Neve no Porto Santo ???

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Tenho referência que nevou nos inicios dos anos 80 na Vila do Nordeste, ao nivel do mar! Essa informação encontra-se no jornal Açoriano Oriental. Infelizmente nao sei precisar a data concreta, mas é entre os anos de 1980 e 1985.

:eek::eek:
Será mesmo?? Ou será como na Madeira que têm por hábito chamar neve à queda de granizo?
 


MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
:eek::eek:
Será mesmo?? Ou será como na Madeira que têm por hábito chamar neve à queda de granizo?

Neste caso é mesmo neve! Eu próprio li a noticia. Infelizmente não sei precisar a data concreta do jornal. Foi para um trabalho de pesquisa que andei a fazer e ao folhear o jornal deparei-me com essa noticia. Foi uma vaga de frio que atingiu os Açores. Lembro-me que nesse jornal diz que nesse dia fez uma máxima de apenas 6ºC em Ponta Delgada. Talvez na biblioteca publica de braga tenha lá esse jornal! É o "Açoriano Oriental".
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
bom dia

minha avó conta que quando ela era pequena, que chegou a ver snó :D (devido à base das lajes temos estas coisas snó= snow) oque para ela é diferente de neve. assim sendo neve é granizo e snó é neve.

ela diz que uma vez caiu muita que a serra (1023 m de altitude) ficou branca durante dois dias e que onde morava (aprx 200 a 300m de altitude) que caiu umas faulhas de neve, mas que depois começava a chover pelo meio e que derretia tudo.

mas isto não em 80/85 mas nos anos 30 mais ou menos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já ouvi chamarem de neve ao granizo, mas também neva! Há continentais que não acreditam que neva na Madeira, mas já vi muita neve, mesmo a cotas médias (1200m).

Sim, neve na Madeira deve haver quase todos os anos nos Picos. A questão aqui era haver neve na praia em Porto Santo, cota zero, algo que já deve ser mesmo uma coisa muito rara e se realmente aconteceu alguma vez nos tempos modernos.