas noites tropicais nas 3 primeiras semanas, relativamente a outros anos. Mas de facto existe anomalia, embora dentro do intervalo da normal climatológica entre a média mínima absoluta e a média máxima absoluta, portanto nada de anormal! São apenas flutuações normais do mês de julho.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vento forte e temperatura inferior à normal em Julho no continente
O mês de julho 2011 foi caracterizado, no período entre 4 e 26, pela ocorrência de vento moderado a forte que se fez sentir em especial no litoral oeste e nas terras altas.

Esta situação meteorológica deveu-se à influência do anticiclone dos Açores, relativamente intenso, conjugado com uma depressão localizada próximo das Ilhas Britânicas/Mar do Norte que, reforçada pela depressão térmica no interior da Península Ibérica, determinaram um forte gradiente de pressão sobre o continente, originando vento forte particularmente do quadrante noroeste.

Os valores médios da intensidade do vento foram superiores aos valores normais (1971-2000), em particular nas regiões do litoral e nalgumas locais do interior norte e centro, tendo-se verificado um elevado número de dias (17 ou mais dias) com vento médio diário superior ao normal em grande número de locais nestas regiões.

Os valores médios diários da intensidade do vento mais elevados foram registados em estações meteorológicas do litoral oeste: 21.3 km/h, no Cabo Carvoeiro, 23.6 km/h, no Cabo Raso, e 25.9 km/h, em Sagres. Os maiores valores de rajada (intensidade máxima instantânea do vento) foram registados no dia 18 em Sintra, com 77.8 km/h, e no dia 21 no Cabo Raso (77.4 km/h), embora a não ultrapassarem os maiores valores históricos registados.

Os valores médios da temperatura máxima, média e mínima do ar foram neste mês inferiores aos valores normais do período 1971-2000, com anomalias de -0.22ºC, -0.63ºC e -1.02ºC, respetivamente. Verificaram-se contudo, no continente, dois períodos em que a temperatura máxima do ar superou os valores normais (1971-2000), coincidindo com os três primeiros dias do mês e a partir do dia 25. No litoral sul registou-se uma exceção a este perfil do continente, tendo as temperaturas mais elevadas sido registadas entre os dias 7 e 21. As temperaturas mínimas do ar foram também inferiores aos valores normais (1971-2000) em quase todo o continente, registando-se igualmente uma exceção para a região de Faro.

O valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental foi de 2.9mm, inferior ao valor normal (13.8mm) de 1971-2000, pelo que se pode classificar o mês como seco a extremamente seco em quase todo o território, com exceção de alguns locais do Minho em que foi normal.

IM

:thumbsup:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Abaixo do normal, mas nada de excepcional. Basta um Agosto na média para que o Verão climatológico acabe acima da média.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olha que giro ... não é que afinal o mês de Agosto foi normal para época como diz o relatório do IM !!
Deve é ter sido uns 10ºC a menos em Serpa dado que os alentejanos estão é habituados a temperaturas acima dos 40ºC !! :lol::lol::lol:

A variabilidade na localização e na intensidade de diversos núcleos anticiclónicos no Atlântico norte permitiram a aproximação de depressões à região noroeste do continente, fez com que o mês de agosto se caracterizasse por grandes variações na temperatura do ar e na precipitação.

Esta variabilidade nas condições meteorológicas originou períodos de temperaturas altas e situações de aguaceiros e trovoadas que alternaram com períodos de temperaturas baixas e períodos de chuva.

Apesar desta variação na temperatura do ar, os valores médios para o continente situaram-se próximos dos valores normais de 1971-2000, com o valores médios da temperatura máxima, média e mínima do ar a apresentarem as anomalias de +0.11ºC, +0.09ºC e +0.06ºC, respectivamente.

Em agosto não se registou nenhuma situação de onda de calor, no entanto, realçam-se 2 períodos (entre 10 e 13 e entre 19 e 21) com persistência de temperaturas elevadas que atingiram em alguns locais, particularmente no interior, valores superiores a 40ºC. Salientam-se ainda as temperaturas mínimas ocorridas entre os dias 26 e 29, com valores abaixo dos 10ºC, situação que se deveu à entrada de uma massa de ar polar.

O valor médio de precipitação foi de 15.5 mm, valor superior ao normal 1971-2000 (13.7mm), o que classifica o mês como normal a chuvoso em quase todo o território, com exceção de algumas regiões do sul em que foi classificado como chuvoso.

Fonte: IM
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
As regiões com o mês de Agosto mais próximo dos valores normais são as que aparecem a verde. A amarelo aparecem as áreas com anomalia positiva.


agos.png


fonte
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Resumindo, o Verão que muitos apelidam de fresco, foi afinal normal, comparativamente à normal 71-00:

Média continente:

Máx: +0,47ºC
Méd: +0,01ºC
Mín: -0,44ºC

Bragança:

Máx: +1,03ºC
Não tem mínima de Agosto, mas globalmente ficará abaixo da média, cerca de 1ºC - Lembram-se da discussão da mínima de 1,5ºC em Bragança? Pelos vistos o IM também não se fiou muito nela.

Porto:

Máx: -0,19ºC
Mín: +0.53ºC

Coimbra:

Máx: +0,21ºC
Mín: +0,19ºC

Lisboa:

Máx: +0,46ºC
Mín: +0,27ºC

Évora - as normais referem-se a outra localização, e acho a normal das máximas excessivamente baixa, mas fica a comparação:

Máx: +2,29ºC
Mín: -0,95ºC

Faro:

Máx: +1,24ºC
Mín: +2,04ºC

Só as mínimas no interior é que atiraram para baixo a média, senão estávamos a falar de um Verão medianamente acima da normal.

Não deixa de ser um Verão muito menos quente que os dois anteriores, e provavelmente um dos menos quentes dos últimos 20 anos, mas ficou, mesmo assim, 0,01ºC acima do normal.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Todos os elementos do fórum, incluindo eu, devem ter um sentido crítico e não apenas imediato de memória curta em relação aos fenômenos atmosféricos normais de ocorrer em cada mês! A mim enerva-me bastante ouvir cidadãos comuns no meu dia a dia, a dizer que o verão acabou ou que já não é o que era, só e apenas porque choveu! Meus amigos, é perfeitamente normal chover em qualquer mês do ano em qualquer estação meteorológica! Está lá na normal, é uma média dos "últimos" 30 anos! Se um verão é mais fresco, ou ventoso, também tal é normal! O que não significa que seja provável de acontecer.. O importante é termos em mente que uma estação nunca deixará de ser designada pelo seu nome por um desvio de condições meteorológicas, ainda assim dentro da normal e da variabilidade climatológica da estação! Dizer que este verão não foi verão é completamente "out" daquilo que defendemos (o rigor em vez de insensatez), nem que seja por uma questão de calendário!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Muitos ficaram mal habituados a Verões verdadeiramente anormais que tivemos nos últimos 10 anos e que nada têem haver com o nosso clima. Este Verão para muitos que foi atípico, frio e descaracterístico, não passou apenas de um Verão normal para o nosso país e que há vários anos não acontecia.

Mais uma vez, o que podemos concluir é que tanto as previsões sazonais do ECMWF quer desde ano, quer do ano passado acertou em cheio. O ano passado previu um Verão tórrido e foi um dos mais quentes de sempre, este ano previa um Verão normal e assim foi. Embora, as previsões feitas a longo prazo terem pouca fiabilidade mas é um óptimo instrumento não para preverem o estado do tempo mas sim para termos uma tendência clara para os próximos meses.

Ainda bem, que tivemos um Verão normal e assim poupámos as nossas florestas e isso sim é o melhor que este Verão teve, para quem ama a Natureza e gosta de ver as paisagens maravilhosas neste nosso cantinho. :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Temperatura média do verão (JJA) nos últimos anos:

semttulo3ak.png


No gráfico faltam os +1,7ºC de 2010.

Como o David dizia, apesar de o verão até ter acabado com uma anomalia de +0,01ºC, não deixa de ser o 4ºmais fresco dos últimos 20 anos.

Claramente estamos mal habituados.
Um verão como o de 1977 e haveriam suicídios em massa. :p
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
A evolução de dados meteorológicos para Estremoz

Temperatura mínima absoluta

Clima_m_nima.JPG


O valor médio ao longo do ano para a temperatura mínima absoluta mensal em Estremoz tem oscilado entre os 5,8 ºC e os 6,2 ºC desde Julho de 2009 até Agosto de 2011. Não existe uma tendência temporal concreta, pelo que é imprevisível qual a oscilação que esta variável terá no futuro; quanto muito pode-se constatar que não deverá sair do intervalo 5,8 ºC a 6,4 ºC nos próximos meses.

Temperatura média anual (Calculada entre a diferença da temperatura máxima mensal absoluta e a temperatura mínima mensal absoluta)

Clima_m_dia.JPG


Após atingir o valor mínimo de 16,4 ºC em Setembro de 2009, a temperatura média anual entrou numa clara tendência de subida, superando os 16,8 ºC em Maio de 2010 e os 17,0 ºC a partir de Maio de 2011. A tendência será mais para subir do que para descer, uma vez que as temperaturas máximas absolutas mensais estão claramente a subir em Estremoz.

Temperatura máxima absoluta

Clima_m_xima.JPG


Após atingir um valor mínimo de 26,9 ºC em Setembro e Outubro de 2009, a média anual da temperatura máxima absoluta mensal tem vindo constantemente a subir, ultrapassando os 28,0 ºC desde Abril deste ano. Trata-se da variável que tem tido uma clara tendência de subida ao longo dos últimos meses, traduzindo picos de calor cada vez mais frequentes.

Amplitude térmica

Clima_amplitude.JPG


A média anual da amplitude térmica mensal das temperaturas extremas tem sofrido um progressivo aumento, passando dos 20,6 ºC em Março de 2009 para valores em torno dos 22,0 ºC. Nota-se uma ligeira estabilização do seu valor desde Março de 2011.

Precipitação total anual

Clima_precipita_o.JPG


O valor médio da precipitação total anual passou dos 515,0 mm em Novembro de 2009 para valores acima de 900,0 mm desde Dezembro de 2010. O intervalo de tempo desta variável é menor, pelo que será expectável que possa vir a ter variações inter-anuais que ainda não são possíveis de prever.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Afinal a anomalia das temperaturas em JJA não foi de +0,01ºC mas -0,01ºC.

Verão afetado por fase negativa da Oscilação do Atlântico Norte (NAO)
Relatório verão
2011-09-19 (IM)

No verão de 2011 (Junho, Julho e Agosto) predominou a fase negativa da Oscilação do Atlântico Norte (NAO), com o anticiclone dos Açores com valores de pressão abaixo dos valores médios e localizado numa latitude a Sul da sua posição média normal para estes meses do ano. Este comportamento, ao permitir a passagem de superfícies frontais pelo território do continente, deu origem a alguma precipitação, geralmente fraca, e à persistência de situações sinópticas responsáveis pela ocorrência de vento moderado a forte.

De acordo com os resultados da monitorização climática realizada pelo Instituto de Meteorologia, os valores de temperatura do ar no continente neste verão foram próximos dos valores normais 1971-2000, ficando somente acima dos valores registados em dois dos anos da década passada (2007 e 2008). Numa distribuição territorial observa-se que os valores da temperatura máxima registados foram mais altos que o normal nas regiões do interior Norte e Centro e iguais ou abaixo dos valores normais nas regiões do litoral.

Assim, no verão de 2011 registaram-se no continente as seguintes anomalias relativamente à média de 1971/2000: temperatura máxima +0.34ºC, temperatura média -0.01 e temperatura mínima -0.35.
Em relação à quantidade de precipitação ocorrida no verão 2011 o valor médio registado foi inferior ao valor normal (1971-2000), com uma anomalia de cerca de -34mm. Desta forma o verão classifica-se como seco a muito seco em quase todo o território do continente, exceto nalguns locais do interior do Alentejo.

No Arquipélago da Madeira os valores médios da temperatura máxima, média e mínima do ar durante o verão foram superiores aos valores médios (1971-2000). Tendo sido registado no Funchal uma anomalia da temperatura mínima do ar de +1.23ºC.

No Arquipélago dos Açores os valores médios da temperatura máxima, média e mínima do ar foram superiores aos valores médios (1971-2000). Em Ponta Delgada as anomalias da temperatura máxima, média e mínima do ar foram +0.83, +1.01 e +1.18ºC, em Santa Maria +1.11, +1.14 e +1.16ºC, em Angra do Heroísmo +0.62, +0.98 e +1.34ºC, na Horta +0.61, +0.85 e 1.09ºC e nas Flores +0.99, +1.25 e +1.51ºC.

Os valores da quantidade de precipitação no Arquipélago dos Açores durante o verão foram inferiores aos valores normais (1971-2000), tendo-se verificado as seguintes anomalias: Flores -33.4mm, Horta -1.9mm, Angra do Heroísmo -87.6mm, Ponta Delgada -48.6mm e Santa Maria -69.0mm.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Onda de calor em Portugal continental onda de calor
2011-10-03
(IM)


O estado do tempo em Portugal continental está a ser influenciado por um anticiclone localizado a Noroeste da Península Ibérica estendendo-se em crista em direcção ao Mediterrâneo ocidental e dando origem a uma situação de tempo quente e seco com a predominância de uma corrente de leste, situação que se irá manter até dia 5.

A partir de dia 6 prevê-se uma pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste, onde o vento soprará de Noroeste, descida esta que se estenderá a todo o território no dia 7.

Esta situação de persistência de tempo quente originou a entrada em onda de calor das estações de Braga, com 6 dias e Alcácer do Sal e Alvega com 7 dias.

Com a continuação do tempo quente prevê-se que amanhã se encontre em onda de calor praticamente todo o interior de Portugal continental.