AnDré
Moderação
Restam-me algumas dúvidas relativamente à amplitude térmica...como os dados que disponho são horários e o que pretendo é determinar a temperatura sol-ar horária, dada por Tsol-ar= tmax - (amplitude térmica x constante tabelada em ordem a tempo), poderei falar de amplitude termica horária ou apenas de amplitude diária?
E é dada por Tmax - Tmin ou pode ser dada por Tmédia max ou Tmédia mín? É que os resultados são substancialmente diferentes...
Obrigado!
Segundo a primeira tabela, se subtrair o valor da temperatura máxima absoluta pela amplitude média horária, obtém o valor da temperatura mínima absoluta. Isto para o bolbo seco. Porque para o bolbo húmido essa razão não se verifica.
Ora, não sei que constante é essa que multiplica pela amplitude, mas de qualquer modo, não deverá ser uma amplitude térmica horária. A não ser que seja em módulo.
Se não repare: Imaginemos que às 1h estavam 10ºC, e às 2h estavam 9ºC.
A amplitude térmica horária é de -1ºC, ou 1ºC em módulo.
Pelos dados que dispõe não creio que consiga obter valores de amplitude média horária.
Quanto a valores de amplitude média diária, também não estou a ver como é que os obtém.
Até porque parece-me que a tabela 1 tem um erro.
Se os valores de amplitude térmica média horária resultam da diferença entre a temperatura máxima absoluta em bolbo seco e a temperatura mínima absoluta em bolso seco, então o termo "amplitude térmica média horária" é incorrecto, pois o que está lá é a "amplitude térmica absoluta mensal para o bolso seco".
Pelo menos é isso que eu percebo...

Em relação à segunda pergunta, a amplitude é sempre a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo.
Resta saber que pretende uma amplitude térmica mensal, ou uma amplitude térmica média mensal.