Neve Gralheira-Cinfães (Serra de Montemuro) - Novembro 2008

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Àh grande AnDré, conseguiste recuperar os meus posts! :thumbsup:

Obrigado! Não pelo que escrevi, mas pelas fotografias do azar com o carro :(, que apesar de ser algo chato, é ao mesmo tempo uma reportagem espectacular de momentos de aperto, que felizmente terminaram bem. :)

Uma última nota de rodapé :intrigante:, já imaginaram o que é conduzir um tractor debaixo de uma nevada intensa, de noite e durante uns bons 2 kms :shocking:. A vida é bem agreste nas nossas aldeias portuguesas :(.
Isto sim é o Portugal profundo. E aposto que a pessoa em questão, o fez com todo o gosto :thumbsup:. São de pequenos grandes heróis assim, que se faz muito do nosso cantinho à beira mar plantado. ;)
 


vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Mensagens
52
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
E aposto que a pessoa em questão, o fez com todo o gosto :thumbsup:. São de pequenos grandes heróis assim, que se faz muito do nosso cantinho à beira mar plantado. ;)

Podes crer que sim. É nestas alturas que os valores de solidariedade e entre-ajuda vêm ao de cima. Não foi desta vez, mas num dia de forte nevão estavam 2 carros com pessoas da aldeia que moram habitualmente em Lisboa, na nacional 321 junto à aldeia de Picão, que fica a 7 Km da Gralheira, barrados pela neve quando telefonaram para o café para os ajudar. Posso dizer que o café que estava cheio, ficou só com as pessoas de mais idade.

Todos os que podiam, deslocaram-se em tractores e "jeep's" e lá foram munidos de correntes e pás. Eram cerca das 10h da noite, nevava intensamente e o frio cortava.

Quando lá chegaram já eram 3 os carros que não conseguiam subir a serra já que Picão fica + ou - nos 900m e a Gralheira nos 1100m. Como não havia correntes para todos e o tractor já tinha "cliente", decidiram empurrar o único carro sem meios para subir , indo atrás dos rodados dos outros.

O certo é que empurrar um carro em 7 Km, com um desnível de 200m e o inverno que estava, não é fácil, mas ninguém ficou p'ra trás. Quando os primeiros depois de chegar, preparavam-se para os ir buscar já estes estavam perto da povoação.

Quem vinha a empurrar a pé (cerca de dez) vinham cansados, mas chegaram com enorme satisfação de terem ajudado, porque sabem que algum dia podem ser eles a precisar dessa ajuda.

Estes momentos que poderão ser dramáticos, são abordados com uma grande "festa" que niguém quer ficar de fora. Por fim tudo acabou em bem.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Podes crer que sim. É nestas alturas que os valores de solidariedade e entre-ajuda vêm ao de cima. Não foi desta vez, mas num dia de forte nevão estavam 2 carros com pessoas da aldeia que moram habitualmente em Lisboa, na nacional 321 junto à aldeia de Picão, que fica a 7 Km da Gralheira, barrados pela neve quando telefonaram para o café para os ajudar. Posso dizer que o café que estava cheio, ficou só com as pessoas de mais idade.

Todos os que podiam, deslocaram-se em tractores e "jeep's" e lá foram munidos de correntes e pás. Eram cerca das 10h da noite, nevava intensamente e o frio cortava.

Quando lá chegaram já eram 3 os carros que não conseguiam subir a serra já que Picão fica + ou - nos 900m e a Gralheira nos 1100m. Como não havia correntes para todos e o tractor já tinha "cliente", decidiram empurrar o único carro sem meios para subir , indo atrás dos rodados dos outros.

O certo é que empurrar um carro em 7 Km, com um desnível de 200m e o inverno que estava, não é fácil, mas ninguém ficou p'ra trás. Quando os primeiros depois de chegar, preparavam-se para os ir buscar já estes estavam perto da povoação.

Quem vinha a empurrar a pé (cerca de dez) vinham cansados, mas chegaram com enorme satisfação de terem ajudado, porque sabem que algum dia podem ser eles a precisar dessa ajuda.

Estes momentos que poderão ser dramáticos, são abordados com uma grande "festa" que niguém quer ficar de fora. Por fim tudo acabou em bem.

Mais um fabuloso relato :surprise: de uma aldeia que cada vez me encanta mais!:w00t:
Nem seria de esperar outra coisa, de gentes que são Homens e Mulheres com letra maiúscula! Aliás o site que antes deixaste da aldeia, é um sem fim de histórias e relatos espectaculares! :thumbsup:
Isso é que é gente unida,amiga de ajudar e corajosa! :uau:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Só tenho isto a dizer :sad::sad: :p acho que qualquer meteolouco ao ver estas fotos se arrepia de saudades e ansiadade que algo assim volte.

Como um meteolouco sofre de nostalgias profundas quando olha para fotos antigas :lmao:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Só tenho isto a dizer :sad::sad: :p acho que qualquer meteolouco ao ver estas fotos se arrepia de saudades e ansiadade que algo assim volte.

Como um meteolouco sofre de nostalgias profundas quando olha para fotos antigas :lmao:

Que nostalgia ao recordar as fotos da Gralheira:sad:

Gostava muito que fotos como estas pudessem ser tiradas já no próximo Inverno.:D