Nevão a cotas baixas - 29 Janeiro 2006

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Este evento na cidade de Portalegre não foi tão intenso como noutros locais, e os residentes "habituados" da Serra de São Mamede não ficaram muito chocados, mas lembro me perfeitamente do momento em que acordei de madrugada apenas para ver a neve, e imediatamente ir até à Serra, onde estava ainda uma boa camada pela tarde dentro.
Há uns tempos andei a vasculhar os arquivos e encontrei algumas fotos que vou passar a partilhar. :D Todas na Serra de São Mamede:

UpajwOT.jpg


OQculFe.jpg


T8T0XcU.jpg


f1Gb0h0.jpg


UV7sycS.jpg


xGlySO3.jpg


AgUAh4f.jpg


Já batem as saudades da neve, que não se vê em quantidade considerável na cidade desde 2010. Viu-se nevar em 2013, e ainda acumulou consideravelmente na Serra, mas that's it.
 


Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Grandes registos!


Deixo aqui dois mapas que mostram o que provocou esta beleza na altura.

Isóbaras:


archives-2006-1-29-12-0.png


Temperatura 850hpa:

archives-2006-1-29-12-1.png


É basicamente isto que tem de acontecer para se ter neve (com acumulação) a cotas baixas. Depressão a soltar-se da circulação zonal e vir cá parar em cheio. É preciso também que carregue bastante ar frio, iso-4 no mínimo como aconteceu neste caso. É naturalmente algo que não se vê todos os anos.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Recebi um sms pouco depois do meio dia, de uma amiga que me dizia estar a nevar no Cadaval.
- Não pode ser! Pensei eu... Depois de ver no jornal da uma, que nevava em Leiria, Santarém, Fátima, Figueira da Foz... fiquei com uma enorme frustração!
Andava de janela em janela, e lá fora apenas vento e chuva. Estava mesmo triste, na varanda, quando entre a chuva comecei a ver uns flocos de neve meio perdidos. Ainda hesitei. Abri a janela, abri e fechei os olhos uma série de vezes. E era mesmo neve! Era mesmo neve!

E de um momento para o outro, toda a chuva passou a neve. A euforia foi tanta que estava toda a gente na janela. Os telemóveis deixaram de funcionar por sobrecarga das linhas, e foi muita gente para a rua.

As fotos, já as partilhei na página anterior.
Fica agora um vídeo, que encontrei no youtube, que demonstra bem a intensidade da neve, aliada ao vento, que me encheu a alma nesse dia. :)
A nostalgia é imensa...

 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
A página do FB da câmara de Montemor e o jornal folha de montemor estão a publicar imensas fotos sobre a efeméride, ja passaram dez anos desde aquela mítica tarde de domingo de 29 de Janeiro de 2006. Parece que foi ontem, que saudades, que pena levar anos a voltar a repetir um evento desta magnitude.

Mais logo coloco aqui os álbuns e fotos que tenho de montemor coberto de neve.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Foi realmente um dia um dia memorável. Seja pelo inesperado evento (a meteorologia tem destas coisas e ainda bem!) seja pelo inusitado dos locais.
Um dos grandes momentos desta casa chamada meteoPT, basta fazerem a pesqueisa a esses dia e verão a alegria e entusiasmo que por aqui vivemos todos!

Por Elvas apenas houve uma amostra de flocos ao final da tarde, quase imperceptíveis pois a macha de precipitação passou a Sul aqui da zona.
Mas assim que me chegaram os primeiros relatos da queda de neve em Estremoz e Borba, foi pegar no carro e ir directo ao evento, já que o evento não ia até Elvas.
As imagens da confirmação não se fizeram esperar e vários dos camiões "TIR" como vulgarmente são conhecidos vinham com as grelhas frontais e matricula completamente brancas e isto ao passar por Elvas!
Do alto de Vila Boim em direcção a Lisboa e a cada quilometro percorrido mais e mais branco se ia vendo no solo e a queda neve aumentava a sua intensidade. De Borba até Estremoz parecia que de forma repentina entravamos noutro mundo, o mundo do imaculado branco elemento! :w00t:
Deixo-vos um vídeo/resumo do que por aquelas bandas foi vivido nesse dia e tb um resumo dos noticiários dessa noite. O dia em que a neve não veio até mim, mas eu fui até ela e valeu a pena!!!

Abraço

 
Última edição:
M

Membro excluído 274

Por desgraça apesar de viver em Lisboa desde 2003 nunca vi nevar aqui... nesse dia estava no norte uma vez que também em Chaves tinha nevado nos dias anteriores e tinha fugido para lá...
Fiquei estupefacto quando andava por lá no passeio na neve e na rádio estava a passar o relato de um jogo do Belenenses na rádio e o locutor diz: "Neva intensamente em Belém!" Fiquei de queixo caído e com pena de não estar presente... É a vida...
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Neve no Alentejo nesse dia em locais pouco habituais:
Alandroal:
Jh6SSW0.jpg

S0zUhFt.jpg


c) Fonte: Gerotempo

Estremoz:
inqK2bi.jpg

f9ESkoG.jpg


c) Fonte: Gerotempo

Alegria das pessoas:

5ZxjTiM.jpg


c) Fonte: Gerotempo

e um boneco de neve:

44Cir7O.jpg


c) Fonte: Gerotempo


E a previsão desse dia:
DIA 29 DE JANEIRO DE 2006 - DOMINGO
PERÍODOS DE CÉU MUITO NUBLADO, DIMINUINDO DE NEBULOSIDADE PARA O FIM DO DIA. VENTO EM GERAL FRACO DO QUADRANTE NORTE, SOPRANDO TEMPORARIAMENTE MODERADO, COM RAJADAS, NO LITORAL A SUL DO CABO CARVOEIRO E NAS TERRAS ALTAS. AGUACEIROS, MAIS FREQUENTES NO LITORAL A SUL DE SINES ATÉ AO INICIO DA MANHÃ ONDE HÁ CONDIÇÕES FAVORÁVEIS À OCORRÊNCIA DE TROVOADAS QUE SERÃO DE NEVE ACIMA DOS 400 A 600 METROS NAS REGIÕES DO NORTE, DO CENTRO E DO ALTO ALENTEJO.

c) Fonte: Gerotempo
 
Editado por um moderador:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Partilhando este dia histórico...

Eram 14horas, estava em casa (Alcabideche, cota 119m), vou à janela e reparo num súbito arrefecimento , cerca de 2,5ºC/3ºC em poucos minutos, a temperatura rondava os 3,5ºC, chuviscava, e como AnDré relatou, surgem então uns flocos meio perdidos.
Nem queria acreditar, momento surreal,como é natural, fiquei eufórico, nunca tinha visto nevar, disse logo, em alto e bom som, "vamos à serra!!" , e assim foi.
Dirigi-me então a zona da Peninha(cota 489 mts), pelo caminho na estrada da serra, perto da entrada para a pedra Amarela, cota 330 mts sensivelmente, estava tudo louco, grande fila de carros tudo com portas abertas e tudo no meio da estrada a tirar fotos e filmar. Era tanta felicidade na rua, que podia perfeitamente comparar com o Euro 2004.
Estava um transito incrível, centenas e centenas de carros deslocaram-se para lá, com dificuldade segui caminho, fui até ao parque de merendas perto da Peninha, o termometro marcava -1ºc, cota 420 metros, bastante neve acumulada nas ervas e nas mesas, fiz uma bolas, foi uma alegria.

Dia memorável que ficará para sempre guardado, nesta máquina que é o nosso cérebro.