Nortada - Cascais

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Dado a ventania que se faz sentir um pouco por todo o lado mas principalmente na faixa costeira ocidental, resolvi então deslocar-me esta manhã ao Guincho e Cabo Raso para fazer medições e alguns videos.

Fica aqui a reportagem.

Assim que cheguei á estrada do Guincho na zona do entroncamento que dá para ir para Areia/Quinta Marinha o vento era impressionante, tudo abanava, resolvi descer a praia.

Dhc8QrG.jpg


1saZuvw.jpg


SiFAElM.jpg




Mais em cima junto á estrada, a velocidade da nortada era brutal, aqui nem deu para fazer medições decentemente, pois era areia só pelo ar.



Resolvi ir espreitar o cabo Raso.

yBanOG9.jpg



A nossa conhecida EMA.

E7ZfWyL.jpg


O vento na zona da estação estava intenso, mas curiosamente ou não, o vento estava muito mais forte a uns 150 metros a norte do cabo, pelos vistos o próprio farol e toda aquela construção tira alguma força ao vento registado pela estação.

WxuMMEB.jpg


 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Fica aqui a reportagem.

Assim que cheguei á estrada do Guincho na zona do entroncamento que dá para ir para Areia/Quinta Marinha o vento era impressionante, tudo abanava, resolvi descer a praia.

:palmas: Espectacular! Parabéns pela iniciativa e trabalho!

Mais em cima junto á estrada, a velocidade da nortada era brutal, aqui nem deu para fazer medições decentemente, pois era areia só pelo ar.

:shocking: não ficaste com a lente da câmara riscada?
E assim vão as dunas andando... passam por cima de todos os caminhos e estradas :)

O vento na zona da estação estava intenso, mas curiosamente ou não, o vento estava muito mais forte a uns 150 metros a norte do cabo, pelos vistos o próprio farol e toda aquela construção tira alguma força ao vento registado pela estação.

Boa conclusão, também acho que a estação não foi bem colocada pois o vento fica sujeito às perturbações do edifício. No entanto para outras direcções do vento registará melhor, como o sudoeste/sul.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
:palmas: Espectacular! Parabéns pela iniciativa e trabalho!



:shocking: não ficaste com a lente da câmara riscada?
E assim vão as dunas andando... passam por cima de todos os caminhos e estradas :)



Boa conclusão, também acho que a estação não foi bem colocada pois o vento fica sujeito às perturbações do edifício. No entanto para outras direcções do vento registará melhor, como o sudoeste/sul.

Obrigado, filmei com a GoPro, não há problema, nunca faria tal coisa com outra camera. :D
Pois, hoje fiquei com essa noção pois tinha o anemometro portatil comigo e deu logo para ver a diferença, se bem que no farol do Raso está instalada uma Davis, essa deve ter registos espectaculares.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
756
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Bons registos :thumbsup:
se morasse mais perto, julgo que também teria feito volta semelhante e com ida á Peninha a ver se batia o recorde de velocidade do vento que registei, isto se eu não abalasse com a ventania :lmao:,

essa volta foi de bike ?, é que já apanhei ventos que gaita, mal conseguia chegar aos 10 km/h em direcção ao Guincho mais a areia a tentar entrar nos olhos, mas depois em compensação na vinda para Cascais quase que passava os 45 km/h.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bons registos :thumbsup:
se morasse mais perto, julgo que também teria feito volta semelhante e com ida á Peninha a ver se batia o recorde de velocidade do vento que registei, isto se eu não abalasse com a ventania :lmao:,

essa volta foi de bike ?, é que já apanhei ventos que gaita, mal conseguia chegar aos 10 km/h em direcção ao Guincho mais a areia a tentar entrar nos olhos, mas depois em compensação na vinda para Cascais quase que passava os 45 km/h.

Boas Vitor,
obrigado.

Por acaso ainda pensei em ir espreitar a Peninha, mas acabei por não ir, nem imagino como estaria quase a 500 metros de altitude, uma loucura certamente.
Felizmente vão surgir muitas outras oportunidades, o que não falta são dias de forte nortada, depois darei um salto lá acima.
Não, a volta foi de carro, nem dava para andar de bike, a nortada estava muito forte.
Sempre que tenhas registos da nortada aqui na zona, publica por aqui, este tópico também servirá para isso, este ano vou tentar fazer mais registos e um melhor acompanhamento deste fenomeno espectacular.
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT e StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
756
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Boas Vitor,
obrigado.

Por acaso ainda pensei em ir espreitar a Peninha, mas acabei por não ir, nem imagino como estaria quase a 500 metros de altitude, uma loucura certamente.
Felizmente vão surgir muitas outras oportunidades, o que não falta são dias de forte nortada, depois darei um salto lá acima.
Não, a volta foi de carro, nem dava para andar de bike, a nortada estava muito forte.
Sempre que tenhas registos da nortada aqui na zona, publica por aqui, este tópico também servirá para isso, este ano vou tentar fazer mais registos e um melhor acompanhamento deste fenomeno espectacular.

Coloco sim. pena é que não me fica ao lado de casa, mas quando possível e num fds lá terá de ser, alias já se tornou viciante, como por ex. quando veio cá o "Gong" e lá tive de ir a Roca e Guincho onde fotografei e filmei o vendaval, pena ainda não ter o anemometro porque deveria ter sido brutal
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas tardes,

Deixo aqui algumas fotos de um pinhal próximo de casa, que mostra bem o impacto da forte nortada que assola a minha zona.
Pobres arvores, são as centenas assim,é caso para dizer, o que cresce torto, jamais se indireita.

Quando puder, partilharei por aqui mais uma fotos de Alcabideche, mas mais para os lados do Cabreiro, por lá as arvores são muito mais castigadas.


6lSpoqp.jpg


DMFHd8A.jpg


qr0i6IL.jpg


ASbeQfs.jpg


dCZXDuM.jpg


7TOxiTl.jpg


IntfN9l.jpg


GR0AWo9.jpg


1j33nTC.jpg


Enfim, é o que dá ser uma das zonas mais ventosas do país.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,461
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Faz parte do perfil florestal da zona. Eu lembro-me (algo vagamento) o que escreveu o Arq. Gonçalo Ribeiro Telles sobre a zona de Cascais e pelo que li, pareceu-me que árvores com essa forma, são sobretudo as que ficam nas partes mais expostas (claro), mas que logo a seguir, mais no interior das florestas, (se ainda houverem, claro), as árvores assumem uma forma mais vulgar. Isto porque como é claro, essas árvores desviam ou diminuem fortemente o vento. Penso que grande parte da Nortada que atinge boas zonas da Estremadura, já não é tão natural assim como se pensa e que tal se deve sobretudo à falta de uma camada florestal que originalmente se desenvolvia nestas regiões.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Penso que grande parte da Nortada que atinge boas zonas da Estremadura, já não é tão natural assim como se pensa e que tal se deve sobretudo à falta de uma camada florestal que originalmente se desenvolvia nestas regiões.

Concordo. O fenómeno em si mesmo da brisa marítima deve-se em parte ao forte gradiente térmico que se estabelece entre o mar frio e o interior tórrido da península Ibérica e por outro lado à situação sinóptica frequente de posicionamento do anticiclone dos Açores. Mas os seus efeitos à superfície são fortemente aumentados pela falta da camada florestal. A plantação dos pinhais de Leiria e Azambuja foi um reconhecimento disso mesmo e uma tentativa de minorar o efeito da nortada, além de outros objectivos. Muitos outros pinhais foram seguidores desses exemplos.

Penso até que essa sucessão florestal (entre árvores retorcidas, menos retorcidas e normais), ainda é bastante visível em algumas partes do Guincho, por exemplo.

Em todo o litoral para norte do Cabo da Roca se pode observar inúmeras zonas de árvores que evidenciam a luta contra estes ventos dominantes. Para mim os mais espantosos exemplares situam-se na zona de S.Pedro de Moel, as árvores parecem autênticas serpentes enroladas sobre si mesmas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Deixo aqui algumas fotos de um pinhal próximo de casa, que mostra bem o impacto da forte nortada que assola a minha zona.
Pobres arvores, são as centenas assim,é caso para dizer, o que cresce torto, jamais se indireita.

Quando puder, partilharei por aqui mais uma fotos de Alcabideche, mas mais para os lados do Cabreiro, por lá as arvores são muito mais castigadas.

:thumbsup: Boa recolha de exemplares! Julgo que muitas destas árvores estão a ser vítimas da cada vez menor densidade arbórea do efeito de ilhas deixadas pelas urbanizações. Note-se que os pinheiros se nascem tortos, na verdade endireitam-se ou pelo menos vê-se que tentaram fazê-lo. Muitas destas árvores com inclinações pronunciadas ou mesmo tombadas adquiriram essa posição mais recentemente, devido ao aumento do seu porte, proeminência e isolamento. E quando o solo não cede o suficiente e gradualmente, simplesmente quebram o tronco.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
756
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Lembro-me ainda era puto eu tinha talvez, 9 - 11 anos, e fomos fazer um pic-nic no pinhal do outro lado do farol do Raso, ( conhecimento de alguém que nos deixou entrar ) deixamos os carros junto ao farol, ou lá dentro, não me recordo, e avançamos a pé pelo pinhal dentro por um caminho na altura mais arenoso que agora, até uma zona abrigada, tenho estas imagens na memória dos pinheiros todos torcidos e muito rentes ao chão, na qual eu e a restante putalhada entretínhamo-nos a passar por debaixo deles sob o solo arenoso.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Boas fotos!

O vento faz das suas, sem duvida, mas reparem na maioria das fotos aparecem pinheiros de Alepo (Pinus halepensis), esta espécie não é nativa e não está adaptada a crescer em locais muito ventosos, o resultado está à vista. :)

Outras espécies de árvores mais resistentes conseguem crescer quase direitas em locais de vento forte constante.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87