Normais Climatológicas 1981-2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A quantidade total de precipitação em Faro permaneceu praticamente igual à normal anterior. Contudo, seria útil conhecer outros dados, como o número médio de dias com precipitação. Creio que apesar da precipitação total ter permanecido igual, houve um acentuar dos fenómenos extremos, longo períodos secos ou com pouca precipitação que alternaram com períodos curtos muito chuvosos, como sucedeu em Abril de 2008 ou Agosto de 2007.

Destaco que Janeiro e Fevereiro continuam a ficar cada vez mais secos, embora haja uma recuperação muito ligeira em Março. Ainda assim este mês fica longe dos valores de outros tempos. No passado, Março era o segundo mês mais chuvoso do ano em muitas estações algarvias, mas desde os anos 80 a situação mudou.

Sem dúvida que os meses de Janeiro e Fevereiro cada vez sâo mais secos, estando já praticamente ao mesmo nível dos meses da Primavera !!
Eu acho que já havia escrito isto, mas ouve um pequeno incremento os meses Outonais nomeadamente Setembro e depois nos meses da Primavera !!
Mas de facto para supresa minha a precipitação manteve-se mais ou menos na mesma em termos de precipitação !!

Creio que se deve mais devido a fenómenos mais extremos do que em termos de dias de chuva, pois pareceu-me que hoje em dia em especial nos meses de Inverno há muito menos dias de chuva, mas relativamente a esse assunto não posso por as mãos no fogo !!

Mas olha Frederico, por acaso os valores aí na região Norte nomeadamente na região do Porto nos meses de janeiro e Fevereiro não baixou bastante em cerca de 20 mm !

Penso ainda que esta década vai acentuar ainda mais a diminuição da precipitação na região Norte e Centro, sendo que no sul baixar mais é um bocado dificil, já é tão baixo o valor !!
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sem dúvida que os meses de Janeiro e Fevereiro cada vez sâo mais secos, estando já praticamente ao mesmo nível dos meses da Primavera !!
Eu acho que já havia escrito isto, mas ouve um pequeno incremento os meses Outonais nomeadamente Setembro e depois nos meses da Primavera !!
Mas de facto para supresa minha a precipitação manteve-se mais ou menos na mesma em termos de precipitação !!

Creio que se deve mais devido a fenómenos mais extremos do que em termos de dias de chuva, pois pareceu-me que hoje em dia em especial nos meses de Inverno há muito menos dias de chuva, mas relativamente a esse assunto não posso por as mãos no fogo !!

Mas olha Frederico, por acaso os valores aí na região Norte nomeadamente na região do Porto nos meses de janeiro e Fevereiro não baixou bastante em cerca de 20 mm !

Penso ainda que esta década vai acentuar ainda mais a diminuição da precipitação na região Norte e Centro, sendo que no sul baixar mais é um bocado dificil, já é tão baixo o valor !!

Parece que o sul está a adoptar os padrões de precipitação do sudeste de Espanha, com máximos outonais e primaveris, um mínimo estival e um pequeno mínimo invernal.

A diminuição de precipitação no Inverno não será critica caso o aumento no outono e principalmente na primavera for proporcional:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena