1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Músicas, Videoclips, Bandas e Concertos

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Santos 8 Fev 2007 às 23:16.

  1. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,541
    Local:
    Porto
    Caros,

    a Eurovisão é um festival de música ligeira, popular. E a música popular, ou pop, tem digamos regras básicas para que seja um sucesso, um hit, como dizem os ingleses.

    Obviamente toda a gente reconhece lá fora que temos dos melhores músicos de música ligeira do mundo, infelizmente pouco valorizados depois em termos comerciais no mundo da língua portuguesa. Os músicos portugueses não conseguem entrar no mercado brasileiro...

    Mas temos um Rodrigo Leão, os Madredeus, houve um Carlos Paredes ou uma Amália Rodrigues. Houve os Heróis do Mar que foram reconhecidos internacionalmente, há os Amor Electro e ainda temos os Moonspell.

    Adiante.

    No panorama internacional reconhece-se que há e houve excelente música ligeira em Portugal. Contudo existe a barreira da língua, como existe para outros países europeus. Ao contrário do italiano ou do francês, o português nunca foi uma língua da moda na Europa. A nossa grande criação colonial, o Brasil, ao contrário dos EUA, não é um país rico nem uma potência cultural ou científica.

    Contudo, para apresentarmos ao mundo a nossa música de qualidade existem outros locais por onde não andamos, falta divulgação nas grandes revistas de música internacionais ou a participação em festivais no estrangeiro. Os nossos autores e as nossas produtoras não investem devidamente em marketing. Ponto. Vivem para o mercado interno e para os emigrantes, e pouco mais.

    A Eurovisão ,dizia eu, é um festival pop. Quer portanto um refrão simples e alegre, com fórmulas de fácil memorização, quer earworms e quer sonoridades pop que estejam na moda e sejam apreciadas na Europa. E o que a Europa gosta há algumas décadas é da chamada eurodance ou do europop. E nós raras vezes demos à Europa o que ela espera ouvir num Festival da Canção.

    A participação da Lúcia Moniz foi excelente, a música era impecável. Mas por que não ganhou? A letra só pode ser compreendida e sentida por um português, só atinge uma alma lusitana. Acredito que a Vânia Fernandes só não foi mais longe porque tinha também uma letra e uma apresentação que só atinge alguns povos, e isso viu-se nas redes sociais onde havia muitos elogios de fãs gregos e cipriotas! A Vânia, aliás, era demasiado sofisticada para aquele festival e merecia outras andanças, as mesmas em que tem andado a Dulce Pontes nos últimos anos...

    Quais foram então as músicas que Portugal levou e que preencheriam os critérios de uma canção vencedora na Eurovisão? Poucas, muito poucas.

    Na década de 60 levámos excelentes letras e cantores. Mas havia o isolamento político de Portugal na cena europeia, devido à questão da guerra colonial, e o português não era língua da moda, ao contrário do italiano ou do francês. Mas a Espanha, mesmo em ditadura, levou uma fórmula pop que funcionou na época e deu-lhe uma vitória. Foi o La, la, la...



    Na década de 70 fomos para a Eurovisão fazer política. Letras contra a ditadura que a Europa não sentia nem compreendia. Excelentes letras aliás, excelentes intérpretes. Já Israel compreendia melhor o espírito do festival e soube levar duas fórmulas pop que só poderiam dar excelentes resultados. Cantaram numa língua minoritária e eram país odiado por meia Europa. Mas venceram porque compreenderam como se faz uma música vencedora para o festival.





    Depois, nos festivais da canção em Portugal não soubemos escolher devidamente as canções que nos deveriam representar.

    Acredita que com o Ali Babá das Doce teríamos ido muito longe. Quatro mulher bonitas vestidas de odaliscas com a fórmula pop perfeita, o tema das Mil e Uma Noites, Ali Babá bá bá bali... funciona em qualquer parte do mundo. Lamentavelmente, na RTP não foram inteligentes e não perceberam que isto era a música ideal para um Festival.



    Seguiram-se umas baladas excelentes, mas as baladas que enviámos tinham uma problema, é fórmula que funciona melhor nos EUA e não na Europa. Não é por acaso que a Mariah Carey sempre vendeu muito mais nos EUA, e já agora a Tina Turner vendeu a maioria dos seus discos no mercado europeu.

    Esta balada da Dora teve o problema do coro, e aqui nós falhávamos demasiado. Ora era o coro, ora era a roupa, ora era a produção e os arranjos, pequenos pormenores que contam muito e aos quais não demos a devida importância.

    https://www.youtube.com/watch?v=QMux5JoFuis

    Mas a Dora nesse ano deveria ter levado outra música, com uma fórmula pop que teria outro impacto. Ora vejam se entendem porquê...



    Depois da Lúcia Moniz em 1996 não há muito a dizer. A coisa caiu na fossa, salvo a participação da Vânia, ou mais uma ou duas entradas.

    Isto teria funcionado quando a Amy Winehouse e a Duffy estavam na moda, e quem sabe daria uma vitória...

    https://www.youtube.com/watch?v=Hz9cQJFZetI

    A música deste ano leva uma melodia rock que esteve na moda há 7 ou 8 anos. De resto é banal e não conta fora do mercado interno.

    Enquanto não compreenderem como se faz uma música vencedora nada feito. a Europa de Leste já compreendeu.

    Se não vamos mais longe, é em grande medida por nossa culpa.
     
    #1471 frederico, 17 Mar 2015 às 21:05
    Última edição: 17 Mar 2015 às 21:10
  2. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,541
    Local:
    Porto
    Um exemplo do péssimo trabalho da RTP.

    A cantora era excelente, bonita, boa voz, boa presença em palco. Mas o coro é terrível e estragou tudo, para além disso a orquestra estava muito, muito fraquinha. Só uma boa letra e uma boa voz não chega, e estragaram uma balada mediana que poderia ter ficado a meio da tabela. O resultado final foi o que se viu nas classificações.



    Que diferença em relação à prestação espanhola no ano seguinte:





    Nem falo dos anos que fomos para a Eurovisão fazer política, até com cravos e tudo... ridículo, ridículo. Portugal só se pode queixar de si próprio.


    PS: a RTP, aquele ninho de cunhas e compadrio. Não admira que os bons raramente se tenham interessado pela Eurovisão...
     
  3. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,541
    Local:
    Porto
    Versão final:



    Não sei o que pense do coro no refrão. Mas melhorou um pouco.

    Enfim falta um bom videoclip sem aqueles clichés de praias, barcos, mar, falésias... a Europa já está farta e cansada. Mas não tenho muita esperança, a RTP não se distingue propriamente pela inteligência.
     
  4. Maria Papoila

    Maria Papoila
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2011
    Mensagens:
    895
    Local:
    Ericeira + Lisboa (Marquês de Pombal)
    Royal Albert Hall, 2009. Londres , cidade fantástica
    Just for the fun.
     
  5. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,556
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    o ESC está de tal forma abastardado que todas as canções parecem iguais...

    - Autores que não fizerem uso do seu idioma nacional devem ser eliminados/recusados.
    - Canções baseadas em música electrónica ou que não façam uso de instrumentos musicais devem ser eliminadas/recusadas.
    - Canções que não possam ser reproduzidas ao vivo ou que fiquem de tal modo distantes do som estúdio onde foram misturadas devem ser eliminadas/recusadas.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,541
    Local:
    Porto
    O problema é geral.

    Há muito tempo que quase ninguém compõe música. Usam samples de música dos anos 60, 70 ou 80, ou modificam música antigas de forma a não serem acusados de plágio. Depois dizem que é «inspiração». As letras também estão piores. Já ninguém escreve com a complexidade de um David Bowie. Desde o início dos anos 90 tem sido sempre a cair.
     
  7. Meteo Trás-os-Montes

    Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    4,393
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Bem ao jeito das festas do mês de Agosto! CORDOSOM e o Colinho Dance! :lmao:


    Ou não fosse uma das vocalistas minha prima! :viva::viva::viva:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,548
    Local:
    Olhão (24 m)
    Portugal, no ano passado, não foi à final do ESC por 1 voto e a música era péssima. A música deste ano, tem umas aparências tipo Amor Electro, quem sabe se não vamos à final, o coro é que pode estragar o melhoramento que deram à música.

    Os Lordi, em 2006, é que surpreenderam toda a Europa :surprise:

    A culpa é da RTP, porque todos os anos, os Festivais da Canção, aquilo é uma pasmaceira tremenda, então este ano, não fosse a música da Leonor, mais valia ficarmos em casa, comparem o nosso Festival da Canção com por exemplo o Melodifestivalen e vemos que estamos a anos-luz da Suécia, assim nunca iremos passar da cepa torta.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    frederico gostou disto.
  9. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    7,541
    Local:
    Porto
    Tendo em conta a falta de qualidade dos nossos festivais da canção, defendo duas hipóteses:

    1) A RTP cria um jurado com gente nova e que perceba de música, e encomendam uma música a uma banda, cantor a solo ou DJ com uma sonoridade moderna;

    2) A RTP cria o tal jurado e em vez de encomendarem a apenas uma banda convidam 3 ou 4 artistas e depois vai a televotos.

    Por favor, nunca mais metam num festival:

    1) Músicas do Emanuel ou do José Cid;
    2) Música a falar do mar, fado, Império, saudade, navegadores, praias, História, a Europa não vai perceber nada nem achar piada.

    Se repararem quase todos os anos são sempre os mesmos letristas e compositores a apresentaram-se, os bons músicos estão-se nas tintas há décadas.

    Sinceramente preferia ver a SIC ou a SIC Radical a organizar isto, ou até a TVI.
     
  10. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,223
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Dr. Alban - It's my life ( 1992 )

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. Meteo Trás-os-Montes

    Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    4,393
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Mais algumas made in Europa de Leste que não dispenso:



     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,317
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    9,223
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Men At Work - Overkill ( 1982 )

     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Meteo Trás-os-Montes

    Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    28 Jan 2007
    Mensagens:
    4,393
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Estes sons do Leste:







    :calor::calor::calor:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  15. camrov8

    camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    14 Set 2008
    Mensagens:
    2,490
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    bem mais um ano e lá a participante tuga vai ver o eurofestival pela tv,
     

Partilhar esta Página