Monitorização Criosfera - 2008



martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Junho 2008

Bom Dia.. hoje de manhã ouvi dizer na RTP que o gelo do polo norte ia desaparecer este verão..será que vem mesmo ai uma vaga de calor :huh:

As notícias devem ser transformadas em linguagem simples, e somente depois devem ser interpretadas:

"Na televisão disseram, que um indivíduo qualquer disse (não fixei o nome do indivíduo e nem sei se o indicaram), que este Verão há mais de 50% de probabilidades de o gelo do Pólo Norte derreter completamente"

Na minha interpretação, esta notícia, assim como quase todas as notícias televisivas que adivinham o futuro, não tem grande credibilidade. Resumindo: O indivíduo tem mais de 50% de probabilidades de estar errado.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Junho 2008

As notícias devem ser transformadas em linguagem simples, e somente depois devem ser interpretadas:

"Na televisão disseram, que um indivíduo qualquer disse (não fixei o nome do indivíduo e nem sei se o indicaram), que este Verão há mais de 50% de probabilidades de o gelo do Pólo Norte derreter completamente"

Na minha interpretação, esta notícia, assim como quase todas as notícias televisivas que adivinham o futuro, não tem grande credibilidade. Resumindo: O indivíduo tem mais de 50% de probabilidades de estar errado.

Eu quando ouvi a noticia não acreditei muito..:lol:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pois de facto tambem vi isso, penso que será normal :confused: pois estamos em transição :cold: isto é, a inversão do campo electromagnético levará atrás a localização do gelo em ambos os hemisférios.





 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ora bem, por onde começar sobre o gelo no Polo Norte ?

Primeiro, começamos pela comunicação social. Já sabem como as notícias circulam pelo mundo, vão passando de jornal para jornal e quando chegam cá a Portugal já só vem o titulo e pouco mais, as principais explicações ficaram pelo caminho.

Segundo, quando é assim, convem tentar encontrar os originais, tentar perceber se o conteúdo da notícia coincide com o titulo, quem afirmou o quê, etc,etc. Neste caso o titulo já veio mal lá de fora, pois o conteúdo não diz taxativamente que o polo norte ficará sem gelo,os especialistas que falaram sobre o assunto disseram que havia uma boa possibilidade. Quando a notícia chega a Portugal quase só vem o titulo e os detalhes sobre o que foi mesmo dito perderam-se.

Terceiro, para perceber esta questão convem seguir com regularidade este tópico da Criosofera. Se acompanharam a criosfera por aqui sabem que este ano há uma grande dúvida sobre o que acontecerá no Ártico. Como sabem o Ártico teve mínimos históricos (desde que há registos) o ano passado, não só por causa do aquecimento global mas também por outros factores como o próprio tempo que fez no Ártico o ano passado e do regime de ventos. Entretanto recuperou alguma coisa (ver gráficos neste tópico mais atrás).
A dúvida este ano é saber se esse gelo novo, de pouca espessura vai resistir de forma a que no global em Setembro estejamos acima dos minimos do ano passado.

Quarto, o Polo Norte por vezes fica sem gelo ou com pouco gelo, não é inédito no passado, tem a ver com as temperaturas, com o tempo que faz lá no verão, como foi o Inverno,com os ventos, etc.
É irrelevante se em determinada altura no fim do Verão haver uma zona especifica com água e gelo solto, e que essa zona seja exactamente o polo norte. O que importa é a dimensão do degelo, se falta gelo numa grande area, etc,etc. E para isso é que servem os gráficos que se tem posto aqui com regularidade.

O que disseram as pessoas por detrás destas notícias foi isto:

This meant that about 70 per cent of the sea ice present this spring was single-year ice formed over last winter. Scientists predict that at least 70 per cent of this single-year ice – and perhaps all of it – will melt completely this summer, Dr Serreze said.

"Indeed, for the Arctic as a whole, the melt season started with even more thin ice than in 2007, hence concerns that we may even beat last year's sea-ice minimum. We'll see what happens, a great deal depends on the weather patterns in July and August," he said.

Ron Lindsay, a polar scientist at the University of Washington in Seattle, agreed that much now depends on what happens to the Arctic weather in terms of wind patterns and hours of sunshine. "There's a good chance that it will all melt away at the North Pole, it's certainly feasible, but it's not guaranteed," Dr Lindsay said.

Ou seja, tendo em conta os mínimos do ano passado, tendo em conta a espessura reduzida de muito do gelo actual, este ano conforme o tempo que fará em Julho e Agosto, existe a possibilidade de realmente uma vasta região incluindo o polo norte ficarem sem gelo de uma forma inédita. Mas também pode não suceder. Outra coisa que diz a notícia, e que é verdade e preocupante, quanto menos gelo, mais aquecimento haverá por via do albedo, menos gelo menor a quantidade de radiação solar que é reflectida.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois de facto tambem vi isso, penso que será normal :confused: pois estamos em transição :cold: isto é, a inversão do campo electromagnético levará atrás a localização do gelo em ambos os hemisférios.

Mário, já sabes o que peço. Fontes ? Estudos ? Cientistas ? Referências ? Sem isso nada feito.

Não é chegar aqui e por uma coisa qualquer, senão eu também chego aqui e ponho a minha teoria de que o polo norte derrete porque o Benfica anda a jogar mal :p
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Realmente a área de gelo no ártico está a cair a pique, aproximando-se dos níveis do ano passado.


No entanto, do outro lado do planeta, o gelo no antártico sobe a pique, e tem uma maior área de gelo do que tinha o ano passado por esta altura:


Disto resulta que ao nível global temos mais ou menos um equilibrio, com uma anomalia actual praticamente nula:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Hoje vem uma notícia no Jornal Correio da Manhã, em que refere:
"Aquecimento Global - Polo Norte sem gelo

O Pólo Norte poderá ficar sem gelo este Verão devido ao aquecimento global, alertaram investigadores do Centro de Dados sobre Gelo e Neve dos Estados Unidos"

No Diário Digital/Lusa vem também:

"Polo Norte poderá ficar sem gelo este Verão

O Pólo Norte poderá ficar sem gelo este Verão devido ao aquecimento global, alertaram investigadores do Centro de Dados sobre Gelo e Neve dos Estados Unidos.
Segundo os cientistas, a possibilidade do gelo que cobre o Ártico derreter é de mais de 50 por cento devido à camada espessa de gelo, que durante muitos anos cobriu a região, ter vindo a derreter e ter sido substituída por uma enorme placa de gelo fino, que pode facilmente derreter com o Verão.

O aumento generalizado das temperaturas, a causa do aquecimento global, está a afectar também, e de forma grave, as regiões polares do planeta, referem os cientistas citados pelo jornal espanhol 'El País'.

Os cientistas temem agora que o desaparecimento de uma parte importante do gelo leve a outra consequência: o oceano absorva mais calor e faça aumentar ainda mais as temperaturas do clima local.

Se isto ocorresse originaria um problema no meio-ambiental, mas também político, uma vez que as nações com territórios no Oceano Glaciar Ártico poderiam aceder com mais facilidade aos valiosos recursos naturais desta zona do planeta, ainda por explorar.

Diário Digital / Lusa"

Sinceramente o que penso, é o seguinte:

O Polo Norte irá derreter uma grande porção, talvez o maior recuo dos últimos anos, isto porquê? Porque a área recuperada neste Inverno é ainda assim pouco espessa, pelo que deverá derreter com facilidade. Observando os gráficos do André é de prever que a curva de derretimento continue acentuada nos próximos 2 meses e que depois suavize, pois, restará a camada mais espessa, com mais lentidão a derreter. Mas não creio de forma alguma que a calote polar desapareça, quando muito, libertar-se-iam imensos icebergs, ficando à deriva à mercê das correntes e dos ventos.

Quando referem que o Polo Norte irá derreter com 50% de confiança, então devem também existem 50% de hipóteses de estarem errados.

Também constatei que a Antartida tem recuperado bem, o que não me espanta, pois sei que a Antartida (continente) é bem mais fria que o Polo Norte (mar). Se houver uma alteração da distribuição da precipitação a favor da Antartida, é bem provável que esta aumente a sua superfície gelada, ou no mínimo o seu volume de gelo. Não podemos por isso, comparar o Polo Norte ao Polo Sul sem antes compreendermos as suas diferenças, bem como a possibilidade de uma distribuição desigual das respectivas precipitações.

Quanto ao alerta do Mário Barros, eu posso estar equivocado e sou humilde o suficiente para isso, mas a verdade é que não tenho conhecimento de que a inversão do campo magnético possa influenciar em algo o nosso clima. Deus nos livre de tal inversão, não que não aconteça ciclicamente, mas o perigo não está no facto da agulha da bússula indicar um sentido contrário ao que estamos habituados, mas sim, refiro-me ao periodo mais ou menos longo, em que esta possa ficar desorientada sem Norte/Sul definidos. Já pensaram no que aconteceria a todas as espécies migratórias aves, peixes e insectos?! E o que aconteceria a todas as espécies que não sendo migratórias se orientam pelo seu "Norte"?! Não quero nem pensar, seria algo semelhante a um daqueles filmes do Hitchcock!!

Pior ainda seria que no periodo de inversão magnética em que não há orientação definida, ficassemos sem campo magnético, que como já referi é devido ao movimento de rotação do nosso núcleo interno de ferro com flutuações convectivas, é este o motor do planeta, um electroiman gigante com polos definidos. Sem campo magnético, aí sim, o nosso clima seria afectado, pois não teriamos qualquer protecção à acção dos ventos solares, e aí as nossas preocupações com o aquecimento global não seriam mais que uma piada de mau gosto.

A Terra muda o seu eixo de rotação ciclicamente, isso é algo que acontece lentamente e tem a ver com mecânica e não com electromagnetismo! Como todos sabem, o Norte magnético não coincide com o Norte geográfico, pelo que digo mais, o ciclo de inversão dos polos magnéticos é algo de irregular e imprevisível e não está relacionado com o movimento mecânico da Terra, mas sim com a dinâmica do movimento do núcleo de ferro do nosso planeta.

A acontecer o derretimento do Polo Norte por completo, isso alteraria e de que maneira as correntes termosalinas e a circulação atmosférica geral, dado que, o menor albedo, a maior quantidade de água doce, a superfície marítima polar agora exposta aos ventos produziria mudanças estranhas no nosso clima (pelo menos nas vizinhanças do circulo polar ártico a curto prazo e depois no resto do globo), mudanças comparáveis ao bater de asas da borboleta da teoria do caos. Não sei se esta água libertada do derretimento do polo norte, se iria manter-se à superfície do oceano ou se esta iria afundar-se, pois por um lado é água doce (menos densa, logo flutua), mas por outro lado teria uma temperatura de 0ºC sendo que até aos 3.98ºC iria aumentar a sua densidade afundado-se no oceano.
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Comparando os níveis de gelo no dia 1 de Julho, deste e no ano anterior no Pólo Norte.

11da2.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Assim há primeira vista, só aquelas duas zonas que circundei parecem ter menos gelo este ano. De resto as coisas parecem mais compostas ;)
Vamos lá ver se se aguenta.




Ao nível da concentração de gelo é que há uma maior diferença. O ano passado encontrava-se mais concentrado junto ao continente americano e este ano a concentração está mais do lado asiático.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Bem, à primeira vista parece ter havido um avanço da superfície de gelo. Nota-se algum recuo a norte do Canadá, mas no geral a extensão é maior. O gradiente de cores não mostra a espessura, apenas a percentagem de cobertura! Vamos ver qual a evolução.. Mas à partida parece desdramatizar os piores cenários de degelo..
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Oceano Árctico: estação polar evacuada

Uma estação polar do Oceano Árctico ocupada por cientistas russos vai ser evacuada devido ao derretimento da placa de gelo em que assenta, revelou esta terça-feira a cadeia de televisão norueguesa NRK, escreve a Lusa. «Vamos evacuar de emergência a estação do Norte polar», explicou à NRK Vladimir Strougatski, vice-presidente da Federação dos Exploradores Polares na Rússia.
A placa de gelo em que assenta a estação, a 120 quilómetros do arquipélago norueguês de Svalbard, derreteu consideravelmente, passando de uma superfície de 15 quilómetros quadrados em Setembro de 2007 para 600 metros quadrados hoje, segundo a mesma fonte. Os vinte cientistas russos que vivem na estação chegaram à placa de gelo em Setembro de 2007 e lá deviam ficar até Setembro próximo.
Um quebra-gelos russo, o Mikhail Somov, deverá partir à noite de Arkhangelsk, no Norte da Rússia, para transportar os cientistas para o continente, segundo a NRK.

PortugalDiário
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Compreendo a emergência da situação.. Se estivesse numa plataforma de gelo com 15km2 e apenas me restassem 600m2, já lhes teria chamado alguns nomes menos próprios aos Russos do "Contnent".. :) É que 600m2 é um quadrado com 24.5m de lado! Bolas, dormir é que eu não dormia descansado..