Neve 21 Dezembro 2025 - Miradouro/Parque de Merendas da Serradela (Ruivães - Vieira do Minho) - 820 metros

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa tarde, deixo uns registos de ontem, numa visita rápida na parte da manhã que tinha como objetivo apenas ver o elemento branco na zona da Cabreira. Mal sabia eu que ia ter uma quantidade absurda de neve logo nos 800 metros, o que me fez ficar por ali pois a visibilidade era bem baixa e tinha que regressar a Braga no almoço. Sabia que as condições eram perigosas, até arranjei umas correntes daquelas de pano. Mas a paragem da queda de neve pela manhã facilitou um pouco.

Sai de casa pelas 8H30 já sem chuva, em direção a Vieira do Minho. Quando passei pelo centro viam-se alguns carros com restos de neve. Deve ter caído uns flocos por lá. Aos 520 metros já havia alguma acumulação e foi aqui que percebi o que ia apanhar pela frente. Pelos 700 metros havia já bastante neve e a visibilidade aqui ainda era boa e as paisagens eram deslumbrantes nos montes ao redor, infelizmente não tirei fotos nesta fase. Depois já na zona do miradouro a uns 815 metros a acumulação era significativa mas a visibilidade era baixa, criando um ambiente que mais parece outra dimensão. Ainda nevou um pouco quando cheguei mas depois apenas caia um leve chuvisco congelado que dificulta bem as fotos. Na próxima não me posso esquecer de uma proteção para camara. Ainda apanhei um susto pois caiu alguma água na lente quando estava debaixo de umas árvores. Penso que não foi nada demais e não danificou.

A uns 670 metros pelas 9H50.

Já nos 815-830 metros:

Aqui quase caí :D

Última edição: