Normais climatológicas do continente, açores e madeira

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Restam-me algumas dúvidas relativamente à amplitude térmica...como os dados que disponho são horários e o que pretendo é determinar a temperatura sol-ar horária, dada por Tsol-ar= tmax - (amplitude térmica x constante tabelada em ordem a tempo), poderei falar de amplitude termica horária ou apenas de amplitude diária?

E é dada por Tmax - Tmin ou pode ser dada por Tmédia max ou Tmédia mín? É que os resultados são substancialmente diferentes...

Obrigado!

Segundo a primeira tabela, se subtrair o valor da temperatura máxima absoluta pela amplitude média horária, obtém o valor da temperatura mínima absoluta. Isto para o bolbo seco. Porque para o bolbo húmido essa razão não se verifica.
Ora, não sei que constante é essa que multiplica pela amplitude, mas de qualquer modo, não deverá ser uma amplitude térmica horária. A não ser que seja em módulo.
Se não repare: Imaginemos que às 1h estavam 10ºC, e às 2h estavam 9ºC.
A amplitude térmica horária é de -1ºC, ou 1ºC em módulo.
Pelos dados que dispõe não creio que consiga obter valores de amplitude média horária.
Quanto a valores de amplitude média diária, também não estou a ver como é que os obtém.

Até porque parece-me que a tabela 1 tem um erro.
Se os valores de amplitude térmica média horária resultam da diferença entre a temperatura máxima absoluta em bolbo seco e a temperatura mínima absoluta em bolso seco, então o termo "amplitude térmica média horária" é incorrecto, pois o que está lá é a "amplitude térmica absoluta mensal para o bolso seco".

Pelo menos é isso que eu percebo...:hehe:


Em relação à segunda pergunta, a amplitude é sempre a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo.
Resta saber que pretende uma amplitude térmica mensal, ou uma amplitude térmica média mensal.
 


babuja

Cirrus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
10
Local
FAro
Segundo a primeira tabela, se subtrair o valor da temperatura máxima absoluta pela amplitude média horária, obtém o valor da temperatura mínima absoluta. Isto para o bolbo seco. Porque para o bolbo húmido essa razão não se verifica.
Ora, não sei que constante é essa que multiplica pela amplitude, mas de qualquer modo, não deverá ser uma amplitude térmica horária. A não ser que seja em módulo.
Se não repare: Imaginemos que às 1h estavam 10ºC, e às 2h estavam 9ºC.
A amplitude térmica horária é de -1ºC, ou 1ºC em módulo.
Pelos dados que dispõe não creio que consiga obter valores de amplitude média horária.
Quanto a valores de amplitude média diária, também não estou a ver como é que os obtém..

Obrigado André...os valores que disponho são valores médios horários para o período 1961-1990 para as cerca de 8760 horas anuais.
O que preciso de determinar é a evolução média horária para as 8760 horas, pelo que rpeciso da amplitude térmica...o mais correcto talvez seja utilizar um valor médio mensal, e está resolvido o problema.

Até porque parece-me que a tabela 1 tem um erro.
Se os valores de amplitude térmica média horária resultam da diferença entre a temperatura máxima absoluta em bolbo seco e a temperatura mínima absoluta em bolso seco, então o termo "amplitude térmica média horária" é incorrecto, pois o que está lá é a "amplitude térmica absoluta mensal para o bolso seco
Pelo menos é isso que eu percebo...:hehe:

Concordo.
Em relação à segunda pergunta, a amplitude é sempre a diferença entre o valor máximo e o valor mínimo.
Resta saber que pretende uma amplitude térmica mensal, ou uma amplitude térmica média mensal.
Vou utilizar um valor da amplitude térmica média mensal!
Uma vez mais obrigado;)