Normais Climatológicas



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
podem esquecer o catastrofismo pelo que podem ver as temperaturas maximas são bastante consistentes

A nossa memória é sempre curta nestas situações. No entanto são valores bastante elevados e a nível geral de todo o território. Contudo não é, nem de longe, uma situação inédita. As séries longas de observações repôem a verdade climática, e ainda faltam aqui nesta análise muitos anos, especialmente para aquelas estações que parecem mais perto de bater recordes, inclusive os trinta primeiros anos do século passado, para se ter uma série de pelo menos cem anos.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Muito bom o apanhado das temperaturas! Foi como o @StormRic disse, o pessoal tem memória curta e já não estávamos habituados a estas temperaturas por esta altura do ano.
No entanto, acho que era interessante fazer também um apanhado da durabilidade em dias do evento para mais tarde haver mais uma variável de comparação.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não se deve ter como referência apenas mínimos e máximos históricos. A durabilidade dos fenómenos e importantíssimo também, uma coisa é atingir - se elevadas temperaturas durante 4/5 dias e depois cair a pique, outra é as temperaturas um pouco acima da média prolongarem - se no tempo, que é o que os modelos indiciam para os próximos 30 dias ( relativamente às máximas) .
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
As temperaturas altas sentem-se um pouco por toda a Europa.

12196061_10153368415929209_6996655277411413578_n.jpg
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Olá boa tarde, alguém me pode dizer onde é que posso obter as publicações do antigo IMG com as normais 1931-1960 e 1941-1970, estações meteorológicas e postos udométricos incluídos, digitalizadas?

Haverá alguma boa alma que as tenha scanerizado e disponibilizado ao público? Não consigo obter essas obras fundamentais no site do IPMA.

Muito obrigado!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial