Monitorização Clima de Portugal - 2011

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda em relação á imagem colocada anteriormente e tomando em atenção que parece ter havido uma conjugação entre aquilo que choveu agora em Setembro e a situação já vinda anteriormente então creio que a seca severa deve ter passado a extrema, a moderada a severa, a fraca deve ter-se mantido, a normal deve ter passado a seca fraca ... e a chuva fraca deve ter mantido !!
Portanto creio que agora no final de Setembro o que creio que com esta lentidão toda só deve sair lá pro meio de Novembro, o IM deve dar
este mapa distribuido dessa forma ...
Por isso não entendo a drama de alguns membros deste Forum ...

O boletim climatológico referente ao mês de Setembro já se encontra na página do IM desde o passado dia 6.
No mesmo poder-se-à ler, na página 8, a actual situação de seca meteorológica.
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Esses dados são referentes à seca meteorológica, ou seja, aquilo que choveu em relação ao que é normal chover nesses meses. No entanto, com a consulta do mapa que mostra a percentagem de água no solo no final de Agosto, ficamos a saber que quase todo o país tinha menos de 10% naquela data. Como tem estado muito calor e tem chovido muito pouco nestes últimos 30 - 40 dias, a situação agora deve estar ainda pior.

12vert.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Apesar de tudo esses dados são uma surpresa para mim, porque esperava um agravamento maior nos dados do indice de seca na região Norte !!
Comparando esses dados e cruzando com o volume de água existente nas albufeiras creio que apenas a região Norte terá problemas senão chover !!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pouco a pouco a seca vai tomando conta do país.

[ame="http://videos.sapo.pt/ttA9CT53rzaTZMiyCPeb"]Calor e falta de chuva prejudicam agricultura - SIC Notícias - SAPO Vídeos[/ame]
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Calor de outono. Vídeo interessante, apesar de vir o bisonte do aquecimento global e a tendência do calor.

As explicações do meteorologista Luís Filipe Nunes.

[ame="http://videos.sapo.pt/6L6oyzzoW0N3BOhyojkt"]Calor de verão... no outono! - SIC - SAPO Vídeos[/ame]
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Seca meteorológica em Setembro de 2011

De acordo com a monitorização efetuada pelo Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia, I.P., a maior parte do território continental, em 30 de setembro, encontrava-se em situação de seca meteorológica, apesar de se ter verificado uma diminuição da respetiva área na região do Sul, terminando mesmo em muitos locais do Alentejo. Assim, a seca meteorológica encontrava-se distribuída da seguinte forma: 1% em chuva moderada, 12% em chuva fraca, 21% em situação normal, 44% em seca fraca, 12% em seca moderada e 10% em seca severa.

Entre abril e julho de 2011 os valores de precipitação registados têm sido baixos, em particular na região norte e centro, o que levou ao aumento progressivo da área do território em seca. No entanto, em agosto o valor de precipitação foi ligeiramente superior ao normal, o que contribuiu para uma diminuição da situação de seca.

Em termos de cenários e tendo em conta a previsão mensal, que tem como base o modelo numérico do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), na precipitação total prevêem-se valores abaixo do normal para todo o território. Desta forma, o cenário com maior probabilidade de acontecer, é o que prevê quantidades de precipitação correspondentes ao decil 2 (a precipitação a ocorrer corresponde ao valor do 2º decil, o que provocaria aumento da situação de seca, estendendo-se a todo o território e agravando-se a severidade da seca), pelo que será mais provável que aumente a área em situação de seca meteorológica em Portugal Continental.


9280794_ZQpzH.jpeg


Fonte: IM
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Calor em Outubro bate recordes de 70 anos
Quase ninguém se lembra de um Outubro tão quente. E os números confirmam: algumas zonas de Portugal estão a enfrentar um calor que não se via pelo menos há 70 anos.

Segundo dados do Instituto de Meterologia, os dez primeiros dias do mês foram de facto excepcionais. A temperatura média no Continente foi 4,4ºC superior à média para o mesmo período. No Porto, com uma temperatura média de 21,8ºC, o desvio chegou a 6,2ºC.

Pelo menos onze recordes de temperatura máxima foram batidos ou igualados. Em seis pontos do país – Évora, Bragança, Montalegre, Mirandela e Guarda – o calor chegou a níveis nunca alcançados desde 1941, data em que começa a série de registos das estações meteorológicas nestas áreas. Noutras seis estações – Castelo Branco, Lisboa, Monção, Cabril, Mogadouro e Carrazeda de Ansiães – também foram ultrapassados os recordes. Mas como as séries de dados são mais curtas, tudo que se pode dizer é o que nunca os termómetros estiveram tão altos nas últimas duas a quatro décadas.

Ter o termómetro ocasionalmente acima dos 30ºC em Outubro não é uma raridade absoluta. “que não é comum é que haja tantos dias seguidos de tempo quente”, diz a meteorologista Maria João Frade, do Instituto de Meteorologia.

Mais uma vez, os números não deixam margem para dúvidas. Nada menos do que vinte pontos do país enfrentaram uma onda de calor, no sentido técnico do termo – ou seja, mais de seis dias seguidos com temperaturas mais de 5ºC acima da média. Em pelo menos duas estações meteorológicas – Alvega (em Abrantes) e Alcácer do Sal – a onda de calor durou 12 dias, até 7 de Outubro.

Uma onda de calor tão longa faz lembrar o Verão de 2003, quando a canícula estendeu-se por duas semanas, com consequências dramáticas nos fogos florestais e na mortalidade da população. Embora as temperaturas agora sejam bem menores, os fogos multiplicaram-se em Outubro e a Direcção-Geral de Saúde prolongou o seu Plano de Contingência para Ondas de Calor.

A própria razão do calor é semelhante à de há oito anos. Uma zona de alta pressão estacionou sobre parte da Europa, formando uma espécie de parede que bloqueia a chegada do tempo húmido do Atlântico e que traz ar quente do Leste. Resultado: calor e tempo seco em Portugal, França, Espanha, Reino Unido e outros países.

“Este bloqueio não é muito diferente do que o que se observou em 2003”, afirma o climatologista Ricardo Trigo, do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa. Além disso, a temperatura da superfície do mar no Atlântico tem estado mais elevada do que a média. “Isto é muito importante”, diz Ricardo Trigo.

O início de Outubro está a contribuir para a situação de seca meteorológica que já abrangia a maior parte do país no final de Setembro, especialmente no litoral Norte, segundo o Instituto de Meteorologia.

Mas, apesar da falta de chuva, as barragens estão com níveis normais ou até acima da média. Das 55 albufeiras monitorizadas pelo Instituto da Água (Inag), apenas oito entraram em Outubro com menos de 40 por cento da sua capacidade. Apenas nas bacias do Douro, Lima, Cávado e Ave, o nível estava abaixo da média.

O início seco de Outubro não chegará para alterar radicalmente este quadro. “Com as secas, as coisas não variam de um dia para o outro”, explica Rui Rodrigues, responsável do Inag pela monitorização dos recursos hídricos. Apenas em áreas abastecidas por pequenas albufeiras – como Bragança, que está em risco de ficar sem água – pode haver alterações mais rápidas, segundo Rodrigues.

O calor tem, no entanto, os dias contados. Segundo o Instituto de Meteorologia, as temperaturas vão começar a baixar gradualmente a partir do sábado, primeiro no litoral. Quanto à chuva, talvez para a semana.

Público
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Temperatura máxima observada no dia 12 de Outubro:

12n.png

12c.png

12s.png



Temperatura máxima observada no dia 13 de Outubro:

13n.png

13c.png

13s.png



Tabelas com os máximos absolutos, período 1941-2010:

Semttulo19.png

*Dado horário das 13h UTC.

Tabela com os máximos absolutos, período 1971-2000:

Semttulo20.png

~Valor estimado pelo gráfico horário.


Ainda a nota de que ontem, dia 13, a Tmin em Portalegre foi de 24,2ºC. Bem acima dos 23,4ºC que correspondiam ao do maior valor de temperatura mínima registado no continente, no mês de Outubro.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Évora, Bragança, Mirandela e Guarda batem recordes de calor dos últimos 70 anos

As estações meteorológicas de Évora, Bragança, Mirandela e Guarda registaram nos primeiros sete dias de outubro as temperaturas mais quentes desde 1941, ano em que se começou a registar informação meteorológica nestes locais, disse à Lusa uma meteorologista. Em declarações à Lusa, Vanda Pires, do Instituto de Meteorologia (IM), disse que também as estações de Castelo Branco, Monção, Montalegre, Cabril, Mogadouro e Carrazeda de Ansiães bateram os recordes de calor dos anos 1980 nos primeiros dias de outubro deste ano.
"Pensamos que ontem [quinta-feira] foi o dia mais quente de outubro. Em Lisboa, foi ultrapassado o maior valor para o mês de outubro. Tivemos em Lisboa 33,9º e o anterior máximo, de 32,4º, foi em 2004. No Porto, registou-se ontem [quinta-feira] 33,1º e o máximo anterior foi de 31,7º em 1980", disse a meteorologista. Considera-se uma onda de calor quando durante pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima do ar é superior em cinco graus ao valor normal para esse dia, situação que já ocorreu este mês.
De acordo com Vanda Pires, a 26 de setembro entraram em onda de calor algumas estações, como Alcácer do Sal, Braga e Alvega, uma situação que se manteve até 7 de outubro. No dia 29 de setembro, várias estações do Interior Norte e Centro entraram também em onda de calor, que se estendeu até 6 e 7 deste mês, dependendo dos casos. No entanto, as descidas de temperatura registadas no fim-de-semana passado interromperam esta onda de calor, situação que mais recentemente regressou à estação de Sines.
"Hoje, poderão entrar em onda de calor mais 12 estações, tendo em conta as previsões", a maioria delas no Interior do país mas também em Braga ou no Porto, afirmou.
Em termos de previsões, a meteorologista Idália Mendonça disse à Lusa que "amanhã [sábado] o dia vai ser muito semelhante ao de hoje", com o céu a manter-se limpo. No entanto, "poderá haver algumas nuvens altas na região Norte ao final da tarde e, pontualmente, poderá haver descidas de um ou dois graus em alguns locais", embora sábado continue a ser "um dia bastante quente, sobretudo tendo em conta que estamos a meio de outubro".
As previsões para sábado apontam para os 26 graus em Faro, 29 em Lisboa e Porto e para temperaturas acima dos 30 graus em alguns locais, nomeadamente em Coimbra, Leiria e Braga (32) e em Évora, Portalegre e Beja (31). No domingo, "a temperatura já poderá descer entre dois a quatro graus em alguns locais" e "vai-se notar em todo o território uma tendência para uma pequena descida da temperatura, sobretudo no litoral a norte do Cabo da Roca, onde haverá condições para nevoeiro ou neblina matinal", explicou Idália Mendonça. Na segunda-feira, a temperatura deverá voltar a descer, com máximas previstas de 24 graus para o Porto, 28 para Lisboa e 25 para Faro.

Fonte: Destak
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Dificilmente se repetirá um dia como o de hoje, em que a temperatura aos 850hPa esteve na casa dos 18-19ºC em todo o território continental.

18.4ºC ontem aos 850hpa na sondagem de Lisboa
http://weather.uwyo.edu/cgi-bin/sou...AR=2011&MONTH=10&FROM=1312&TO=1312&STNM=08579

E hoje na sondagem de Lisboa, curiosa e novamente, os mesmos 18,4ºc aos 850hpa
http://weather.uwyo.edu/cgi-bin/sou...AR=2011&MONTH=10&FROM=1412&TO=1412&STNM=08579
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda a nota de que ontem, dia 13, a Tmin em Portalegre foi de 24,2ºC. Bem acima dos 23,4ºC que correspondiam ao do maior valor de temperatura mínima registado no continente, no mês de Outubro.

Dia 14, novo recorde! Desta vez 24,6ºC!
Impressionante!

Destaque ainda para as mínimas tropicais de:
22,1ºC - Sintra(Pena)
22,0ºC - Proença-a-Nova(P.Moitas)
21,4ºC - Almodôvar (Cerro Negro)
20,5ºC - Foía
20,2ºC - Ansião

Viseu e Guarda, fora da tropicalidade mas com valores também bem quentes. 19,9 e 18,2ºC respectivamente.

Quanto às máximas, dia 14, Alvega atingiu os 36,5ºC, sendo o 6ºdia este mês que ultrapassa dos 35ºC.
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
em Outubro de 2009 Serpa registou apenas 5 dias de precipitação, mas para compensar dois desses dias foram acima dos 10 mm - 13,7 e 18,5