Hoje aproveitei o facto de haver algum sol, para dar uma volta pela zona ocidental do Parque Natural de Montezinho. Fui até onde o carro me conseguiu levar, cerca dos 1100 metros de altitude. No maciço de Montezinho a acumulação é de tal ordem, que ao longe não se conhece a vegetação nem as fragas!!! Havia muito vento e muita neve arrastada, ao ponto de fazer dunas de 30 cm no asfalto... Fui tirando algumas fotos, espero que gostem! Montezinho ao longe Serra da Coroa Por fim, já perto da cidade, um casal de Cegonhas... ***************
Que fotos espectaculares, nem parece a nossa região... Na primeira imagem, que planalto é aquele que se vê ao fundo? Na segunda imagem que montanha é a que se vê lá ao fundo, é já em Espanha? Qual foi a acumulação máxima que apanhaste? Na serra da Coroa havia uma boa altura de neve? se foste pela estrada que liga a Moimenta a Vinhais, ainda subiste ao 1100m.
Bom, a primeira imagem foi captada na estrada municipal que liga Fontes de Transbaceiro a Hermizende, e observa-se o planalto que alberga as aldeias do Zeive, Mofreita e Dine, depois deste planalto fica o vale do rio Tuela, que não se vê pela sua profundidade, depois do rio, começa a serra da Coroa, como sabes! A segunda imagem foi obtida na mesma estrada, a uns 2 km da fronteira, e observa-se ao fundo uma montanha que fica a norte da moimenta, já em Espanha, a uns 8/10 km em linha recta do local da fotografia, e (segundo o Google) tem cerca de 1500mts de altitude. Não sei é o nome... A acumulação máxima que apanhei rondava os 25/30 cm, a cerca de 1100mts de altitude, nessa mesma estrada. O carro tinha já muita dificuldade em avançar, pois roçava com os baixos na camada de neve e tive que fazer inversão de marcha na primeira oportunidade que tive... Mas nas montanhas, não se conheciam as estevas, imagina a camada que tinham!!! A minha ideia era seguir por Hermizende e apanhar a A-52, na direcção da Puebla da Sanabria. Ficará para uma próxima oportunidade. ***************