Ao ver as previsões ao longo da semana a manterem-se ou até mesmo a melhorarem, o entusiasmo foi aumentando. Ontem tive a oportunidade de estar durante o dia pelo Gerês e esteve fantástico. Entre a serra do Gerês e a serra Amarela quando estava aos 450m começava a passar a neve e depois aos 550m já nevava bem e havia alguma acumulação. Aos quase 600m havia uma acumulação razoável. Passado algum tempo parou de nevar. Já noutro sítio e cerca de meia hora depois veio outro aguaceiro ainda mais intenso. A partir daqui começou a clarear e aqueceu o que fez toda ou grande parte da neve a essas alturas derreter, permanecendo mais acima dos 650-750m dependo do sítio. Ainda dei um saltinho a outros sítios que partilho também nas fotos em baixo: A nevar aos 550m: O segundo aguaceiro a cerca de 640m:
Nós é que agradecemos, não me canso de ver estas imagens! Vilarinho das Furnas ainda está relativamente em baixo, em Novembro o nível estava a cerca de 17 m do máximo. Observando as fotos e aquelas árvores à beira, estimo que pouco ou nada terá recuperado.
Que registos maravilhosos @guimeixen ! Saudades do "meu" Gerês... 2020 vai ser o primeiro ano em muitos que passo sem lá ir. É, decididamente, um ano para riscar da minha memória... Adoro a primeira foto, neve, nevoeiro e cores de outono, simplesmente perfeita!
Estando mais longe é mais difícil, mas não é impossível Parece-me que está na hora! Vamos ver o que trará o 2021...
Que imagens magníficas, @guimeixen! Simpesmente espetaculares! Fico sempre deliciado com estas ftografias de neve tiradas em Portugal, uma vez que praticamente não tenho memórias de ir à neve (a última vez devia ter uns 8 anos). Obrigado pela partilha