Caros amigos, Tenho andado a ler bastante sobre a peculiar cidade de Norilsk, entalada no norte da Sibéria. Será talvez uma das cidades com dimensão (cerca de 150.000 habitantes) mais frias e isoladas do mundo. Além do seu clima extremo, tem outras particularidades que aguçam o meu interesse em consumir tudo o que encontro sobre esta cidade. Numa altura em que aqui por Portugal já toda a gente anseia neve, deixo-vos uma foto-reportagem em Norilsk: http://pigovina.livejournal.com/40735.html E um vídeo com a compilação de fotos da tempestade de neve por altura da passagem de ano 2007/2008: Fica também o link para uma webcam (a única que encontrei): http://www.polarwebcam.com/ A cidade segue neste momento com -39ºC. Bem acima dos -55ºC que habitualmente atinge no Inverno.
A grande maioria de nós por aqui ainda não viu, ou melhor sentiu nada e ao vivo comparado com isso e dizemos que está frio!
Isso é um clima que para nós é demasiado exigente... É muito dificil para nós suportarmos essas temperaturas. Eles estão habituados a isso. hehehe
Muito interessante e até espectacular... Claro que não vou estar à espera que caia neve aqui, quanto mais nessa quantidade, senão bem podia esperar sentado que nem com todos os frigoríficos abertos isso ia acontecer.
Nao existe nenhum ser humano que se habitue a estas temperaturas! Axo que eles devem e ser uma especie de hibridos humanos geneticamente modificados pelo governo russo por experiencias durante a guerra fria! axo que ando a ver filmes demais Agora mais a serio, ao ver o video fez-me lembrar que se um dia voltarmos a ter uma nova idade do gelo, todas essas fotos podem muito bem vir a ser tiradas em qualquer parte da europa! Um pensamento um pouco arrepiante sem duvida!
É claro que não estamos habituados nem fazemos idéia do que é experimentar tais temperaturas na pele. :S Mas a nível de índice de conforto, até é tolerável estar na rua com -40C desde que a %HR seja baixissima <10%, e com vento nulo! Aguenta-se bem.. Mas digamos que se atirassemos água a ferver para o ar, cairia no estado sólido como borralho de cinza.. Depois também a população deve ter hábitos estranhos, desde o uso de roupa, a alimentação reforçada, álcool (não em demasia) e deixar os automóveis a trabalhar enquanto dormem para que peguem no outro dia. O sistema de abastecimento de água também deve ser peculiar, ou subterrado a mais de 3m de profundidade (o suficiente para que não seja permafrost). Os próprios medicamentos devem ser adequados às temperaturas. E o óleo de alimentação deve ser manteiga.. não usam azeite como nós ("congela" abaixo dos 7C).
Realmente nem sei como e que os veiculos trabalham naquela zona... o combustivel normal congela aos -8 graus, aqueles ali devem usar 99% anti congelante e 1% gasolina .
lol.. Sei que na Finlândia e Noruega, deixam os carros a trabalhar de noite! Mas enfim, são países ricos..
É habitual nestas cidades siberianas deixarem os carros ligados durante todo o dia para que possam regressar a casa. A Rússia também não deve nada no que concerne ao combustível - são um dos maiores produtores de petróleo e ali é barato abastecer... O facto de deixaremos carros ligados tanto tempo é que provoca altíssimos níveis de poluição atmosférica, mais ainda conjugado com os nevoeiros permanentes e quase ausência de ventos durante largos períodos.