Monitorização do Clima de Portugal 2017



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Ás 13h (UTC) registava 35ºC tal como Alcácer do Sal, sendo as duas estações com a temperatura mais elevada de toda a rede IPMA. Não sei a que altitude está, mas é estranho, duvido que sejam valores fiáveis, nenhuma estação do wunderground na região do Porto regista temperaturas acima dos 30ºC. Nem mesmo as estações que costumam ser mais quentes no litoral norte registam valores tão altos.
Leiria com 36,3ºC é outra que nem vale a pena ligar :lol:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Ás 13h (UTC) registava 35ºC tal como Alcácer do Sal, sendo as duas estações com a temperatura mais elevada de toda a rede IPMA. Não sei a que altitude está, mas é estranho, duvido que sejam valores fiáveis, nenhuma estação do wunderground na região do Porto regista temperaturas acima dos 30ºC. Nem mesmo as estações que costumam ser mais quentes no litoral norte registam valores tão altos.
Leiria com 36,3ºC é outra que nem vale a pena ligar :lol:
É tão óbvio que só não vê quem não quer.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Essa zona é pior que um forno, sempre que me desloco em férias até ao Gavião faço paragem em Mora e de facto faz um micro clima brutal. Não creio que esteja inflacionado mas é mais uma estação cuja localização desconheço completamente.
Segundo o que já vi aqui no forum sobre a estação de Mora, ela está instalada no topo da vila...e se já regista estes valores imaginemos junto ao rio numa zona mais baixa. :hehe:
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,664
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Mora nos últimos 2 anos tem sido por muitas vezes a estação com as máximas mais quentes, nos meses entre Maio e Setembro.
Tenho ideia que antes isto não acontecia com tanta frequência, o oposto tem-se passado com a Amareleja.

Das estações do ipma cujos dados eu registo, está ainda assim abaixo de Alcácer do Sal e de Alvalade do Sado, na média de máximas deste mês (até dia 21)

Alcácer: 27.62ºC
Alvalade: 27.53ºC
Mora: 27.45ºC
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Estação de Leiria (IPMA) a liderar, com máxima horária de 38,9ºC (valor inflacionado, possivelmente). Logo de seguida vem Mora, com máxima horária de 37,2ºC. :calor:

Essa estação de Leiria é muito polémica, nem vale a pena considerá-la.

Quanto ao Porto, as outras estações do IPMA desapareceram pelo que só temos a da Serra do Pilar para ver a temperatura. Provavelmente o IPMA nem vai considerar a estação visto que em publicações anteriores também a ignorou (acho).
 
  • Gosto
Reactions: criz0r e TiagoLC