Neve em São Mamede - 10 Fev 2017

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Vistas as condições propícias à neve, o relato de membros e de órgãos noticiosos, decidi que tinha mesmo de ir ver como a situação estava. Desiludido não fiquei. :D Peço é desde já desculpa pela qualidade das fotos, tentei o melhor que pude com o telemóvel, nada melhor que ver a situação a olho nu.

Na subida para São Mamede, perto do miradouro, já se começavam a ver alguns flocos grossos, mas foi um pouco mais acima, aos 710m, que começaram a cair flocos a sério:
EhbgA7F.jpg


Ow6TV2E.jpg


Um pouco mais acima, na estrada para São Julião, no Salão Frio, começou a nevar copiosamente, sem um indício de água na composição da neve, isto aos cerca de 800m, já na interseção com a estrada que vai para o maciço central e São Julião:
sxeKeKG.jpg


SY3nCoZ.gif


QJaJC8T.jpg


yuLeboO.jpg


Já na estrada que vai para o maciço central da Serra, à medida que a altitude ia aumentando, ia-se notando cada vez mais acumulação no chão, e cada vez mais grossos eram os flocos:

810m
qWLcwaW.jpg


870m:
lS5A45V.jpg


E finalmente aos 900-920m:
g8nLVXX.jpg


As seguintes fotos serão todas no mesmo local, pelo que a estrada para o topo da serra, em frente na foto acima, estava bloqueada por elementos da GNR.

...e com razão. Ao fundo nesta primeira foto, apesar de não ser percetível, havia uma estrada que já estava totalmente coberta de neve, mas ainda assim houve um ou dois aventureiros que circularam nela.
w3z7BfD.jpg


gTbaKBd.jpg


Glezbdr.jpg


TaSC88n.jpg


0EQ4ZMf.jpg


No caminho para baixo, a cota tinha descido ligeiramente, mas rapidamente mudou para chuva dos 600m para baixo. Até pelo menos ao Miradouro, nevava, mas sem acumulação devido à chuva que teria caido nesses locais anteriormente, e à neve mais molhada.



Hope you enjoyed. :)
 
Última edição:


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Vai, não te vais arrepender, está brutal:D

M5PhHl0.jpg


Como vês, não me arrependi mesmo nada :D

Desde 2010 que não via nevar com tanta intensidade e pena que fosse só em cotas médias, pois com a precipitação que ocorreu na sexta-feira passada, ia ficar tudo bem branquinho ;)

Foram só uns 5 minutos, não dava para muito mais, dada a confusão de trânsito (A GNR não permitia aventuras) e o facto de ter começado a chover... Em questão de 10 minutos, os flocos intensos de neve passaram a elemento líquido... :sad:

Ao menos, deu para matar saudades :viva:

Parabéns ao @SpiderVV por esta excelente cobertura, pois foi na hora certa que decidiu ir até às eólicas ;)