Netatmo

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
O normal até pode ser. Agora nunca se sabe é qual a verdadeira temperatura, mas quanto a isso não há muito fazer :( . ....., escolhe o que achares melhor".
Este assunto "dá pano para mangas" pois existem vários factores que condicionam todos os cálculos quando queremos comparar valores.
Por exemplo: o tipo de RS, o tempo de resposta do sensor e a precisão do sensor.
No caso de não ter sensores calibrados, a temperatura "mais verdadeira" será uma média de todos os sensores.
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Este assunto "dá pano para mangas" pois existem vários factores que condicionam todos os cálculos quando queremos comparar valores.
Por exemplo: o tipo de RS, o tempo de resposta do sensor e a precisão do sensor.
No caso de não ter sensores calibrados, a temperatura "mais verdadeira" será uma média de todos os sensores.
Boa noite , WHORTAS,
A minha Netatmo logo que a recebi , calibrei...sabendo que o tempo de resposta do sensor ao servidor meteoware é de 10 minutos ...o sensor da Auriol que tenho é mais rápida a dar o feedback para a consola ...
Mas a verdade é que tem sido apenas 1 ou 2 graus de diferença , em relação às Netatmo ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Joselamego
O tempo de resposta a que me referia não é o tempo que demora a envias dados. É sim o tempo necessário para o sensor “sentir” a mudança da temperatura
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Este assunto "dá pano para mangas" pois existem vários factores que condicionam todos os cálculos quando queremos comparar valores.
Por exemplo: o tipo de RS, o tempo de resposta do sensor e a precisão do sensor.
No caso de não ter sensores calibrados, a temperatura "mais verdadeira" será uma média de todos os sensores.

Eu sei muito bem disso, aliás foi o que cheguei a fazer há uns anos no seguimento, em que apresentava uma média das temperaturas lidas entre 2 sensores La Crosse, no entanto desisti disso e passei a usar um só sensor. Esse estudo que eu fiz de mínimas foi inicialmente feito sem quaisquer proteções (rs) nos sensores, e foi graças a isso que eu e o CptRena também percebemos a ocorrência do efeito do arrefecimento radiativo dos corpos. Ou seja os termómetros quando não possuem RS arrefecem mais do que a realidade nas noites de céu limpo e vento nulo. Daí que o mesmo efeito ocorra na água, pelo que se explica o motivo de por vezes não serem precisas temperaturas negativas do ar para congelar a água. Agora o que aconteceu foi que as sondas Auriol mesmo a sofrer arrefecimento radiativo nem sempre marcaram temperaturas negativas e no entanto a o sensor La crosse registava, e a água aparecia congelada. Depois testei as sondas auriol dentro do rolo de papel revestido com folha de alumínio e a diferença entre os auriol e o la crosse (sem RS) ainda mais elevada foi, pelo que foi de algum modo simples descartar as medições dos auriol.

Agora quanto ao teu caso @joselamego, também é provável que o sensor da tua Auriol já não esteja em plenas condições, isto é pura especulação, mas com o passar do tempo os sensores também descalibram.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Olá Mr.Neves, pois é difícil sabermos qual a mais correta ...
Há sempre várias marcas, e dentro da mesma marca , todas com valores diferentes .
A Auriol já tenho desde 2010 e a Netatmo comprei na semana passada ...
Espero sinceramente não ficar desiludido com a Netatmo
Esta semana já vou ter o sensor de chuva ( pluviômetro ) mandei vir

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Tenho diferenças com o sensor da chuva por vezes, mas estão em zonas diferentes e afastados pelo menos 50 metros... o anemómetro da Netatmo é muito fraquinho... faz medições de 10 em 10 minutos... e falha muitas rajadas superiores... o que tenho da Oregon é muitíssimo superior... consigo obter o vento instantâneo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Tenho diferenças com o sensor da chuva por vezes, mas estão em zonas diferentes e afastados pelo menos 50 metros... o anemómetro da Netatmo é muito fraquinho... faz medições de 10 em 10 minutos... e falha muitas rajadas superiores... o que tenho da Oregon é muitíssimo superior... consigo obter o vento instantâneo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Relativamente ao pluviómetro também é possível que nesse caso (e desconheço os sensores) o cone ou a superficie coletora sejam diferentes a receber a água, podendo até haver ressalto das gotas e como tal os resultados vão ser diferentes.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Relativamente ao pluviómetro também é possível que nesse caso (e desconheço os sensores) o cone ou a superficie coletora sejam diferentes a receber a água, podendo até haver ressalto das gotas e como tal os resultados vão ser diferentes.
Eu na estação Auriol tenho anenometro e pluviômetro ...o pluviômetro é muito fiável, agora o anenometro é razoável, mas as rajadas nem sempre acerta...
A Netatmo vou ter esta semana o pluviômetro e espero dar sorte para que a chuva apareça pelo país ...
Vou deixar em campo aberto , para que a chuva ao cair dê certo mas claro o problema da Netatmo é dar informações de 10 em 10 minutos ..
Mas logo se vê o que sairá ....


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves e lserpa

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Tenho diferenças com o sensor da chuva por vezes, mas estão em zonas diferentes e afastados pelo menos 50 metros... o anemómetro da Netatmo é muito fraquinho... faz medições de 10 em 10 minutos... e falha muitas rajadas superiores... o que tenho da Oregon é muitíssimo superior... consigo obter o vento instantâneo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Acredito que o anenometro da Netatmo seja fraco, mas o pluviômetro seja melhor...e depois vou comparar a quantidade precipitação com a da minha Auriol ...
Claro que a Auriol não está ligada por wi-fi , ou seja eu vejo na base e depois dou o feedback da quantidade aqui no tópico sul...mas a da Netatmo já dará as informações para o weatherunderground , de 10 em 10 minutos

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e Mr. Neves

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
A minha Oregon estava ligado ao Pc e a debitar dados para o WU, mas era chato, pois tinha que ter o computador ligado 24/7, daí a minha opção pela Netatmo, nesse aspecto o preço qualidade compensa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
A minha Oregon estava ligado ao Pc e a debitar dados para o WU, mas era chato, pois tinha que ter o computador ligado 24/7, daí a minha opção pela Netatmo, nesse aspecto o preço qualidade compensa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
A minha Netatmo tb tenho que ter 24 h sobre 24 h...porque necessita de wi-fi e PC sempre ligados ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa tarde,
Precisava já vossa ajuda ,
Já comprei o módulo da chuva , ou seja o pluviômetro, instalei mas agora dá me que já tenho mm de chuva e não choveu ...
Desinstalei e voltei a instalar e continua a dar valores em mm de chuva ... Como faço para colocar a 0 ( zero) de precipitação ?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa tarde,
Precisava já vossa ajuda ,
Já comprei o módulo da chuva , ou seja o pluviômetro, instalei mas agora dá me que já tenho mm de chuva e não choveu ...
Desinstalei e voltei a instalar e continua a dar valores em mm de chuva ... Como faço para colocar a 0 ( zero) de precipitação ?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Boas, no lado direito é o forecast, no lado esquerdo o acumulado.

Se for o do lado esquerdo, creio que não dá para fazer reset...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
ee79271cb6fecda5251a2b7c108fe6e3.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk