Monitorização Clima de Portugal - 2014



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os mapas apresentados são ridículos nem á comentários ....
Em 31 Janeiro estamos em seca moderada, mas os valores são normais na ordem dos 100% no Algarve. Boa !!
No relatório de Outubro mostram precipitação entre os 80% e os 120% do normal, foi mais entre os 100% e os 120% mas pronto ...
No de Novembro choveu menos de 25% do normal ...
No de Dezembro choveu menos de 60% do normal ....
No de Janeiro choveu menos de 80% do normal

Então não se vê logo que estamos no normal ...
Só para Faro por exemplo era para ter chovido até agora cerca de 320 mm salvo erro, basta pegar nas percentagens e quanto estamos abaixo da média !

Enfim ... agora já nem vale a pena pegar em mapas do IPMA !

nas minhas contas estamos uns 130 mm abaixo da média, e existem zonas bem piores aqui no Algarve !

Será que eles não v~em que os mapas não batem certo uns com os outros ??
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,671
Local
Loures
Estações (IPMA) com registos de vento mais intenso durante o dia de ontem:

Torres Vedras, Dois Portos: 30.8m/s = 110.9km/h
Cabo Carvoeiro: 30.3m/s = 109.1km/h
Lisboa (G. Coutinho): 30.1m/s = 108.4km/h
Sines: 29.9m/s = 107.7km/h
Rio Maior: 26.9m/s = 96,9km/h

Certamente não será o tópico apropriado mas também não sei em qual deveria colocar isto.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e CptRena

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem interessante, Dois Portos costuma registar rajadas bem elevadas, poderá estar relacionado com a passagem de alguma célula, ou então não, como a estação está no fundo de vale, com orientação S/N, aquilo deve fazer uma especie de corredor.

É uma pena a estação do Cabo Raso estar off, por lá, as rajadas ultrapassaram os 100 km/h.
Andei por lá durante a tarde e aquilo estava brutal. :D
 
  • Gosto
Reactions: VimDePantufas

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Bem interessante, Dois Portos costuma registar rajadas bem elevadas, poderá estar relacionado com a passagem de alguma célula, ou então não, como a estação está no fundo de vale, com orientação S/N, aquilo deve fazer uma especie de corredor.

É uma pena a estação do Cabo Raso estar off, por lá, as rajadas ultrapassaram os 100 km/h.
Andei por lá durante a tarde e aquilo estava brutal. :D

A estação de Dois Portos não debita todos os dados e tem falhas de transmissão frequentes aparentemente.

O local onde se encontra também não é o ideal para efeitos de manutenção, pois chegar lá não é fácil....
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A estação de Dois Portos não debita todos os dados e tem falhas de transmissão frequentes aparentemente.

O local onde se encontra também não é o ideal para efeitos de manutenção, pois chegar lá não é fácil....

Infelizmente isso acontece com um grande numero de estações, felizmente existe o Wunderground.

Já agora, sabes me dizer o local exacto da estação de Dois Portos? Já ha muito tempo que gostava de saber, cheguei procurar no google earth e nada, tanto que desisti. :D
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Infelizmente isso acontece com um grande numero de estações, felizmente existe o Wunderground.

Já agora, sabes me dizer o local exacto da estação de Dois Portos? Já ha muito tempo que gostava de saber, cheguei procurar no google earth e nada, tanto que desisti. :D

Sei sim senhor meu caro Jonas_27 , é assim... se estiveres em frente à estação de comboio de Dois Portos http://goo.gl/maps/3XQbB tens uma sebe em frente à estação que fica ao lado da adega cooperativa, do lado da cooperativa na encosta a algumas centenas de metros ( com o Rio Sizandro pelo meio que não vez da sebe) olhas em frente e encontras a estação.
Coloco-te o link para a estação de comboio de Dois Portos porque a estação não se vê no goolgemaps
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
So para responder ao Aurelio :

Para mim não é choque nenhum , sei que a Serra Algarvia tem valores de precipitação muito superiores ao restante território , encontrando - se espécies caraterísticas de regiões mais chuvosas como o castanheiro ou o carvalho , em especial na Serra de Monchique .
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
So para responder ao Aurelio :

Para mim não é choque nenhum , sei que a Serra Algarvia tem valores de precipitação muito superiores ao restante território , encontrando - se espécies caraterísticas de regiões mais chuvosas como o castanheiro ou o carvalho , em especial na Serra de Monchique .

Ou pelo assim era, mas como sabes as ultimas duas décadas não foram famosas por aqui, e não sei até que ponto esses valores em especial nas Serras não diminuiram.
O mapa apresentado era de uma normal grande, mas já algo distante no tempo, e salvo erro tinha sido construido pela INAG, sendo que devido a cortes governamentais deixou de conseguir fazer a manutenção dos mesmos, até porque quem precisa de dinheiro é os bancos, mas isso é outro assunto.

Para se perceber as diferenças entre litoral e interior basta ver o que se tem passado neste mês aqui no Algarve !
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,566
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
reparei agora nisto, Indice PdSI a 31 de Janeiro
os_pdsi_pt_012014_pt.jpg


Zonas do país em chuva severa enquanto outras se encontram em seca moderada.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O boletim de Fevereiro encontra-se online.

x2t5ix.jpg


link:http://www.ipma.pt/resources.www/do...rkXbvt/cli_20140201_20140228_pcl_mm_co_pt.pdf

Continuo a não entender esta referência ao Cabo da Roca, dado que a dita estação não consta na rede...por outro lado, parece-me que foi conviente falarem desse registo, já que o IPMA apontava para rajadas superiores a 130 km/h. :D
Já nem coloco a questão do engano, Cabo da Roca invés de Cabo Raso, seria grave.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
O boletim de Fevereiro encontra-se online.

x2t5ix.jpg


link:http://www.ipma.pt/resources.www/do...rkXbvt/cli_20140201_20140228_pcl_mm_co_pt.pdf

Continuo a não entender esta referência ao Cabo da Roca, dado que a dita estação não consta na rede...por outro lado, parece-me que foi conviente falarem desse registo, já que o IPMA apontava para rajadas superiores a 130 km/h. :D
Já nem coloco a questão do engano, Cabo da Roca invés de Cabo Raso, seria grave.

Já nem vale a pena, estes relatórios em relação ao Algarve não valem nada, se as estações do litoral algarvio não passaram dos 35 mm e que a precipitação nessas estações ficaram mais perto dos 50% da média, utilizarem o valor da precipitação de Loulé usurpa os dados reais da precipitação no Algarve e o que levou a uma diminuição da seca, para não falar, já que a precipitação em Loulé foi superior em 2 a 2.5 X superior ao verificado nas estações do litoral algarvio. Já na precipitação total nem sei onde eles vão buscar que a precipitação é normal no Algarve é uma verdadeira falsidade, mas enfim já nem vale a pena ver os relatórios mensais do IPMA porque não tem qualquer significado para o Algarve. :(
 
  • Gosto
Reactions: Aurélio

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Apesar de ser um relatório com menos erros do que o de Janeiro que está cheio de falhas, continuo sem perceber estes relatórios do IPMA !

1) Se Castro Marim apenas teve 24,6 mm, valor muito idêntico áquele que se registou em Faro, e portanto o litoral Sotavento deveria continuar tal como em Janeiro em seca moderada mas neste relatório foi retirado esse valor;
2) Continuam a insistir em colocar o interior do Algarve sobretudo a zona de Monchique e Caldeirão com o mesmo mapa do litoral Algarvio no caso de Fevereiro como sabemos na zona da serra choveu cerca de 100 mm, no litoral barlavento cerca de 50 mm, e na zona do Sotavento cerca de 30 mm.
3) As percentagens de precipitação face ao normal não batem certo no Algarve, dado que se no mapa indicam que choveu entre 50 a 100 mm
, com exceção do extremo sueste onde choveu entre 25 a 50 mm (dizem eles), porque razão aparece a zona do Barlavento com precipitação de anomalia entre 125 a 150 % do normal na zonal mais central e entre 150 a 200% na zona do Barlavento ....
4) O mapa da precipitação acumulada desde 1 Outubro não tem qualquer e continua mês após mês com dados completamente errados...
No caso do Algarve mostra precipitação entre 200 a 400 mm, o que com uma escala tão grande (loooll) admito estar correcta, e depois observo o gráfico da anomalia da precipitação face ao normal e constato que estamos na média, quando tivemos apenas 1 mês acima da média no Algarve, e para rir mais um bocado a região do Minho tem uma precipitação na média quando tiveram somente 1 mês abaixo da média ....
É para rir .... este relatório !

EDIT: Reparei agora depois de vasculhar e rir mais um bocado com os relatórios do IPMA que o erro da precipitação acumulada surgiu logo no mês de Novembro que foi extremamente seco por cá e quem fez o relatório colocou em Novembro na precipitação do Algarve como sendo acima da média ou muito acima da média na precipitação desde 1 Outubro .....
Enfim já nem há palavras para descrever isto ...