No Sábado, dia 27, fui à terra com os meus pais. Saímos de Lisboa já passava das 10h30. Pelo caminho apanhámos chuva até Pombal. Sol com algumas abertas entre Pombal e Penacova. E novamente chuva a partir de Penacova. Na A24 e até aos túneis de Castro Daire também apenas chuva. Depois dos tuneis e ao chegar ao cima da rampa que os precede, começou a água-neve que se manteve entre a saída de Castro Daire norte e a Senhora da Ouvida. Da Senhora da Ouvida até ao Mezio, isto já a uma altitude acima dos 700m começou a neve, mas de forma pouco intensa. Na estrada nacional que liga o Mezio a Várzea da Serra é que começaram os problemas com os carros a não conseguir subir os traçados de maior declive, devido ao gelo acumulado. E lá fui eu rebocado a 2ª vez no espaço de um mês. Ficam algumas fotografias do evento: Entretanto a partir das 16:30 a temperatura começou a subir, e a neve deu lugar à chuva e ao vento forte que rapidamente derreteram tudo. Domingo de manhã já pouco ou nada restava da neve do dia anterior.
Re: Neve em Várzea da Serra - Tarouca, 27 Dez 2008 Que fotos espectaculares!! Foi defacto uma pena a Neve ter durado pouco tempo...
Re: Neve em Várzea da Serra - Tarouca, 27 Dez 2008 Parece que escolhes os dias certinhos para ires para Várzea ver neve Tou a bincar Boas fotos, e bela reportagem! "E lá fui eu rebocado a 2ª vez no espaço de um mês." Tu, é a neve = a reboque Boas viagem, e que nao sejas mais vezes rebocado. Temos que te oferecer correntes
Re: Neve em Várzea da Serra - Tarouca, 27 Dez 2008 Com ou sem neve, essa terra é bonita. Era tudo trânsito para a aldeia ou a maior parte eram curiosos para ver a neve?
Re: Neve em Várzea da Serra - Tarouca, 27 Dez 2008 Eram pessoas a ir para um funeral que houve nesse dia à tarde. Alguns já não conseguiram lá chegar. Olha que era mesmo uma boa prenda!
Re: Neve em Várzea da Serra - Tarouca, 27 Dez 2008 Excelente reportagem Ainda teve uma acumulação razoável.
Bem... que sortudo! Fotos sempre espectaculares! Principalmente as ruas estreitas com as casas típicas! Quem me dera que os meus pais fossem assim para a terra sempre que nevasse! Sim, porque apesar de mais baixita ( cerca de 500 m de altitude) na aldeia dos meus pais tb nevou! Para quando uma caminhada nos trilhos do Montemuro?
Grande AnDré, de facto é incrível o belo passei que deste! Uma foto-reportagem à maneira, com imagens bem bonitas e que nos deliciam a todos os amantes da neve! Pena a #$%&*@ da chuva, que estragou o belo manto branco que pintou grande parte do norte e centro do país! Obrigado pela partilha!
Só um pequeno fait-divert, era eu quem levava este belo Astra que vai ali à frente, carro dotado de um esplendoroso termómetro exterior. Depois reparei que o André já se estava a ver «à rasca» para subir um troço de maior declive, lá tive eu de o rebocar, custou um pouquinho, mas nada que não se resolvesse. --- Bom, agora depois destas pequenas brincadeiras, parabéns pelas fotografias e por essa «atribulada» viagem. Apesar de tudo, deve ser algo muito interessante de se fazer, mesmo correndo certos riscos é algo que nunca deve perder a piada, bem pelo contrário, com todas estas peripécias e riscos deve-se tornar ainda mais empolgante.
Aposto que o meu tio nem reparou a temperatura que estava. Devia estar mais preocupado a ver os carros da frente a não conseguirem subir aquela rampa, dada a quantidade de gelo que a estrada tinha. Felizmente que a boa vontade do pessoal lá de terra, já habituados a estas andanças, e bem equipados, lá salvaram o pessoal. Foi praticamente tudo a reboque. Os que tentavam a sua sorte acabavam com a traseira a fugir para a berma. Houve um que quase deu um peão. E outro que estava quase lá em cima, mas depois começou literalmente a deslizar pela rampa a baixo. Se a minha mãe te ouvisse dizer isso, acho que te batia. A mulher ia tendo um ataque de pânico quando a carrinha começou a patinar logo ao inicio. Na hora e meia que se seguiu, só lhe faltou mesmo sair da carrinha e ir a pé. E vontade para isso não lhe faltou. Infelizmente esta viagem não foi pelos melhores motivos, e a neve não veio ajudar em nada a situação. Eu é que, encontro sempre o lado bom das coisas. Para mim a neve, foi mesmo o bónus do dia! Nem tudo pode ser mau!
Grandes momentos, e fotos (não sendo um grande apreciador de neve, pois apanhei um fartote dela no estrangeiro).